Jovens do Hip Hop promovem e participam de encontro feminista


O Flores Crew, coletivo feminista formado por mulheres e homens que fazem parte do movimento Hip Hop, promoverá, neste sábado (25) e domingo (26), o Projeto Máfia do Batom. O Encontro, que conta com o apoio do SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, irá acontecer das 14h às 18h, na sede desta instituição, localizada no bairro da Madalena. A participação é restrita a pessoas já convidadas. Já confirmaram a presença cerca de 25 mulheres – dentre Mcs, B-Girls, grafiteiras e outras militantes do Hip Hop, do Recife e Região Metropolitana, Garanhuns e Exu.

Intitulado Máfia do Batom, o encontro abrange rodas de diálogo sobre saúde da mulher, geração de renda e empoderamento feminino; mostra de vídeos e workshop sobre produção cultural e captação de recursos. O objetivo é fortalecer ações realizadas por mulheres dentro do circuito cultural e artístico, dar visibilidade às mulheres artistas do Hip Hop e fomentar novas criações e produções. Segundo as militantes do Hip Hop, o machismo dentro do movimento é uma realidade que precisa ser enfrentada e superada. Por isso, o Projeto Máfia do Batom será um importante espaço para trocas de experiências sobre as vivências das jovens MC's, B-Girls e grafiteiras.

Neste sábado (25), elas participam de Roda de diálogo sobre violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop. Haverá também momento de relato da pesquisa sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana, realizada por Shirley Samico (UFPE). Na perspectiva do fortalecimento da autonomia das mulheres, será realizado, no domingo (26/08), o Workshop "Saindo da platéia” - Geração de renda e trabalho com economia criativa, com palestra de Giordana Moreira, integrante do Coletivo Let's Pense, do Rio de Janeiro (RJ).


Sobre o Coletivo Flores Crew – Desenvolve ações de graffiti, rap, fotografia, rima, oficinas itinerantes pelo interior do estado de Pernambuco e outros estados do Brasil. Por ser feminista, o Coletivo Flores Crew tem mulheres como coordenadoras de todas às secretarias do coletivo, luta para contribuir com a autonomia das mulheres e para reduzir danos causados pela sociedade machista. Os graffitis, rimas e raps produzidos pelo Flores Crew são protestos contra o machismo, homofobia, lesbofobia, racismo e todos os preconceitos que vitimam e estigmatizam a juventude. O Coletivo tem forte atuação nos movimentos de lutas juvenis. Integrantes participam dos conselhos municipal e estadual de juventude, rede Graffiteiras BR, Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco e orçamento participativo da juventude. Foi vencedor de prêmios do Ministério da Cultura (MINC): Prêmio do Edital de Intercâmbio e Prêmio da Cultura Hip Hop Edição Preto Ghoes.

PROJETO MÁFIA DO BATOM

Programação

SÁBADO, 25/08/2012
Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife)
14h – Apresentação do projeto
14h30 – Dinâmica de apresentação
15h – Devolutiva do grupo de pesquisa da UFPE sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana (Shirley Samico - UFPE)
16h – Coffeebreak
16h30 – Roda de diálogo sobre Violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop Pernambucano: Problematizar e encontrar soluções. (Gabi Bruce, Viviana Santiago e Girlana Diniz)
17h45 às 18h – Avaliação

DOMINGO, 26/08/2012
Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)
14h – Dinâmica de interação
14h30 - Diálogo/Workshop "Saindo da platéia" - Geração de renda e trabalho com economia criativa (Giordana Moreira - Coletivo Let's Pense - RJ)
16h – Coffeebreak
16h30 – Avaliação do dia com dinâmica Máfia do Batom
17h30 – Exibição das imagens feitas durante o encontro.

Email: florescrewrecife@gmail.com
Blog: www.florescrewrecife.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Réveillon: confira o abre e fecha da virada no Recife

REVEILLON MARACAÍPE RECEBE 2025 COM ATRAÇÕES INÉDITAS

Capivara natalina convida população a desfrutar de programação cultural gratuita