Fórum CinEscola

Programa Cinescola promove encontro entre educadores, realizadores e estudantes
1ª edição do Fórum CinEscola traz na programação debates que estreitam as relações do audiovisual com a educação




Para promover diálogos que leve educadores e estudantes de artes, estudos sociais, pedagogia e comunicação, a observarem os produtos da sétima arte além do entretenimento, o Programa CinEscola promove um encontro que trará o cinema como ferramenta educacional. O I Fórum CinEscola – Interações, Audiovisual e Educação, acontece nos dias 02, 03, 30 e 31 de março, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena.

Serão 26 horas de atividades, pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e educação. O evento é gratuito e com capacidade para apenas 400 pessoas. Para garantir participação, basta se pré-inscrever até o dia 29 de fevereiro, pelo e-mail forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos. No primeiro momento, nomes de peso do cenário pedagógico, vão dividir suas experiências com os educadores e estudantes de como a utilização do cinema pode resultar numa boa ferramenta didática. Entre as presenças confirmadas, Moira Toledo, quecoordena desde 2004 o projeto Formação do Olhar do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Inês Teixeira, no momento uma das mais renomadas escritoras do país quando o assunto é cinema e educação.

Já na segunda etapa do evento, os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, que tragam como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório.

O fórum é uma realização do Programa CinEscola, que tem como responsável pela produção e comunicação, a produtora cultural Andréa Mota. O projeto foi aprovado pelo Edital do Audiovisual - Funcultura - Governo de Pernambuco, e conta ainda com a co-produção do Centro de Atitudes e da Eixo Audiovisual e apoio da Secretaria de Educação do Estado.

Programação I Fórum Cinescola – Interações, Audiovisual e Educação
TEMA: A FORMAÇÃO DO OLHAR
Dia 02/03 (sexta-feira) - 19h às 22h – Aprendendo a olhar
Dia 03/03 (sábado) - 9h às 12h – Ensinando a olhar / 14h às 16h – O audiovisual na educação cidadã

TEMA: O OLHAR ATIVO – O AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM
Dia 30/03 (sexta-feira) - 19h às 22h – O cinema na escola
Dia 31/03 (sábado) - 9h às 12h – Elaborando um projeto para uso na escola / 14h às 18h – Estimulando o olhar ativo.


Clique na imagem para ampliar





Serviço:
I Fórum CinEscola
Dias 02, 03, 30 e 31 de maço
Local: Centro de Formação de Educadores Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 – Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463.6662

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife