Grupo Mosaico expõe na Alemanha

O grupo de pintura Mosaico, formado por 11 artistas pernambucanos, estreia com grande exposição em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 31 de julho e 12 de agosto. E nada melhor do que levar a cultura do Estado para outro país. Por isso, nos quadros, eles brincam com elementos como as praias, a religiosidade e as manifestações populares locais. Ao todo, serão apresentados 44 quadros, trabalhados na técnica do óleo sobre tela. 

Criado o ano passado, o grupo reúne alunos do espaço Antônio Vitrúvio, no Poço da Panela, em sua grande maioria, profissionais liberais de designer e arquitetura, que buscam na arte uma opção de entretenimento, relaxamento, lazer e, inclusive, por prescrição médica. O espaço, aliás, deve ganhar uma galeria no final do ano. São eles: Fabíola Pimentel, Lena Costa Rêgo, Luiz Rangel Moreira, M.C. Araujo, Marise Cirne, Nadja Oliveira, Plínio Santos-Filho, Rita Heráclio, Sheyla Camargo, Tereza Perman, Zete Mota.

Segue o perfil dos artistas com seus devidos contatos:


Fabíola Pimentel
Pernambucana de Limoeiro, Fabíola Pimentel é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialidade em área hospitalar. No universo na pintura, ela ingressou há dois anos. Sua primeira exposição foi com o grupo Mosaico, no Olinda Arte em Toda Parte, em 2011.
Aspas: “A pintura entrou na minha vida como um bom cálice de vinho, me acalma, tira a minha ansiedade, tira o meu estresse, e seu uso contínuo chega a me embriagar de prazer”.

Lena Costa Rêgo
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lena Costa Rêgo é pernambucana do Recife. Como pintora, realizou sua primeira exposição durante a edição de 2011 do Olinda Arte em Toda Parte. 
Aspas: “Tintas, lápis de cores e pincéis sempre estiveram presentes na minha vida. Costumo disser que não falo e não escrevo, só desenho! É através dele que me comunico com facilidade, seja nos papéis ou nas paredes das minhas obras! Mas, pintar é coisa séria!!! Era preciso destravar o que os anos e a rigidez dos conceitos estéticos me fizeram perder ao longo da maturidade. Aprendi a enxergar a luz, a sombra e a cor de uma forma especial, nada é como antes. Tão simples e tão grandioso!”.

Luiz Rangel Moreira
Arquiteto e Urbanista de formação, Luiz Rangel Moreira, pernambucano do Recife, descobriu o ofício de pintar em 2010, com sua primeira exposição, no ano passado, durante o Olinda Arte em Toda Parte, junto com o grupo Mosaico. Mas, ele revela que o desenho sempre esteve presente na sua vida e o acompanhou durante toda a sua infância e adolescência.
Aspas: “Com a Pintura tento libertar meus sonhos”

M.C. Araújo
Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, M.C. Araújo estuda pintura desde 2002, a princípio, por determinação médica. Ela, que é pernambucana do Recife, participou da sua primeira exposição, em 2011, durante o Olinda Arte em Toda Parte.  
Aspas: “Foi amor na primeira pincelada. Hoje sou alguém que se encontra na própria obra. Serei eu feita de tintas?”.

Marise Cirne
Pernambucana do Recife, Marise Cirne pinta desde muito pequena. A escolha pelo curso de Arquitetura e Urbanismo teve muita influência da relação que ela sempre teve com as cores e tintas. Durante todo o período da faculdade e posteriormente sempre esteve envolvida com as artes plásticas. Em sua casa, em Olinda, mantém um atelier, desde 2001. Já expôs na Itália, no espaço Badida e participou de inúmeras coletivas, com destaque para o Olinda Arte em Toda Parte, do qual participa desde a primeira edição, em 2001. 
Aspas: “Pintar é vital pra mim, as cores me emocionam e o ato em si é libertador. Esse hábito me acompanha desde a infância. A história da pintura para mim se mistura com a da minha vida”.

Nadja Oliveira
Formada em desenho industrial-produto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nadja Oliveira, que é pernambucana do Recife, trabalha como analista e designer na Empresa Municipal de Informática (Emprel), desenvolvendo sistemas para web. Paralelo ao seu trabalho, ela estuda desenho e pintura, desde 1978. Já participou de exposições na Universidade Católica, no Senac, no Museu do Estado e no Aeroporto. Ela revela que sua grande inspiração é o mestre Rembrandt.
Aspas: “Pintar é expressar, através do preenchimento do espaço vazio, sentimentos e emoções, utilizando de traços e cores como instrumentos. É explorar técnicas dos grandes mestres, retratando o dia-dia das pessoas, seus olhares, suas fases, seus medos e alegrias”.

Plínio Santos-Filho
Professor de desenho, pintura, anatomia artística e percepção visual, Plínio Santos-Filho é diretor artístico e curador do espaço Antônio Vitrúvio, no Poço da Panela, onde o grupo Mosaico tem aula. Originalmente formado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado pela universidade de Harvard, ele resolveu abrir mão um pouco da carreira para se dedicar a pintura. De Caruaru, ele já expôs nos Estados Unidos e Alemanha, além de ter obras expostas em galerias da França, Inglaterra, Brasil, entre outros. É também diretor executivo da Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio, já tendo lançado o guia turístico “Um dia em Olinda e Um Dia no Recife”, em 2008. 
Aspas: “Arte e ciência não se diferenciam para mim. Lido com estes dois campos da mesma maneira e ao mesmo tempo, desde a minha infância. O ato de pintar e desenhar, para mim, está entre as maiores realizações de que podem dispor os seres humanos. Quanto à obra já feita, esta não mais pertence ao seu criador, mas aos que a observam ou interagem com ela. A arte de bom nível pode e deve ser aprendida por todos. Nisso baseio os meus ensinamentos e orientações neste campo”.

Rita Heráclio
Gaúcha de Porto Alegre, Rita Heráclio, é formada em Artes Aplicadas pela a Escola Técnica Senador Ernesto Dorneles. Colorista, ela desenvolve cores especiais em tintas gráficas, especializada em Pantones. Sua primeira tela foi pintada em 1970. Durante o ano de 2006, participou de aulas de aquarela com o professor Leone Rosario. Em fevereiro de 2010, iniciou o curso com o professor Plinio Santos, no espaço Antônio Vitrúvio. Sua primeira participação em exposição aconteceu em 2011, no Olinda Arte em Toda Parte, com o grupo Mosaico.
Aspas: “Arte é transformar abstratos sentimentos através das cores e formas”

Sheyla Camargo
Formada em Arquitetura e Urbanismo, Sheyla Camargo começou a estudar pintura, em 2010, no espaço Antônio Vitrúvio. Foi meio que sem querer: ela foi assistir a uma aula com a sua cunhada e nunca mais parou. Pernambucana do recife, ela descobriu que na arte ela pode tudo, o que repercute muito bem na sdua vida.
Aspas: “A pintura é um universo que prima pela beleza onde o único interventor é você mesmo”.

Tereza Perman
Designer formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tereza Perman é sócia da empresa Herbert Perman Design, especializada nas áreas de design gráfico, design de embalagem, design promocional de material PDV. Pinta há cerca de três anos e já participou da mostra Olinda Arte em Toda Parte.
Aspas: “Por enquanto a pintura é a minha cachaça, minha terapia, minha curtição. Sou uma designer-empresária que pinta. Mas gostaria de me tornar uma pintora que também é designer”.

Zete Mota
Pernambucana de Limoeiro.
Aspas: “Pintar é uma prece, um chegar do infinito Divino”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil