Lançamento do Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval

A ideia de criar um Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval surge em 2011, quando a equipe da Casa (técnicos e estagiários), passou a se reunir nas segundas-feiras para debater assuntos relacionados ao patrimônio cultural imaterial.

A iniciativa se ampliou, novos integrantes se interessaram pelo formato da discussão e os primeiros trabalhos de pesquisa começaram a apresentar resultados. O próximo passo foi a organização de um Encontro de Estudantes Pesquisadores, em setembro de 2011. Na ocasião, reunimos, no Auditório Dona Santa e Mestre Salu, dezenas de estudantes de diferentes áreas das Ciências Humanas das Instituições de Ensino Superior do Estado para apresentar seus estudos de monografias, dissertações e pesquisas de iniciação científica, numa perspectiva interdisciplinar com diferentes implicações metodológicas e empíricas.

O Encontro de Estudantes Pesquisadores ganhou mais duas edições e contribuiu para pensarmos na idealização oficial de um Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval. Nesse sentido, espera-se um momento oportuno para lançarmos mais essa ação de formação, pois a data do aniversário da Casa é dia 22 de agosto.


O Grupo de temáticas amplia o conceito primeiro de patrimônio para uma perspectiva que o insere na história da cultura e do cotidiano, de maneira interdisciplinar, possibilitando estudá-lo na sua complexidade e incompletude. Desse modo, a metodologia do trabalho, assim como o cronograma dos temas abordados serão discutidos e definidos pelo grupo no primeiro encontro oficial, a realizar-se no dia 3 de setembro de 2012. Os encontros serão quinzenais, num dia da semana a definir, no horário da tarde, no auditório da Casa do Carnaval, e os interessados deverão procurar a coordenação pedagógica do espaço para realizar inscrição. A iniciativa não oferece bolsa de incentivo à pesquisa, porém confere certificado de participação a cada 30 dias, quando se encerram as discussões dos temas selecionados para estudo.

Homenagem a Geraldo Almeida do Reizado Imperial e Ubiracy Ferreira do BACNARÉ.
Entrega das placas de homenagem e quadro na Galeria de Fotografias de Personalidades das Culturas Populares. (15h)
Corte do Bolo e coquetel de encerramento (16h)

Dias 15 e 29/08
Contação de Histórias
Temáticas: Carnaval de Rua do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Público: estudantes do 1º ciclo (ensino fundamental)
 Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar)

Dias 3 e 17/08
CINE CASA
Exibição de filmes seguido de debate
Carnaval no Passo do Tempo
Carnaval do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar) 

Dia 30/08
Palestra
Se esse Pátio falasse, quantas histórias haveria de contar? Com a palavra, São Pedro.
Palestrante: Mário Ribeiro (Historiador e Gerente do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Claudemir Gaspar (Técnico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Horário: 14 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar)
Conferimos declaração de participação com carga horária de 3h/a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLIPORTO RECEBE A LEITURA DRAMATIZADA “A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA”

Pernambuco Meu País aporta no REC’n'Play com shows e cortejos

Celebrado nesta terça (12), Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto reunirá 40 agremiações na Câmara do Recife