Serra Talhada recebe o espetáculo O Massacre de Angico – A Morte de Lampião

A partir do dia 25 de julho, no município de Serra, no Sertão pernambucano do Pajeú, um dos capítulos mais complexos da história do Brasil, os últimos dias da saga de Lampião, será contada por meio da peça teatral da autoria do pesquisador do cangaço Anildomá Willans de Souza, com direção de José Pimentel. A produção é da Fundação Cultural Cabras de Lampião, filiada à Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), que teve o projeto aprovado pela Funarte / Ministério da Cultura.

A temporada ficará em cartaz na Estação do Forró da cidade até o dia 29 de julho deste ano. O diretor já está no município de Serra Talhada em longas jornadas de ensaios com os atores e atrizes, além de figurantes e técnicos. O Massacre de Angico – A Morte de Lampião retratará os últimos momentos dos cangaceiros chefiados por Lampião, arranchados no leito de um riacho seco, na fazenda em Angico, Sertão de Sergipe, onde foram massacrados juntamente com mais dez companheiros, entre eles, sua mulher, Maria Bonita, no dia 28 de julho de 1938.

Na construção do enredo são mostradas cenas do passado marcantes na história do Rei do Cangaço, como suas desavenças com o primeiro inimigo José Saturnino, seu encontro com Padre Cícero para receber a patente de capitão do Exército Patriótico. Uma das cenas será no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede presidencial da época, onde o presidente Getúlio Vargas determina o fim do cangaço. Várias outras cenas ligadas ao imaginário popular, com a cabroeira dançando xaxado, a traição de Pedro de Cândida, até culminar com a morte do casal mais famoso do cangaço, fazendo o expectador mergulhar na história, com uma arrojada trilha sonora, efeitos de luz e efeito especiais. O espetáculo pretende reafirmar o estado de Pernambuco como o palco dos maiores espetáculos teatrais do Brasil.

Elenco:
Lampião..............................Karl Marx
Maria Bonita........................Roberta Aureliano
Dona Bela...........................Gorete Lima
Giboião...............................Gilberto Gomes
Padre Cícero.......................Taveira Júnior
Getúlio Vargas....................Feliciano Félix
Zé Saturnino.......................Taveira Júnior
Assistente I..........................Beto Filho
Assistente II......................... Marcos Fabrício
Assistente III........................Humberto Cellus
Pedro de Cândido...............Carlos Silva
Soldado...............................Taveira Júnior
Luiz Pedro...........................Diógenes de Lima
Zé Sereno............................Carlos Amorim
Sila....................................... Karine Gaia
Enedina................................Danúbia Feitosa
Dulce....................................Leandra Nunes

Nesta sexta-feira (6), às 15h, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, será realizado o lançamento do espetáculo teatral ao ar livre, que conta uma história de traição, amor e ódio, com a presença de todo elenco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril