Espetáculo Carícias volta em curta temporada no Teatro Hermilo

Foto: Hans Von Mateuffel
Mais uma oportunidade para quem não conseguiu assistir ao premiado espetáculo de teatro Carícias na estreia, em setembro de 2009, e na segunda temporada, nos meses de março/abril do ano passado. Graças ao patrocínio do Funcultura, a montagem, com texto do dramaturgo catalão Sergi Belbel e direção do pernambucano Leo Falcão, ganha curta temporada no Teatro Hermilo Borba Filho, nesta sexta-feira (23) até 22 de abril (exceto no fim de semana de 6 a 8 de abril, por causa da Páscoa).

O público vai poder conferir as encenações nas sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, às 20h, com a novidade do horário especial às 17h, somente aos domingos. “Pensamos em oferecer a novidade para quem não gosta de sair à noite, aos domingos, sobretudo o pessoal da terceira idade e a quem tem limitação de horários de transporte público”, explica uma das produtoras, Paula de Renor, da Remo Produções Artísticas, responsável pela montagem do espetáculo.


Carícias propõe uma viagem através dos relacionamentos do homem urbano contemporâneo ao revelar situações limites das relações afetivas e comunicação humana. Com tradução da carioca Christiane Jathay, o texto de Belbel tem como cenário o cotidiano de  uma grande metrópole, onde, em 11 cenas, personagens vivenciam momentos de conflito e união através de um grande jogo.

Segundo Paula de Renor, o texto foi escolhido devido a sua essência visceral e por tratar questões atuais que pudessem gerar identificação do público, como a solidão urbana, o individualismo excessivo, a dificuldade nas comunicações e a necessidade do ser humano de buscar a verdadeira afetividade.

A concepção da peça, desenvolvida por Leo Falcão, faz uso da metalinguagem para criar um grande jogo das relações, que passam por detalhes que vão da criação e marcação das cenas até o cenário com destaque para um grande tapete pintado. No elenco, estão Ana Claudia Wanguestel, Carlos Lira, Cira Ramos, Marcelino Dias, Paula de Renor e Rodrigo García. A assistência de direção e a preparação de elenco são de Karina Falcão. A peça marcou a estreia de Leo Falcão como diretor de teatro.

Sempre com dois personagens em cena, Carícias tem uma estrutura circular, onde um personagem do primeiro quadro dialoga com o personagem do quadro seguinte. A cada cena, as palavras e os gestos mostram o vazio da comunicação, a frustração decorrente da fragmentação das relações afetivas (familiares ou não), momentos de esperança e tímidas manifestações de amor.

O espetáculo ganhou prêmio APACEPE (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) como melhor espetáculo do ano de 2009, melhor ator (Marcelino Dias) e melhor atriz (Cira Ramos). O espetáculo teve ainda indicações para melhor direção, atriz (Paula de Renor), ator (Carlos Lira), trilha sonora, iluminação, cenário e figurino.

Participou ainda dos festivais Recife do Teatro Nacional (Nov/2009); Palco Giratório do SESC (maio/2010); 16º Janeiro de Grandes Espetáculos (jan/2010) e representou Pernambuco no Festival Internacional Porto Alegre em Cena (Set/2010). A peça teve a montagem financiada através do Prêmio Miriam Muniz de Fomento ao Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ficha técnica
Texto: Sergi Belbel
Tradução: Christiane Jathay
Direção: Leo Falcão
Assistência de direção e preparação de elenco: Karina Falcão
Produção: Remo Produções Artísticas (Carlos Lira, Cira Ramos, Marcelino Dias e Paula de Renor)
Elenco: Ana Claudia Wanguestel, Carlos Lira, Cira Ramos, Marcelino Dias, Paula de Renor e Rodrigo García.
Preparação de corpo: Arnaldo Siqueira
Preparação de voz: Leila Freitas
Produção Musical: Fernando lobo
Cenário e Direção de arte: Walther Holmes
Figurino: Chris Garrido
Plano de luz: Beto Trindade
Execução de sonoplastia: Fernando Lobo
Execução de cenário: Nagilsom
Pintura de tapete cenográfico: Giu Calife
Assistente de pintura: Gilvan Dezidério
Confecção de figurino: Fátima Magalhães
Confecção de cortinas: Helena Limoeiro
Execução de luz: Dane Araújo
Contra-regra: Elias Vilar
Camareira: Beta Galdino
Programação visual: Célio Pontes
Fotos para programação visual: Célio Pontes
Fotografia: Hans von Manteuffel
Assessoria de imprensa: Officina de Texto

Serviço:
Carícias
Teatro Hermilo Borba Filho. 
(Av. Martin Luther King, s/n, Bairro do Recife)
Temporada: 23 de março a 22 de abril. Exceto no final de semana de 6 a 8 de abril
Sextas-feiras e sábados, às 20h. Domingos, às 17h e 20h
Quanto: R$ 16 e R$ 8 (estudantes, professores e pessoal da terceira idade)
Informações: (81) 3232-2030 e 3232-2028

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo