Sem título algum propõe diálogo entre três artistas na Galeria Amparo 60

Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (27), a Galeria Amparo 60 abre o calendário de exposições deste ano, com a mostra Sem título algum, que reúne, pela primeira vez, obras dos artistas Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas. A coordenação ficou a cargo de Joana D’Arc e a proposta que nasceu da interação e amizade entre os três busca criar conexões entre eles, apresentando ressonâncias, afinidades e conversas. 

O título (ou anti-título) já ressalta que nessa exibição as divisões entre os gêneros e suportes estão borradas, misturam-se, recombinam-se.  Nada mais sugestivo para destacar uma característica comum a esses artistas que apresentam ao público diversas linguagens expressivas, tendo como base a ampliação do imaginário artístico.

Com os seus desdobramentos textuais, videográficos, fotográficos, objetuais, sonoros e gestuais, Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas se direcionam para um território que transgride os espaços codificadores da arte mais canônica, aproximando a arte da vida. A mostra trará respostas e questões poéticas nascidas desses encontros, da amizade construída por eles ao longo de anos e das similitudes reconhecidas nas poéticas individuais de cada um.


As obras selecionadas vão ocupar todos os espaços da galeria, do jardim ao banheiro, passando pela vitrine. Para intensificar o diálogo, a conversa e a fusão entre os trabalhos, a coordenação optou por dispensar as placas identificadoras das obras. Em uma única parede, será possível encontrar um mapa que localizará e identificará as peças e seus autores. Assim, será criada uma espécie de obra coletiva, um pacthwork que aposta na conversa estética. Cada um poderá combinar aleatoriamente as peças em exposição e construir seu próprio discurso.

O pernambucano Paulo Bruscky, que continua vivendo e trabalhando no Recife, será uma espécie de anfitrião. Ele vai acolher o também pernambucano Lula Wanderley, que deixou a cidade na década de 1970, para enveredar-se pelo Rio de Janeiro, produzindo outros diálogos com a poesia visual e colaborando com Lygia Clark em suas pesquisas sobre o arte/corpo/psiquismo. Durante esses mais de 30 anos, os dois mantiveram uma forte interlocução poética e uma verdadeira amizade.

Esse encontro se completa com a presença de Adolfo Montejo Navas, espanhol, que mora no Brasil há 18 anos. Navas é mais reconhecido como poeta, tradutor, crítico, curador independente. Sua produção artística, ainda pouco conhecida, conecta-se diretamente com os territórios da poesia visual, objetual, livros de artista. Bruscky, o anfitrião, também mantém com o espanhol, que já escreveu livros críticos sobre suas obras. 

Sem título algum pretende reunir, juntar, justapor, produzir diálogos entre os três amigos artistas, mas, sobretudo, abrir para o público do Recife a possibilidade de conhecer pela poética intempestiva e irônica do artista Paulo Bruscky outras poéticas de artistas próximos e distantes daqui.

Segundo Joana D’Arc, a mostra contará com um intenso projeto educativo, que vai promover visitas escolares e encontro com professores para que os diálogos propostos possam reverberar nas escolas, colaborando com a necessária formação de público na cidade.

Serviço:
Sem título algum – Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas.
Coordenação: Joana D’Arc
Abertura 27 de março de 2012, às 20h
Visitação de 28 de março a 27 de abril de 2012.
Terça a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 19h
Sábados, das 10 às 14h
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92 A, Boa Viagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil