Bibliotecas de outubro de 2012

Biblioteca Popular de Afogados. Fotos: Divulgação

Biblioteca Popular de Afogados

A criação da Biblioteca Popular de Afogados teve sua origem baseada em experiências de bibliotecas populares que vinham do Rio de Janeiro e São Paulo, e tinham como padrão as das cidades dos Estados Unidos. Com isso, a Prefeitura do Recife propiciou a instalação, por intermédio da Diretoria de Ação Cultural (DDC), de três bibliotecas populares nos bairros de Santo Amaro, Tejipió e Encruzilhada. As ações e repercussões da DDC se confirmaram, posteriormente, com a abertura de mais uma biblioteca, a Biblioteca Popular de Casa Amarela, e o Projeto Ônibus – Biblioteca.

A Biblioteca Popular de Afogados teve a sua instalação autorizada no dia 5 de março de 1952, pela Prefeitura por meio da Lei n°1696. O projeto arquitetônico esteve sob os cuidados do arquiteto Fernando Menezes, enquanto o mobiliário foi desenhado por Aloísio Magalhães e sua inauguração se deu em 12 de janeiro de 1955, na administração de José Maciel. O prédio localizado em meio a uma pequena praça traz para os bibliotecários e para os moradores locais algumas vantagens em relação ao acervo e ao livre acesso às estantes.


A inauguração em 12 de janeiro de 1955 se revestiu de caráter solene, com a presença de autoridade civis e militares e ecléticas presentes, como senhor Jordão Emerenciano, representando o então governador Etelvino Lins, Almirante Mascarenhas da Silveira e o secretário de Educação, o professor Aderbal Jurema.

No âmbito da imprensa pernambucana, o Jornal Pequeno na sua edição de 13 de janeiro de 1955 deu destaque à inauguração da Biblioteca Popular de Afogados. O discurso de inauguração esteve a cargo de um representante dos estudantes residentes nos arredores. Em sua fala, a biblioteca é colocada como um prêmio, “fruto do esforço e do trabalho incansável daqueles que tudo têm feito por nossa capital”. Não é mencionado se houve reivindicação dos habitantes do bairro, mas sim o empenho do vereador Antônio de Souza e do diretor da DDC, Dr. José Césio Regueira Costa, como únicos responsáveis por aquela instituição.

A Biblioteca Popular de Afogados é um equipamento subordinado a Fundação de Cultura Cidade do Recife, órgão da Prefeitura do Recife, criado em 26 de abril de 1979. Ciente de seu papel como um espaço de aprimoramento cultural e de promoção de um ambiente de interação, oferece cursos, entretenimento, exposições acadêmicas e artísticas à comunidade de Afogados e bairros adjacentes com o propósito de fomentar o acesso à cultura. Contação de histórias, encontros mensais de poetas e escritores, oficinas de literatura e xadrez e concursos literários fazem parte de sua agenda cultural oferecidos gratuitamente ao público infanto-juvenil e adulto.

Missão - Fomentar o hábito da leitura e a formação de leitores, estimulando a imaginação, criatividade e participação através das mais variadas formas de expressão cultural. Assegurar o acesso à herança cultural, além de dispor de serviços e programas que atendam a todos os tipos cidadãos com suas necessidades de informação.

Acervo - A Biblioteca Popular de Afogados possui um acervo de aproximadamente 10 mil volumes; uma frequência aproximada de 15 mil usuários/ano, 20 mil consultas e 5 mil empréstimos domiciliares, em sua maioria livros de literatura. Seu acervo abrange várias áreas do conhecimento, incluindo livros didáticos, técnicos, universitários, livros de referência, literatura brasileira e clássicos da literatura universal, assinaturas de jornais locais e revistas. A Biblioteca é de livre acesso, todos os livros estão destinados à pesquisa local e empréstimo domiciliar através de cadastro prévio.

Seu público originário de toda a Região Metropolitana do Recife é diverso, porém, formado em sua maioria por estudantes do ensino fundamental e médio, proveniente de escolas públicas, de baixa renda. Imbuída do propósito de estimular e desenvolver o gosto pela leitura e fruição dos bens culturais, a Biblioteca promove inúmeras atividades intelectuais, lúdicas e educativas, envolvendo palestras, seminários, fóruns de leitura, exibições de vídeos, hora do conto, exposições de arte, oficinas, recitais, concursos entre outros, atingindo desde o público infantil, estudantes, profissionais de educação e população em geral, cada um na busca dos seus interesses seja profissional, informativo ou recreativo.


Serviços:
•          Consulta local ao acervo e a base de dados;
•          Auxílio à pesquisa;
•          Hemeroteca (acervo de jornais e revistas)
•          Empréstimo domiciliar;
•          Reservas;
•          Acesso gratuito à internet por meio do Telecentro Comunitário;
•          Sala de jogos educativos;
•          Visitas dirigidas
•          Setor infantil (atividades pedagógicas, contação de histórias, brincadeiras,
Inscrição:
Documentos necessários:
•          Apresentação da carteira de identidade/RG (original);
•          Comprovante de residência do mês atual (água, luz, telefone, etc.);
•          Uma foto recente 3x4;
•          Taxa de inscrição: R$ 1,50.

Empréstimo/Renovação:

É concedido aos usuários:
Dois livros, sendo oito dias para livros técnicos/universitários das áreas de conhecimento e 15 dias para obras de literatura em geral (nacional e estrangeira). A renovação do exemplar poderá ser feita por até duas vezes consecutivas.

Horário de funcionamento - Localizada na Rua Jacira, s/n, Afogados, situa-se entre as pontes Motocolombó e Gilberto Freyre, atende em horário ininterrupto das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Painel mensal
Hall da biblioteca
1 a 31 8h às 17h

Trata-se de um painel dinâmico que apresenta em outubro informações, imagens sobre as principais datas comemorativas do mês. Objetiva também divulgar informações de utilidade pública, como vagas de estágio, emprego, cursos, curiosidades, eventos culturais e literários que acontecem na cidade do Recife e Região Metropolitana.

Vitrine mensal – novas aquisições
Hall da biblioteca
1 a 31 8h e 17h

Exposição de obras adquiridas pela biblioteca por meio de doações e já incorporadas ao acervo, disponíveis para empréstimo pelos leitores.

Setor infantil
Setor Infantil da biblioteca
Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Inscrições: enquanto houver vagas.
Público-alvo: Crianças da comunidade, estudantes da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano), além do público em geral.
R$ 5 (mensal)

Aberto ao público infantil diariamente, ainda dispõe de 20 vagas, em sua maioria no horário da manhã para “Aulas de Reforço” referente ao 2º semestre, com foco no incentivo à leitura e escrita. Os pais e comunidade em geral interessados em inscrever seus filhos, estudantes entre o 1º e 5º ano (Alfabetização a 4ª série), devem procurar a secretaria/gerência da BPA. Além disso, nas quartas-feiras, o setor conta com uma programação repleta de atividades pedagógicas, brincadeiras, oficinas, dança, música, contação de histórias, mediadas por estudantes de Pedagogia no horário da manhã e da tarde.

Traquinagem em Afogados – Comemoração do Dia das Crianças na BPA
Auditório da biblioteca
11 a partir das 9h
Público-alvo: Crianças da comunidade, participantes das aulas de reforço, estudantes da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano), além do público em geral.

A ação objetiva oferecer um momento dedicado à criança em comemoração ao seu dia. Contará com a apresentação de teatro de bonecos, contação de histórias, brincadeiras, dança, música, oficinas e muita diversão para a criançada.


Pegue & Leve
Área externa da biblioteca
Última segunda-feira de cada mês
29 8h às 17h
Público-alvo: leitores, comunidade local e visitantes.

Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da biblioteca.

Telecentro comunitário
Acesso gratuito, mediante cadastro. (Fase de teste)
Segunda a sexta 8h30 às 16h30
Agendamento: 3355-3123

Sala de jogos
Segunda a sexta 8h30 às 16h30
Acesso livre

Com xadrez, damas, quebra - cabeça e jogos de memória.

Biblioteca Popular de Casa Amarela
Seg a sex 8h às 17h

De acesso livre e adequada para promover o empréstimo do seu acervo a pessoas previamente cadastradas, a BPCA põe à disposição da população 14 mil publicações, entre livros didáticos, universitários, técnicos, teatro, poesia, crônicas, literatura infantil, biografias, clássicos da literatura brasileira e universal, jornais locais, jornais para concursos e revistas. A BPCA aproxima o diálogo social, conectando-a com o mundo virtual e contribuindo para a reciclagem e construção de novos aspectos socioculturais. Além disso, oferece palestras, oficinas e debates.

Biblioteca do Instituto Cervantes do Recife
Seg a sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h

Na Biblioteca, é disponibilizado um grande acervo tanto textual como visual e de áudio da literatura espanhola e latino-americana. São obras de referência consideradas das mais importantes da história da Espanha. O acesso à internet, para estudos culturais, e às publicações é gratuito. A instituição possui mais de duzentos títulos de filmes espanhóis e latino-americanos em DVD, obras de literatura catalã, galega e basca, textos de teatro, poesias, dicionários, gerais e especializados, além de materiais para ensino de profissionais de negócios, turismo, medicina, direito, professores de espanhol, entre outros. Para empréstimos, é necessário fazer o cartão da Biblioteca.

Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa
Seg a sex 8h às 18h

O CCML é a única biblioteca pública do Norte/Nordeste a contar com a coleção completa das obras de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, entre outros. A Biblioteca dispõe ainda de diversos títulos de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Dostoiévski e vários outros romancistas. Promove a difusão do marxismo-leninismo, através da publicação de livros, jornais, além da promoção de cursos. O CCML também dispõe de um amplo acervo fotográfico, cinematográfico e bibliográfico (com mais de 10 mil títulos).

Biblioteca Multicultural Nascedouro
Seg a sex 8h às 17h

Com o intuito de atender à comunidade em geral, incluindo especialmente crianças, adolescentes e jovens, a Biblioteca Multicultural Nascedouro participa ativamente da luta comunitária pela qualidade de vida. Sempre com atividades diversificadas, a Biblioteca tem como objetivo estimular e promover a leitura em suas múltiplas expressões, na comunidade e em bairros próximos, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, como oficinas de leitura e produção de texto, recitais de poesia, rodas de contação de histórias, exibições de vídeos e filmes e empréstimos de livros. Além disso, incentiva e orienta estudos e pesquisas escolares e extraescolares, dissemina informações de interesse comunitário e ainda oferece atividades educativas, culturais e políticas. Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, de literatura infantil e infantojuvenil, entre outros.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Seg a sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h

Com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica e criativa do indivíduo, a Biblioteca Pública do Estado dispõe, em seu acervo, de obras da Literatura nacional e internacional, gibis, livros didáticos, lançamentos recentes ou de edições limitadas, manuscritos, textos em Braille, coleções pernambucanas, entre outros, que são encontrados em seções nos três pisos do espaço. Os interessados podem acessar gratuitamente a internet através do wi-fi.

Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano
Biblioteca - Seg a sex
13h às 17h
Hemeroteca - Seg a sex
8h às 17h
A biblioteca do Apeje detém cerca de 10.200 exemplares que vão de livros e periódicos raros a obras das mais diversas áreas do conhecimento, contando com a reserva técnica e de publicações do arquivo, entre revistas, livros e coleções. Tem como destaque obras de referência em pesquisas voltadas para o estudo da história e da literatura. O usuário pode contar também com o atendimento oferecido pela Hemeroteca, que possui um dos maiores acervos de jornais da América Latina. O manuseio das publicações disponíveis no espaço é gratuito, embora seja unicamente interno. As fotografias, sem flashes, são permitidas aos acadêmicos que desejarem um maior aprofundamento em seus estudos.
Biblioteca e Hemeroteca Italiana
Ter a sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h

O espaço possui um grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Em seu horário de funcionamento, a Biblioteca do Instituto de Cultura Brasil Itália está aberta ao público gratuitamente.

Biblioteca Leitura nos Trilhos
Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a sex 7h às 19h

A fim de promover a cultura e incutir o hábito da leitura entre os passageiros que vêm e vão todos os dias, na estação central do metrô, no Recife, foi criada essa biblioteca, através do projeto “Ler é Saber”. Leitura nos Trilhos é um espaço de leitura criado em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Metrorec e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), possuindo atualmente 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens de todo o País. Dentre as obras, estão psicografias, romances, best-sellers, literatura regional, nacional e estrangeira. Os mais variados autores compõem a biblioteca que dispõe de aproximadamente 2,4 mil exemplares, os quais também podem ser consultados por meio de um sistema de pesquisa automatizado. Para se cadastrar, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3x4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. O usuário pode ficar com a obra por até 10 dias, podendo renovar três vezes.

Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
Seg a sex 9h às 20h
O espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. Os leitores podem contar com o serviço de empréstimo das obras, mediante preenchimento de cadastro.

Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand
Ter a sáb, das 13h às 17h
Gratuito
2121 0367

A Biblioteca do Complexo Cultural, na Várzea, possui um valioso acervo com mais de 60 mil exemplares, com destaque para a história de um Brasil holandês do século XVII e preciosas edições de arte e de obras raras. Integra este acervo coleções especiais como as do pesquisador e historiador José Antônio Gonsalves de Melo, do sociólogo Gilberto Freyre, do agrônomo Gileno de Carli, do poeta português Fernando Pessoa, além de obras completas do jurista Rui Barbosa, coleção completa da Brasiliana, da Cia. Editora Nacional, produção musical brasileira dos pernambucanos Pe. Jaime Cavalcanti Diniz e Euclides Fonseca. No local, ainda existe uma rica documentação sobre desenvolvimento econômico, social e político do Brasil açucareiro, com atas de 1933 a 1989, do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).

Biblioteca do SENAC - Espaço Cultural Guerra de Holanda
Seg a sex, das 8h às 21h
Sáb, das 8h às 13h

Serve de suporte informacional aos cursos de formação profissional, idiomas, graduação, pós-graduação e extensão. O acervo da biblioteca chega a oito mil títulos. Além dos livros relacionados às áreas de atuação do Senac, os usuários têm acesso a obras de referência, como dicionários e enciclopédias, como também, ao acervo de CDs e DVDs, além de jornais locais e revistas especializadas, voltadas para as diversas áreas de atuação. No local também são vendidas publicações editadas pelo Senac. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente