Novas datas e novo tema nas oficinas do Festival do Making OF


Helder Aragão, o DJ Dolores, é o monitor da nova oficina do II Festival Nacional do Making Of. Introdução à Trilha Sonora para Cinema é o tema abordado pelo DJ no curso, que começa no dia 10 de setembro, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. O objetivo da oficina, que oferece 20 vagas gratuitas, é o de familiarizar os participantes com o universo das trilhas sonoras em geral, com foco no cinema. “Qual o papel da trilha sonora num filme? Trilha é sempre música? De que modo a tecnologia recente modificou o trabalho do compositor? Vou abordar esses e outros temas nesses encontros”, diz Dolores, compositor com experiência nas áreas de cinema, teatro, performance e ambientação de espaços. Como público-alvo: músicos, cineastas, cinéfilos e curiosos em geral. Por conta das mudanças nas datas e no local, anteriormente as oficinas seriam realizadas no Centro Cultural dos Correios, a oficina de maquiagem para cinema foi cancelada. Também continuam abertas as inscrições para as já programadas: Oficina de Interpretação para Cinema, ministrada por Luciana Canton, e Como fazer um filme de Baixo Orçamento, por Cavi Borges. 


A primeira tem como objetivo paramentar os atores com o entendimento do específico da interpretação para o cinema e de como chegar até ela, através de exercícios, feitura de cenas e monólogos, análise de textos, e ainda o uso da improvisação e da preparação emocional. Luciana Canton é atriz, cineasta e professora.  Iniciou no teatro no Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho, e depois estudou cinema na ECA-USP.  Estudou interpretação para cinema na New York University e na New York Academy for Dramatic Arts, e se tornou professora, tendo dado aulas de interpretação para cinema e direção de atores na Globo-SP, Academia Internacional de Cinema, Escola Superior de Artes Célia Helena, Studio Fátima Toledo, Escola Livre de Cinema e Vídeo e na Universidade de São Paulo. Atualmente Luciana está em cartaz com o espetáculo "Jaguar Cibernético", de Francisco Carlos e prepara seu primeiro longa-metragem feito em processo colaborativo com atores, chamado "Intimidade Pública".

Já o segundo tema, com o instrutor Cavi Borges, apresentará caminhos para se fazer um filme com baixo orçamento, a partir de exemplos de filmes produzidos pelo professor, dando dicas importantes que irão auxiliar aqueles que querem fazer cinema, mas não sabem como começar. Cavi é Formado em cinema e economia. É o idealizador da locadora Cavídeo, especializada em filmes de arte que rapidamente tornou-se referência entre os cinéfilos do Rio de Janeiro. Em 1999, passou a desenvolver mostras de filmes de grandes diretores, focando suas obras mais raras, exibindo filmes de Kubrick, David Lynch, Lars Von Trier, a fase mexicana de Buñuel, entre outros em mostras que acabaram contribuindo com a retomada do movimento cineclubista carioca. Em 2005 a Cavídeo também se tornou produtora de filmes e mais tarde uma distribuidora de curtas e longas nacionais. Nos últimos 8 anos já produziu 61 curtas e 15 longas, sendo 20 curtas e 4 longas como diretor. Já ganhou 107 prêmios em festivais nacionais e internacionais com seus filmes. Em 2008 ganhou o prêmio JOVEM EMPREENDENDOR DO CINEMA BRASILEIRO realizado pelo Britsh Council indo para Inglaterra representar o Brasil na etapa mundial.
  
Como se inscrever: Período de inscrição para todas as oficinas: Até o dia 31 de agosto. Enviar o currículo (máximo 1 lauda) e uma carta (máximo 20 linhas) dizendo porque quer participar desta oficina, para o email oficinas@festivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Mais informações www.festivaldomakingof.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

FrevoBook de Climério de Oliveira, Marcos FM e Spok é lançado no Conservatório Pernambucano de Música

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes