Cinema e Vídeo de julho

Cine Clube Brasil Itália
Instituto de Cultura Brasil Itália
Gratuito

6 9h,17h e 19h – Pinóquio
Gepeto, um solitário carpinteiro, decide fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Com pena da solidão de Gepeto, a Fada Azul decide satisfazer seu desejo e dá vida a Pinóquio, o boneco de madeira. Porém logo Pinóquio busca se tornar um garoto de verdade, o que faz com que ele se envolva em diversas confusões.

13 9h,17h e 19h - Sob o sol da Toscana
A escritora Frances Mayes leva um susto quando sua melhor amiga a aconselha a sair de São Francisco e a presenteia com uma viagem de 10 dias para a Toscana. Ao chegar, ela impulsivamente compra uma vila quase em ruínas e acaba vivendo uma aventura repleta de surpresas, amizades e romances que mudarão sua vida para sempre.


20 9h,17h e 19h – Cinema Paradiso
O filme conta a trajetória desde a infância difícil, passando pelos problemas da adolescência, até a maturidade de Salvatore di Vitto (também conhecido por todos como Toto). A história se passa em uma Itália pós-guerra, na pequena cidade de Giancaldo, um lugar onde todo mundo se conhece e a única atração restante é o velho Cinema Paradiso, aonde todos vão se divertir um pouco aos finais de semana.

27 9h,17h e 19h – Mediterrâneo
O filme se passa na década de 1940, quando um grupo de soldados é mandado para uma ilha da Grécia, mas não sabia que a sua missão era proteger o lugar contra Mussolini. Os anos passam e eles são esquecidos lá.
-

Cineclube Bamako
Museu da Abolição
Gratuito

11 19h - Bamako
Cidadãos africanos decidem processar as instituições financeiras internacionais pelo estado de endividamento em que se encontra o continente. O julgamento é instaurado nos jardins de uma casa em Bamako. Só que os procedimentos legais são recebidos com indiferença pelos habitantes locais, que seguem adiante com sua rotina. Entre eles, estão Chaka e Melé. Ela é cantora num bar, ele está desempregado, e a relação dos dois passa por um momento difícil.
(Bamako, 2006) Direção: Abderrahmane Sissako / Gênero: Drama / Origem: Mali, Estados Unidos, França / Duração: 115 minutos

25 19h - Na Cidade Vazia
Fugindo da guerra civil, um grupo de crianças chega ao aeroporto de Luanda. Desde sua chegada, N’dala se solta e parte para a descoberta da cidade. Como uma religiosa o procura, o órfão descobre uma cidade abandonada e sonha em voltar à sua terra para lá reencontrar os parentes mortos... O filme foi a segunda obra cinematográfica a ser produzida em Angola após a guerra civil e o primeiro filme angolano a ser realizado por uma mulher, Maria João Ganga.
(Na Cidade Vazia, 2004) Direção: Maria João Ganga / Gênero: Drama / Origem: Angola, Portugal / Duração: 90 minutos


Cineforum
Instituto Cervantes de Recife
Gratuito
18 16h Plácido
Em uma pequena cidade provinciana, umas burguesas ociosas resolvem organizar uma campanha natalina cujo lema é: “Sente um pobre a sua mesa”. Trata-se de uma campanha para que os mais necessitados desfrutem de uma noite de calor e afeto, compartilhando a véspera de Natal com famílias ricas. Plácido, contratado para participar com seu triciclo no rodeio, depara-se com um problema que o impede de concentrar-se em seu trabalho: nesse mesmo dia – na véspera do Natal – vence a primeira prestação do triciclo, que é seu único meio de vida. Ano: 1961. Diretor: Luis García Berlanga. País: Espanha. Gênero: Comédia
Após a projeção, há um momento para debate mediado por um professor do Instituto.

Cineclube Coliseu
Sesc Casa Amarela
5, 12, 19 e 26 19h
Gratuito
Cineclube Coliseu apresenta um panorama de curtas nacionais com temáticas variadas. No dia 5: Programa “Louco é quem me diz”; Em nome da razão; Stela Patrocínio – A Mulher que Falava Coisas; Risco; A casa dos Mortos; Passageiros de segunda classe e Dizem que Sou Louco. No dia 12, será a vez de Programa “Maioridade”: No passo da veia; Vestígio; A Partida; Bom dia, senhoras!; Glaura e Morte. No dia 19, Programa “Futebol, paixão nacional”: Loucos de futebol; O Mundo segundo Sílvio Luiz; Gaviões; Rádio Gogó e Mauro Shampoo – Jogador, cabeleireiro e homem. Por fim, o último dia de sessões, 26, com Programa “Comédias Contemporâneas 2”: Mr. Abrakadabra!; Tepê; Negócio da China; Célia e Rosita; Maridos, amantes e pisantes; Os Filmes que não fiz e Lápide. A classificação etária das sessões é de 12 anos e 14 anos (dia 26).

Cineférias
Sesc Casa Amarela
6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 15h
Gratuito
No mês de férias, o Cineclube Coliseu traz uma programação especial para as crianças, com duas sessões por semana: Curta Criança 3 (6); O Pequeno Nicolau (7); Curtas Infantis 4 (13); Deu a Louca na Cinderela (14); Animações para a primeira infância 2 (20); Castelo Rá-tim-bum, o filme (21); De Profundis (27) e As Aventuras de Azur e Asmar (28). A classificação etária dos filmes é livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil