Arte, corpo e memória sob o olhar de convidados de todo Brasil no Recife



A partir desta quarta (19), a cidade do Recife vai reunir jovens e experientes pensadores do corpo e movimento de todo o Brasil do Seminário Interseções: corpo e memória. Uma realização do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Reviva/Acervo RecorDança, com incentivo do Funcultura, o evento acontecerá até o próximo sábado (22 de setembro), na UFPE. Entre vários outros nomes presentes estarão Jussara Sobreira Setenta, João Denys, Daniel Lins, Luís Reis e Hélia Borges. Além da programação teórica, a programação artística terá sessões diárias com apresentações nos jardins e hall do CAC - Centro de Artes e Comunicação/UFPE, no Teatro Milton Baccarelli e na festa de encerramento no sábado (22), na Casa Mecane.

Os interessados em participar do evento como ouvintes ainda poderão se inscrever neste primeiro dia do seminário, dia 19, a partir das 16h, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Mais informações pelo email secretaria.intersecoes@associacaoreviva.org.br ou na página do Interseções no Facebbok.



O Seminário Interseções: corpo e memória vai movimentar durante quatro dias o Recife, especialmente a UFPE, com a presença de estudantes, artistas, profissionais de diversas áreas, professores e doutores em várias linguagens de atuação e de várias partes do País numa programação que envolve palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações artísticas. A Programação Cultural Corpomemória contará com alguns artistas convidados pela organização do evento, como Helder Vasconcelos, que comanda a palestra espetáculo "Pulso-Presença", no dia 22, na UFPE e o Coletivo Lugar Comum, que apresenta os solos do espetáculo "Corpos Compartilhados" na festa de encerramento do seminário, no sábado (22) à noite na Casa Mecane, a partir das 20h. Tem ainda o filósofo, sociólogo, psicanalista e escritor franco-brasileiro Daniel Lins (Universidade Paris VII e Paris VIII/Universidade Federal do Ceará), que fará aqui o lançamento do seu livro “Antonin Artaud: o artesão do Corpo sem Órgãos”.


Para as palestras e minicursos, estarão reunidos nomes como o Prof. Dr. Charles Feitosa (Unirio), a Profa. Dra. Helena Bastos (USP), Profa. Dra. Hélia Borges (Faculdade Angel Vianna – RJ), Profa Dra Jussara Setenta (UFBA), Profa Dra. Joana Ribeiro (Unirio), Prof. Dr. Daniel Lins (UFC), Prof. Dr. Jorge Siqueira (PPG História – UFPE), Prof. Dr. Marcelo Coutinho (PPGAV – UFPE/UFPB), Profa. Valéria Vicente (UFPB), Profa. Maria Acselrad (UFPE), Prof. Dr. Luís Reis (UFPE), Prof. Dr. Guilherme Schulze (UFPB), Prof. João Denys de Araújo Leite (UFPE), e Prof. Dr. Paulo Cunha (UFPE), entre outros.

Também participam do seminário, com apresentação de trabalhos, alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, professores e/ou pesquisadores vinculados ou não a instituições de ensino superior de qualquer área do conhecimento, que enviaram seus projetos sobre temas ligados ao corpo e memória e várias de suas nuances, incluindo sensibilidade, cultura, ancestralidade, processos de subjetivação, voz, imagem, espetacularidade, urbanidade, etc.

O Seminário Interseções é um evento científico interdisciplinar sobre o corpo. A iniciativa de criá-lo partiu de pesquisadores em dança, porém, desde sua primeira edição (2009), cujo tema proposto foi corpo e olhar, deu lugar a múltiplos olhares do e sobre o corpo, tendo como foco promover o diálogo entre as mais variadas abordagens possíveis a partir deste cruzamento. “Em 2012, a partir da escolha dos próprios participantes da primeira edição, a interseção proposta será entre corpo e memória. E interessa às discussões que desejamos promover a polissemia que é própria a este tema a partir dos variados recortes epistemológicos dentro dos quais ele pode ser estudado. Portanto, são bem-vindos e esperados variados enfoques a partir da diversidade do tema”, explica a Profa. Dra. Roberta Ramos (UFPE), coordenadora do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil