Pastoril do Velho Dengoso se apresenta no FIG 2012

Foto: Divulgação

Neste domingo (15), o Pastoril do Velho Dengoso se apresenta na cidade de Garanhuns dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. A apresentação será no Palco Cultura Popular, às 20h. O espetáculo, que tem apoio do Funcultura, também levará alegria e irreverência do Pastoril do Velho Dengoso às diversas cidades do interior de Pernambuco, durante todo o ano de 2012.

Em julho, além de Garanhuns, o Pastoril se apresenta em Triunfo; agosto em Gravatá, Pesqueira e São Lourenço da Mata; setembro em Taquaritinga do Norte, Olinda e Igarassu; e em outubro, finaliza o projeto no Recife. Dedicando-se a preservação e continuidade do folguedo popular, José Justino da Silva é um artista nato. Basta conversar com ele cinco minutos e, nesse meio tempo, ele já vai cantar alguma cançoneta de sua autoria, quase sempre primando pela malícia, pela irreverência de duplo sentido e o deboche. Assim também é o personagem que ele interpreta desde os treze anos de idade, o velho de um pastoril profano. Hoje, com 58 anos, criador e criatura são conhecidos pelo mesmo nome, Velho Dengoso.

Além do Velho Dengoso, as moçoilas em grupos rivais de azul e vermelho, as famosas pastoras, disputam a atenção da plateia. Esta é uma manifestação própria do ciclo natalino, o pastoril profano ou pastoril de ponta de rua, folguedo típico da região Nordeste, representado entre o Natal e Dias de Reis desde o final do século dezenove. Trata-se de uma crítica ao pastoril religioso, alterando sua forma e enredo, marcado pelo improviso certeiro e nenhum recato. Piadas e cançonetas permeiam a apresentação. Uma arte feita por poucos, mas que resiste aos modismos.

Serviço:
Pastoril do Velho Dengoso no Festival de Inverno de Garanhuns 2012
15 de julho, às 20h
Palco Cultural Popular
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil