Artes Visuais de agosto de 2012

Exposição Tramando Mundos na Galeria Amparo 60

Exposição Tramando Mundos
Galeria Amparo 60
6 a 29/09 
Seg a Sex 10h às 18h Sáb 9h às 13h
Gratuito

A Galeria Amparo 60 está com uma nova exposição, Tramando Mundos, do artista plástico cearense Luiz Hermano. A seleção condensa trabalhos de 1980 a 2011, percorrendo os seus mais de 30 anos de carreira. Luiz  busca em várias culturas as estruturas para suas composições intrincadas, que se debruçam sobre questões ligadas à religião, ao consumismo e à tecnologia. O artista usa tramas de miçangas, capacitores eletrônicos e tubos de alumínio, que resultam em um trabalho manual e meditativo de integração entre o mundo terreno e questões metafísicas. Luiz Hermano já teve seus trabalhos apresentados nas principais instituições de arte do Brasil, como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Centro Dragão do Mar, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, MAC-USP, MASP, além de participar da Bienal de São Paulo em 1987 e 1991, e da Bienal de Curitiba em 2009. A curadoria de Paula Braga enfatizou o interesse cosmológico do artista em 15 obras escultóricas, uma grande instalação e 12 aquarelas.

Exposição de obras do acervo do concurso “Campina do Taborda”
Forte do Brum
Até 18 Ter a Sex
9h às 16h30h Sáb e Dom 14h às 17h
A exposição aborda o tema “Insurreição Pernambucana” naturalmente seguindo informações calcadas nas impressões de artistas plásticos participantes do concurso de artes plásticas “Campina do Taborda”, criado pelo curador e produtor cultural Adilson Rocha há 10 anos. As obras simbolizam o período que determinou profundas mudanças para o desenvolvimento histórico de Pernambuco. A ideia presente nos detalhes dos trabalhos é a de não só lembrar aquele momento, mas de provocar uma reflexão apresentando novos artistas. O regulamento e as inscrições para a edição do concurso de 2012 estão no site www.ictnet.com.br.


Obra de Adjacy Gomes dos Santos Filho
Pernambuco, uma paixão por futebol
Santander Cultural
Até 19 Ter a Dom 13h às 20h
Gratuito
Essa exposição tem como inspiração o futebol para as peças criadas nas áreas da fotografia, pintura, xilogravura, entre outros suportes. A mostra está sob a curadoria do museólogo Raul Lody. É promovida pelo Sebrae em Pernambuco e composta por 24 trabalhos criados por artistas pernambucanos. A exposição foi criada com a proposta de exibir ao público trabalhos inspirados na paixão nacional pelo futebol e também para incentivar e difundir a produção artística pernambucana, celebrando o esporte como uma realização da criatividade e técnicas locais.

Exposição “Sala Escura da Tortura”
Foyer do Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu
18 a 31 Ter a Sáb 10h às 17h. Censura 17 anos.
Gratuito

A Exposição foi concebida e exibida pela primeira vez em Paris no ano de 1973, por iniciativa do Grupo Denúncia, formado por quatro artistas plásticos renomados internacionalmente – Júlio Le Parc, Alexandre Marco, Gontran Guanaes Netto e Jose Gamarra, junto com o Colletiv anti Faciste.  Eles tiveram a oportunidade de conviver com o dominicano Frei Tito de Alencar Lima e, com ele, pensar uma forma expressiva de protesto contra a violação dos direitos do homem: a arte. As pinturas foram elaboradas com base nas dramatizações dos diversos métodos de tortura. Posteriormente, foram exibidas em países como Itália, Suíça, Alemanha e outros. Foi montada pela primeira vez no Brasil, em 2003, no Rio Grande do Sul; e, em 2011, circulou nas cidades de São Paulo, Petrópolis, Niterói, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Depois da festa por Iracema Buarque
Amor à Arte
Restaurante Brasa e Mar
02 até 02/09
Gratuito

A exposição coletiva tem como objetivo mostrar talentos diversificados de vários artistas. Os artistas participantes da exposição têm  estilos variados. Entre eles, Alex apresenta obras favoritas, Fernanda Rêgo Barros, com muita técnica e criatividade, apresenta trabalhos abstracionistas, e Alba Oliveira Lima, Ediana, Germano, Marluce Siqueira e Iêda Azevedo, com esmerado cromatismo, são seguidores do figurativismo. Dentre as obras, a pintura de Iracema Buarque “Depois da Festa”. A curadoria é de Sebastião Barbosa.
  
Exposição1908 - UM BRASIL EM EXPOSIÇÃO”
CAIXA Cultural Recife
Ter a Dom 12h às 18h
Até 09/09
Gratuito

A CAIXA cultural Recife apresenta a mais nova mostra “1908 – Um Brasil em Exposição”. A exposição acontece de 20 de julho a 9 de setembro de 2011, no centro histórico do Recife, e traz uma retrospectiva da Exposição Nacional de 1908, realizada no Rio de Janeiro, então capital federal, para comemorar o centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. A obra  é uma vitrine do Rio de Janeiro da Belle Époque e seu progresso, apresentando ao público os diversos pavilhões, construídos especialmente para o evento, e o material pesquisado em diversas instituições, como o Arquivo Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu da República, entre outros, e em coleções particulares. A curadoria é de Margareth da Silva Pereira (doutora em História Urbana e professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB, da UFRJ).

Garota tropical por Dulce Campelo
Exposição Síntese
Restaurante Brasa e Mar
05 até 05/09
Gratuito
O curador Sebastião Barbosa, responsável por essa exposição, busca aproximar o público de uma das mais importantes expressões no campo na cultura, as artes plásticas, em uma exposição coletiva. Entre os artistas convidados, estão: Alex José de Souza Alencar, Dulce Campelo, Germano, Iracema Buarque, Josinete Magali, Marluce Siqueira e Iêda Azevedo. E, entre as obras, a Garota Tropical, de Dulce Campelo.

Maratona de arte fotografia
Espação Peligro
Até 30/08
Gratuito

Trata-se de uma exposição com cinco fotógrafos da cidade do Recife. Na coletiva, eles dividem não o mesmo espaço físico, e sim o tempo. O grupo ocupará a pauta do mês, da Galeria de Pequenos Formatos do Espação Peligro, com cinco mostras, uma a cada semana. A ação é concebida como um único evento, como atos de uma peça maior, estabelecendo um ritmo cíclico e intenso entre os vernissages (às terças) e o encerramento, palco de encontro com o artista convidado (às quintas). Os artistas convidados são: Fernanda Mafra, Marco Antônio Silva, Paz Sales, Isolda Nascimento e Cláudia Jacabovitz.

Segue a programação da Maratona
Cronograma Maratona Peligrosa
1ª mostra – Fernanda Mafra
Abertura: 31/07 às 19h30
Encontro com a artista – Encerramento: 02/08 às 19h30
2ª mostra – Marco Antônio Silva
Abertura: 07/08 às 19h30
Encontro com o artista – Encerramento: 09/08 às 19h30
3ª mostra – Paz Sales
Abertura: 14/08 às 19h30
Encontro com a artista – Encerramento: 16/08 às 19h30
4ª mostra – Isolda Nascimento
Abertura: 21/08 às 19h30
Encontro com a artista – Encerramento: 23/08 às 19h30
5ª mostra – Cláudia Jacobovitz
Abertura: 28/08 às 19h30
Encontro com a artista – Encerramento: 30/08 às 19h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Pedagógica de Artes movimenta o Grande Recife com agenda cultural gratuita

Ivan Lins celebra 80 anos com turnê que chega ao Teatro Guararapes dia 23 de agosto

Fundarpe e Secult-PE divulgam programação de espetáculos do Prêmio Frei Caneca de Teatro em celebração ao líder revolucionário