Jovens do Hip Hop promovem e participam de encontro feminista


O Flores Crew, coletivo feminista formado por mulheres e homens que fazem parte do movimento Hip Hop, promoverá, neste sábado (25) e domingo (26), o Projeto Máfia do Batom. O Encontro, que conta com o apoio do SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, irá acontecer das 14h às 18h, na sede desta instituição, localizada no bairro da Madalena. A participação é restrita a pessoas já convidadas. Já confirmaram a presença cerca de 25 mulheres – dentre Mcs, B-Girls, grafiteiras e outras militantes do Hip Hop, do Recife e Região Metropolitana, Garanhuns e Exu.

Intitulado Máfia do Batom, o encontro abrange rodas de diálogo sobre saúde da mulher, geração de renda e empoderamento feminino; mostra de vídeos e workshop sobre produção cultural e captação de recursos. O objetivo é fortalecer ações realizadas por mulheres dentro do circuito cultural e artístico, dar visibilidade às mulheres artistas do Hip Hop e fomentar novas criações e produções. Segundo as militantes do Hip Hop, o machismo dentro do movimento é uma realidade que precisa ser enfrentada e superada. Por isso, o Projeto Máfia do Batom será um importante espaço para trocas de experiências sobre as vivências das jovens MC's, B-Girls e grafiteiras.

Neste sábado (25), elas participam de Roda de diálogo sobre violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop. Haverá também momento de relato da pesquisa sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana, realizada por Shirley Samico (UFPE). Na perspectiva do fortalecimento da autonomia das mulheres, será realizado, no domingo (26/08), o Workshop "Saindo da platéia” - Geração de renda e trabalho com economia criativa, com palestra de Giordana Moreira, integrante do Coletivo Let's Pense, do Rio de Janeiro (RJ).


Sobre o Coletivo Flores Crew – Desenvolve ações de graffiti, rap, fotografia, rima, oficinas itinerantes pelo interior do estado de Pernambuco e outros estados do Brasil. Por ser feminista, o Coletivo Flores Crew tem mulheres como coordenadoras de todas às secretarias do coletivo, luta para contribuir com a autonomia das mulheres e para reduzir danos causados pela sociedade machista. Os graffitis, rimas e raps produzidos pelo Flores Crew são protestos contra o machismo, homofobia, lesbofobia, racismo e todos os preconceitos que vitimam e estigmatizam a juventude. O Coletivo tem forte atuação nos movimentos de lutas juvenis. Integrantes participam dos conselhos municipal e estadual de juventude, rede Graffiteiras BR, Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco e orçamento participativo da juventude. Foi vencedor de prêmios do Ministério da Cultura (MINC): Prêmio do Edital de Intercâmbio e Prêmio da Cultura Hip Hop Edição Preto Ghoes.

PROJETO MÁFIA DO BATOM

Programação

SÁBADO, 25/08/2012
Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife)
14h – Apresentação do projeto
14h30 – Dinâmica de apresentação
15h – Devolutiva do grupo de pesquisa da UFPE sobre mulheres do Movimento Hip Hop do Recife e Região Metropolitana (Shirley Samico - UFPE)
16h – Coffeebreak
16h30 – Roda de diálogo sobre Violência contra mulher e machismo dentro do Hip Hop Pernambucano: Problematizar e encontrar soluções. (Gabi Bruce, Viviana Santiago e Girlana Diniz)
17h45 às 18h – Avaliação

DOMINGO, 26/08/2012
Local: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife/PE)
14h – Dinâmica de interação
14h30 - Diálogo/Workshop "Saindo da platéia" - Geração de renda e trabalho com economia criativa (Giordana Moreira - Coletivo Let's Pense - RJ)
16h – Coffeebreak
16h30 – Avaliação do dia com dinâmica Máfia do Batom
17h30 – Exibição das imagens feitas durante o encontro.

Email: florescrewrecife@gmail.com
Blog: www.florescrewrecife.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O espetáculo O Diário Quase Ridículo de Aurora chega em Quipapá

Programação de Carnaval do RioMar Recife conta com shows gratuitos para animar foliões de todas as idades

Paulino Moska chega ao Recife com o show "Os Violões Fênix do Museu Nacional"