Duas Mulheres em Preto e Branco encerra curta temporada no Teatro Apolo

Duas Mulheres P&B. Foto: Rogério Alves

Quem quiser conferir a peça Duas Mulheres em Preto e Branco, com texto de Ronaldo Correia de Brito e direção de Moacir Chaves, só terá este fim de semana - sexta (19), sábado (20) e domingo (21). As últimas apresentações serão realizadas sempre às 20h, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. A montagem da Remo Produções estreou no Recife no final do mês passado (setembro), com casa cheia, após apresentações no 19º Porto Alegre em Cena-Festival Internacional de Artes Cênicas, no início do mesmo mês (setembro).

A peça mostra os caminhos e descaminhos na vida de duas mulheres (Sandra e Letícia), ‘construídos’ pelas atrizes Sandra Possani e Paula de Renor, amigas que se afastam e se completam. O ambiente poético onde se passa a história é a cidade de Recife, mas a ação poderia acontecer em qualquer cidade do mundo, ao falar das experiências de uma geração que, nos anos de ditadura militar, enxergava a vida em “preto e branco” (ou multicolorida, se examinada a época pelas lentes da contracultura).

A proposta (provocadora) é trazer para a cena teatral o conto de Ronaldo Correia de Brito, montado na íntegra, sem nenhuma alteração do texto original. “A ideia era manter a forma literária para o teatro para experimentar outras formas de linguagem que não a dialógica. Ao ser convidado para viver essa experiência, o Moacir (o diretor) topou na hora. É um experimento que tem nos instigado e motivado bastante”, explica Paula de Renor, que além de atuar, produz o espetáculo.


De acordo com Ronaldo Correia de Brito, a narrativa do conto é tensa, cheia de mistérios, em que a vida de cada personagem se revela e desvela em meio a uma ação dramática, que chega a lembrar um romance policial. “As referências ao passado são entremeadas de citações dos filmes de Fellini e da música de Nino Rota. Há imersões frequentes na recente história da contracultura brasileira e no sonho frustrado das esquerdas das décadas de 60 e 70”, explica.

Segundo o diretor Moacir Chaves, o texto de Ronaldo Correia de Brito apresenta a esperança da ruptura. “Curiosamente, essa possibilidade é vivida como jogo, os movimentos em sua direção surgem disfarçados, provocativos, nunca se assumem em sua essência. As palavras são falsas, revelam, como em todo grande autor, não pelo seu sentido literal, mas pelo movimento que as acompanha, pelo movimento que elas exigem”, completa.

Como em um jogo, o público é convidado ora a jogar, ora a ficar no banco, ora a ver e ora a imaginar o que é contado. Duas Mulheres em Preto e Branco tem o patrocínio do Governo Federal, através da Chesf e Eletrobras. A realização é da Remo Produções Artísticas e do Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém.

Serviço: 
Duas Mulheres em Preto e Branco
Quando: Sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), às 20h.
Onde: Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Informações: 3355-3320

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil