Novas datas e novo tema nas oficinas do Festival do Making OF
Helder Aragão, o DJ Dolores, é o monitor da nova oficina do II Festival Nacional do Making Of. Introdução à Trilha Sonora para Cinema é o tema abordado pelo DJ no curso, que começa no dia 10 de setembro, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. O objetivo da oficina, que oferece 20 vagas gratuitas, é o de familiarizar os participantes com o universo das trilhas sonoras em geral, com foco no cinema. “Qual o papel da trilha sonora num filme? Trilha é sempre música? De que modo a tecnologia recente modificou o trabalho do compositor? Vou abordar esses e outros temas nesses encontros”, diz Dolores, compositor com experiência nas áreas de cinema, teatro, performance e ambientação de espaços. Como público-alvo: músicos, cineastas, cinéfilos e curiosos em geral. Por conta das mudanças nas datas e no local, anteriormente as oficinas seriam realizadas no Centro Cultural dos Correios, a oficina de maquiagem para cinema foi cancelada. Também continuam abertas as inscrições para as já programadas: Oficina de Interpretação para Cinema, ministrada por Luciana Canton, e Como fazer um filme de Baixo Orçamento, por Cavi Borges.
A primeira tem como objetivo paramentar os atores com o entendimento do específico da interpretação para o cinema e de como chegar até ela, através de exercícios, feitura de cenas e monólogos, análise de textos, e ainda o uso da improvisação e da preparação emocional. Luciana Canton é atriz, cineasta e professora. Iniciou no teatro no Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho, e depois estudou cinema na ECA-USP. Estudou interpretação para cinema na New York University e na New York Academy for Dramatic Arts, e se tornou professora, tendo dado aulas de interpretação para cinema e direção de atores na Globo-SP, Academia Internacional de Cinema, Escola Superior de Artes Célia Helena, Studio Fátima Toledo, Escola Livre de Cinema e Vídeo e na Universidade de São Paulo. Atualmente Luciana está em cartaz com o espetáculo "Jaguar Cibernético", de Francisco Carlos e prepara seu primeiro longa-metragem feito em processo colaborativo com atores, chamado "Intimidade Pública".
Já o segundo tema, com o instrutor Cavi Borges, apresentará caminhos para se fazer um filme com baixo orçamento, a partir de exemplos de filmes produzidos pelo professor, dando dicas importantes que irão auxiliar aqueles que querem fazer cinema, mas não sabem como começar. Cavi é Formado em cinema e economia. É o idealizador da locadora Cavídeo, especializada em filmes de arte que rapidamente tornou-se referência entre os cinéfilos do Rio de Janeiro. Em 1999, passou a desenvolver mostras de filmes de grandes diretores, focando suas obras mais raras, exibindo filmes de Kubrick, David Lynch, Lars Von Trier, a fase mexicana de Buñuel, entre outros em mostras que acabaram contribuindo com a retomada do movimento cineclubista carioca. Em 2005 a Cavídeo também se tornou produtora de filmes e mais tarde uma distribuidora de curtas e longas nacionais. Nos últimos 8 anos já produziu 61 curtas e 15 longas, sendo 20 curtas e 4 longas como diretor. Já ganhou 107 prêmios em festivais nacionais e internacionais com seus filmes. Em 2008 ganhou o prêmio JOVEM EMPREENDENDOR DO CINEMA BRASILEIRO realizado pelo Britsh Council indo para Inglaterra representar o Brasil na etapa mundial.
Como se inscrever: Período de inscrição para todas as oficinas: Até o dia 31 de agosto. Enviar o currículo (máximo 1 lauda) e uma carta (máximo 20 linhas) dizendo porque quer participar desta oficina, para o email oficinas@festivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Mais informações www.festivaldomakingof.com.br.
Comentários
Postar um comentário