Seminário O Povo de Terreiro Discute Absurdos da Intolerância Religiosa em Pernambuco
Na terça-feira (21), das 14h às 20h, no Palácio de Iemanjá (Casa de Pai Edu), no Alto da Sé, em Olinda, será realizado o seminário O Povo de Terreiro Discute Absurdos da Intolerância Religiosa em Pernambuco, no intuito de promover um debate amplo com diversas lideranças e instituições sobre as diversas representações nacionais do povo de terreiro, entidades de direitos humanos federais e instituições representativas da luta contra o racismo e intolerância religiosa.
Trata-se de uma convocação do Quilombo Cultural Malunguinho, onde foi criada a Comissão de Acompanhamento Contra a Intolerância Religiosa de Pernambuco, composta por diversas instituições e terreiros comprometidos com a garantia da cidadania plena das comunidades tradicionais das religiões de matrizes africanas e indígenas. Nos últimos meses, as religiões de terreiro em Pernambuco têm sofrido profundas agressões à sua moral coletiva, ao seu patrimônio material e imaterial e a sua dignidade e liberdade de culto.
Serão problematizados, principalmente, os temas relativos à mídia e sua contribuição ao racismo e intolerância religiosa. O ódio religioso e o racismo, e, como o Povo de Terreiro pode combater estas questões.
Programação:
Seminário: Povo de Terreiro Contra a Intolerância Religiosa
Dia 21 de agosto de 2012, das 14 às 21h.
Local: Palácio de Iemanjá – Alto da Sé, Olinda.
Horário: 14h às 21h
Cerimonial: Mãe Nete e Jamesson Reis
14h Abertura – Saudação Ritual (Paulo Brás, Sandro de Jucá)
Coordenação da Mesa: Carlos Salles;
14h10 – As Bases da intolerância, para entender o processo! Com Alexandre L’Omi L’Odò – Juremeiro e Omo Òsún, graduando em História pela UNICAP, pesquisador do INCTI - UnB – Universidade de Brasília, membro da coordenação do Quilombo Cultural Malunguinho.
14h20 – As Recentes agressões as Religiões de Matriz Africana e indígena em Pernambuco com o Babalorixá Érico Lustosa, Omo Ogum, Filosofo, Professor de Ética do Direito, mestrando em Ciências das Religiões – UNICAP;
14h30 – A Intolerância pelo Brasil, casos de intolerância a nível Nacional, com o Babalorixá Alexandre de Oxalá Coordenador da Rede Afrobrasileira Sociocultural (http://redeafrobrasileira.com.br/);
15h40 – Debates para tirar duvidas
16h15- Intervalo para lanche regional
16h30 – O Papel do Estado no enfrentamento à intolerância Religiosa. Coordenação da Mesa: Leandro Tavares de Xangô (QCM). Vídeo Conferência com a Sra. Marga Janete Ströher, Assessora da Política de Diversidade Religiosa da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República e Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti, Departamento de Ciências das religiões da UFPB e Membro da Comissão de Combate da Intolerância Religiosa da presidência da República.
16h45 - O Papel do Povo de Terreiro no enfrentamento a Intolerância Religiosa (vídeo conferência via RS) com Professor Jayro de Jesus Omo Oguiã, Teólogo da tradição de Matrizes Africans e Indígenas, coordenador da ATRAI e membro da Comissão de enfrentamento a Intolerância da presidência da Republica e os sacerdotes e lideranças políticas do povo de terreiro do Batuque do RS Baba Dyba e Egbon Esu Olumide.
17h – Debates para tirar duvida
17h30 - Imprensa pernambucana, novas perspectivas de enfrentamento a intolerância (“A mídia tem que ter cuidado no que diz”!). Coordenação da Mesa: Mary Anne (CEDESPE). Ivan Mauricio Jornalista e editores dos Jornais (Ivanildo Sampaio do JC, Henrique Barbosa Editor Geral da Folha de Pernambuco e ou editor do Diário). (Falta confirmar)
18h – Debate para tirar duvidas
18h30 – Considerações finais
18h45 – Ceia de confraternização com a Cheff Iyabassé Dona Carmem Virginia
19h15 – Apresentação cultural do Afoxé Omo Nilé Ogunjá
20h - Roda de coco de Jurema com o Grupo Bojo da Macaíba
21h - Encerramento
Informações: 8887-1496 / 9428-4898 / alexandrelomilodo@gmail.com / www.qcmalunguinho.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário