Esplanada Guadalajara virou roda de samba por uma noite

Péricles. Foto: Edmar Melo/ Secult-PE

O samba foi o grande homenageado da noite da última quarta-feira (18) no Palco Guadalajara do 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Entre atrações pernambucanas e nacionais, o público vibrou e dançou junto com todas as atrações que passaram pelo palco, mostrando que tem muito samba no pé. O ex-Exaltasamba Péricles foi o grande destaque da noite, que também teve participações do grupo Fundo de Quintal e da sambista Karynna Spinelli.

Quem abriu a noite foi a cantora garanhuense Karla Rafaela. Seu repertório é diversificado e faz versões de diversos artistas da música popular brasileira, como Rita Lee e Titãs. Em seguida, a cantora e compositora Gerlane Lops subiu ao palco, abrindo seu show com o “Samba do grande amor”, de Chico Buarque, e colocando toda a Guadalajara para sambar. Gerlane cantou canções próprias e versões de músicas de grandes sambistas brasileiros.


A sambista pernambucana Karynna Spinelli fez seu show em seguida, com a promessa de boas energias. “Para cantar samba não basta uma boa voz e um bom arranjo, tem que ter muito axé”, definiu. Karynna ainda conversou sobre o Clube do Samba, projeto de quase três anos que já recebeu mais de 80 artistas locais e nacionais. “É uma mulher presidindo o maior movimento de samba de rua. E com sotaque pernambucano”, disse, com orgulho, apontando para a necessidade de mostrar o samba feito no Estado em âmbito nacional.

Em sua apresentação, Karynna fez homenagens a Luiz Gonzaga e Clara Nunes, além de cantar suas próprias canções. “Foi o melhor show. Ela é minha cantora, minha rainha”, declarou a recifense Patrícia Britto, que veio até Garanhuns acompanhando a compositora como representante de seu fã-clube. Além de Karynna, Patrícia estava bastante ansiosa para assistir ao show de Péricles, que levou a plateia ao delírio durante sua apresentação.

Sobre o show de Péricles, Patrícia diz: “Sou fã dele. Ele é maravilhoso. Adorei quando ele deu a reboladinha”, se referindo ao momento em que o cantor dançou enquanto cantava a canção “É no pagode”. Além desse, Péricles cantou diversos sucessos de sua época como vocalista do Exaltasamba, como “Aceita paixão”, “Minha razão” e “Anjo meu”. O coro do público respondeu em quase todos os momentos, acompanhando e vibrando com a apresentação. “O show foi ótimo, muito bom. Atendeu a todas as expectativas”, disse o estudante Alisson Gildo, que veio do município de Saloá (PE) só para curtir o show do ídolo no FIG.

A última banda a subir ao palco foi Fundo de Quintal, que apresentou ao público de Garanhuns seu novo integrante, Délcio Luiz. “Amamos vir para Pernambuco. É um Estado que recebe bem o samba. É até engraçado vir tocar num festival de inverno e ter um público tão caloroso”, elogiou o sambista, que prometeu esquentar o público com os grandes clássicos da banda.

A promessa foi cumprida: quando subiu ao palco, o grupo trouxe alguns de seus maiores sucessos, como “O show tem que continuar” e “Amizade”. O samba seguiu madrugada adentro e o público, fiel, marcou presença. O grupo ainda agradeceu pela oportunidade de tocar pela segunda vez no Festival, que consideram ser “a maior festa do Brasil”.

Nesta quinta-feira (19), a Esplanada Guadalajara terá um clima diferente, com maior ênfase no rock, mas também participações de Reginaldo Rossi, Ortinho, Volver e Banda Flash.passando pelo brega. Erasmo Carlos será a grande atração da noite, que também terá participações de Reginaldo Rossi, Ortinho, Volver e Banda Flash.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii