Prefeitura do Recife leva dança gratuita ao Teatro Luiz Mendonça
![]() |
| Grand Ballet Sylvia. Foto: Divulgação |
Os ingressos limitados serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 17h, do dia 29 de agosto. O evento faz parte das ações antecipadas do 17º Festival Internacional de Dança do Recife
Apresentando números de balé clássico, dança contemporânea e jazz, a temporada de dança vai começar mais uma vez no Recife. Isso porque as ações antecipadas do 17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) voltam a circular o Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem, nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 20h, com entrada franca. Desta vez, as escolas participantes são: Stúdio de Danças, CaroLemos Dançarte, Culturarte Cia de Dança e Academia Ângela Botelho. As ações antecipadas do FIDR tiveram início no dia 12 de junho com o lançamento do projeto O Solo do Outro e serão realizadas pela Prefeitura do Recife até setembro, mês que antecede o festival, que será realizado de 19 a 27 de outubro.
Abrindo a noite, o Stúdio de Danças, de Ruth Rozembaum e Lúcia Helena Gondra, vai apresentar a Dança Animação dos Afrescos, do ballet O Cavalinho Corcunda, de autoria de Arthur Saint-Léon, originalmente encenado pelo Ballet russo de São Petersbugo, em 1864. Marius Petipa remontou esta parte da obra em 1895, sob o título A donzela do Tsar, com coreografia estritamente acadêmica. Remontagem de Jane Dickie e música de Cesare Pugni. No elenco: Brenda Schettini, Júlia Franca, Juliana Siqueira e Rayssa Carvalho.
![]() |
| 2º ato de Aladim e o feitiço da lâmpada. Foto: Divulgação |
Em seguida, é a vez da Culturarte Cia de Dança, de Ana Elena Janovitz, que apresentará o 2º ato de Aladim e o feitiço da lâmpada. A coreografia é inspirada em “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, um dos mais famosos contos da clássica coletânea da literatura árabe “As mil e uma noites”, traduzida e popularizada no Ocidente pelo orientalista francês Antoine Galland e transformado em sucesso do cinema nos anos 1990 pelos estúdios da Disney. (Direção artística: Ana Elena Janovitz. Roteiro coreográfico: Ana Elena Janovitz e Viviane Moraes. Assistente de direção e coordenação de ensaios: Viviane Moraes. Coreógrafos e ensaiadores: Ana Elena Janovitz (Grupo Culturarte), Julcélio Nóbrega (Pas de Deux) e Natália Meira (Duo e Pas de Quatre). Figurinos (criação): Ana Elena Janovitz e Carol Lemos. Elenco: Raphaela França (princesa Jasmine - convidada CaroLemos Dançarte), Julcélio Nóbrega (Aladim - convidado CaroLemos Dançarte), Gabriela Dantas, Maria Beatriz Siqueira, Maria Cecília Silveira, Hannah Machado, Maria Aragão e Natália Meira (Convidadas CaroLemos Dançarte), Ana Cecília Dias, Emily Leça, Michelle Mourão, Natália Capistrano, Maria Renata Góis, Patrícia Oliveira e Raquel (Grupo Culturarte)).
![]() |
| Polyana Goes da Academia Ângela Botelho. Foto Andréia Costa |
Logo depois, o Stúdio de Danças volta ao palco com as variações do ballet Giselle (Coreografia: Jules Perrot e Jean Coralli. Música: A. Adam. Dança: Carol Paiva), de Kitri do ballet D. Quixote (Coreografia: M. Petipa. Música: L. Minkus. Dança: Jeanne Freitas), ballet Paquita (Coreografia: M. Petipa. Música: L. Minkus. Dança: Brenda Schettini) e Satanella, que é extraída do ballet intitulado de Le Diable Amoreaux e retrata a história de um demônio em forma de mulher que se apaixona por um mortal (Coreografia: M. Petipa. Música: C. Pugni. Dançam: Tâmara Dornelas e Ivan Jr.).
A sétima apresentação fica por conta da CaroLemos Dançarte, de Carol Lemos, com o espetáculo Grand Ballet Sylvia, que é inspirado em uma história de amor de um casal de príncipes que se apaixonam envoltos pela atmosfera mística da noite e divindades protetoras do amor. (Direção artística e preparação técnica: Carol Lemos. Adaptação coreográfica e ensaios: Julcélio Nóbrega. Roteiro adaptado e figurinos: Carol Lemos. Elenco: Priscila Borba e Julcélio Nóbrega (Pas-de-deux Sylvia), Raphaela França (solista – cupido), Gabriela Dantas, Hannah Machado, Maria Aragão, Maria Beatriz Araújo, Maria Cecília Silveira, Michelle Mourão, Natália Meira e Viviane Moraes (corpo de baile)).
![]() |
| Stúdio de Danças. Foto: Fernando Azevedo |
A oitava atração será novamente do Stúdio de Danças com a Variação do ballet Harlequinade (Coreografia: M. Petipa. Música: Ricardo Drigo. Dança: Bruna Tavares). A nona coreografia será também do Stúdio de Danças com a bailarina Rayssa Carvalho (Entré de Kitri 1º ato do ballet D. Quixote). Depois das variações do Stúdio, entra em cena a Academia Ângela Botelho, de Ângela Botelho, com a modalidade contemporânea Lá na praia (Coreografia e dança: Renata Botelho. Música: Yan Tiersen). Em sequência, surge o modern jazz Bird Song (Coreografia: Martha Penna. Música: Bird Song), o contemporâneo Inverno (Coreografia e dança: Polyana Goes. Música: Vivaldi) e street jazz Michael Jackson (Coreografia: Martha Penna. Música: Michael Jackson).
Finalizando a noite, chega Precipitações, do Stúdio de Danças. Trata-se da mostra de um tempo incerto e vagaroso. Todos os minutos de perpetuam e há tempo para nos interrogar se seremos os mesmos quando a tempestade passar. Com coreografia de Marcelo Pereira e música de Burwell, Doga e Schubert, compõem o espetáculo as bailarinas Aneska França, Brenda Schettini, Bruna Tavares, Carol Paiva, Jeanne Freitas, Júlia Franca, Juliana Siqueira, Luiza Bastos, Rayssa Carvalho e Tâmara Dornelas.
Serviço:
Ações antecipadas do 17º Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)
Quarta-feira, dia 29 de agosto de 2012, às 20h
Gratuito
· Ingressos distribuídos na bilheteria a partir das 17h no dia do evento
Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu)
Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Informações: (81) 3355-9821 / 3355-9822

.jpg)

.jpg)
Comentários
Postar um comentário