4° noite do CINE PE

Por Vitor Chaplin

O quarto dia de CINE-PE 2012 comprovou mais uma vez o sucesso que é o festival.  Em sua 16° edição o evento contou com uma programação diversificada e que atraiu o público que compareceu em massa neste último domingo (29). A tarde começou com a Mostra Competitiva de Curtas Pernambucanos, às 16h, exibindo os curtas “Poeta Urbano”, de Antonio Carrilho, o curta “Fora da Lei: A lenda de Jackie Taylor”, o curta “Koster”, de Carla Francine e Gemana Pereira e a animação “A Festa de Isaac”, dirigida por Ianah Maia.  A Mostra Especial – Filme Homenagem Fernando Meirelles, fechou às 17h seções da tarde com o longa Xingu (SP).

Com um pequeno atraso de 20 minutos, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens começou às 20h20 trazendo três curtas que levantou a plateia e fez daquele, sem sombras de dúvidas, um dos melhores dias do festival. A mostra começou com o curta de ficção “As Folhas” (PB), do diretor paraibano Deleon Souto. Emendando um filme atrás do outro a mostra agora vem com o curta mais aplaudido da noite, “Di Melo, O Imorrível”, dos diretores Alan Oliveira e Rubén Pássaro, que trouxe a trajetória de Di Melo, que tendo gravado seu único disco em 1975 e sumido, reaparece depois de mais de trinta anos. Com um tom de irreverência o público foi contagiado pelo clima de comédia do curta. Encerrando a seção da mostra competitiva, o curta “Cesar!” (SP), com direção de Gustavo Suzuki.
Bete Mendes
Para prestigiar o evento contou com a presença da atriz Bete Mendes, que acompanha desde o primeiro CINE PE, em 1996. Ela fala da importância do evento, que vem crescendo significativamente e mostra atualmente, como o Cinema Brasileiro é diversificado e ainda ressalta o público que vem participando cada vez mais ao longo dos anos. Sobre os novos atores que estão surgindo, Bete afirma que está cada dia melhor, e destaca o trabalho dos jovens que vem fazendo bons trabalhos no cinema.

Mônica Silveira
Outra presença foi a produtora Mônica Silveira, que também está competindo com o longa “À Beira do Caminho” (RJ), de Breno Silveira. Falando um pouco sobre o momento cultural de Pernambuco, a produtora comenta que o estado já teve um momento de efervescência maior, mais exalta os trabalhos realizados nos teatros e da produção do cinema local. Um dado importante que deve ser lembrado é que Pernambuco foi o estado que mais vendeu ingresso do cinema nacional, dados lembrados e enaltecidos pela produtora.

A noite seguiu após o intervalo com a homenagem a Carlos Digues (Cacá Digues), pelos 50 anos de contribuição ao audiovisual brasileiro e logo após com o longa-metragem “Boca” (SP), com direção de Flávio Frederico. Por problemas técnicos o longa Boca foi interrompido nos pirmeiros 30 minutos e será reexibido nessa segunda-feira (30), às16h30, gratuitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife