Coletivo Lugar Comum realiza JAM Session de Contato Improvisação na rua neste domingo (30)


O grupo de artistas do Coletivo Lugar Comum realiza neste domingo (30), das 16h às 18h, uma JAM Session de Contato Improvisação na rua, com entrada gratuita e acesso a qualquer pessoa que queira participar. A concentração começa às 15h45, na sede do Coletivo, no Recife Antigo, na Rua Madre de Deus, 170, sala 202 e a JAM será realizada a partir das 16h, na Rua da Alfândega (entre o Paço Alfândega e a Igreja Madre de Deus), com orientação da bailarina Liana Gesteira. A técnica do C.I. consiste num trabalho em dupla, ou em grupo, em que o peso e contrapeso são a chave para o movimento acontecer, de forma improvisada, mas consciente, na relação entre corpos. Paralelamente, o Lugar Comum está com inscrições abertas para o curso de Contato Improvisação as terças e quintas, das 19h30 às 21h. Informações e inscrições pelo email ligesteiracosta@yahoo.com.br ou pelo telefone 9926-9799.

O Contato Improvisação desenvolve um trabalho corporal, a partir do diálogo físico entre duas ou mais pessoas. Durante as aulas são realizados exercícios de sensibilização, trabalhando a percepção a partir do tato; e das camadas de composição do corpo (ossos, massa muscular e pele); e a conscientização corporal a partir da tonicidade muscular; do fortalecimento do centro; e da percepção do peso do corpo. Também são propostos exercícios de improvisação do movimento, a partir de jogos em duplas e individuais, estimulando a criatividade e uma melhor compreensão dos padrões de movimentos. O curso é recomendado tanto para artistas do corpo (bailarinos, atores, performers) como também para pessoas interessadas em trabalhar a consciência e criação corporal, sem experiência anterior.

A bailarina Liana Gesteira, que assume a turma de Contato Improvisação, é integrante do Coletivo Lugar Comum. Especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna/ Compassos (2011), é ainda coordenadora e pesquisadora do Acervo RecorDança. Liana Iniciou seus estudos em dança há mais de 20 anos, ainda muito jovem, pela técnica do balé clássico. Ao longo da carreira integrou o elenco do Grupo Experimental (1999/2001) e do Grupo Grial (2003/2005), desenvolvendo sua formação na área de dança contemporânea e com experiências em cultura popular. Entre 2005 e 2008, em Brasília, estudou dança contemporânea com Luciana Lara (ASQ Companhia de Dança) e iniciou sua vivência em Contato e Improvisação com Giovani Aguiar (DF), prática que despertou novas possibilidades em seu trabalho artístico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife