Caboclinhos 7 Flexas se apresenta na 26ª Festa da Lavadeira

O tradicional grupo Caboclinhos 7 Flexas, do bairro de Água Fria, participa da 26ª edição da Festa da Lavadeira, que será realizada nesta terça-feira (1º de maio), em percurso itinerante, com desfile de cores e ritmo contagiante por entre as ruas do bairro do Recife. A característica marcante do grupo, que se apresenta com 60 jovens caboclinhos, guiados pelo Mestre Zé Alfaiate, fundador da agremiação, é a forte marcação dos trupés (pisadas dadas com força, marcando o ritmo das evoluções).

Afantasias da agremiação são confeccionados pelo próprio Mestre Zé Alfaiate, com ajuda de seu filho e sua esposa. Do ofício aprendido ainda jovem, o mestre trouxe para o Caboclinho a técnica de desenhar e tecer fantasias e adereços. Os diademas levados nas cabeças do caboclos são um show à parte, com esculturas de cores vibrantes.

Preocupado em preservar a cultura dos caboclinhos, Mestre Zé Alfaiate desenvolve um projeto que pretende formar jovens mestres caboclos. O Projeto Tupiriçá Taquá tem como objetivo aproximar as novas gerações do folguedo. No projeto, são realizadas oficinas de História dos Povos Indígenas, Mitos e Lendas Indígenas, Escrita, História dos Caboclinhos, Percussão, Ritmos dos Caboclinhos, Criação de Formas e Montagem de Adereços e Bordados.

7 Flexas – Em 1969, José Severino dos Santos Pereira, residindo em Maceió, frequentava um terreiro de umbanda, local onde um dia recebeu o Caboclo 7 Flexas. Depois do ocorrido, sentiu-se na obrigação de montar ali um Caboclinho. A partir daí José se tornou o Mestre Zé Alfaiate. O Caboclinhos 7 Flexas foi fundado oficialmente em 1971, e é considerado Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Participou de todas as edições da Festa da Lavadeiras, promovendo a tradição da cultura popular pernambucana do Litoral ao Sertão do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo