Mateus Alves lança seu primeiro CD autoral


Depois de concluir a Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco em 2011 e ser admitido no Mestrado em Composição do Royal College of Music, em Londres, Mateus Alves promove o lançamento de seu primeiro CD autoral, gravado na capital pernambucana em 2010. Dos ritmos pernambucanos mais emblemáticos ao serialismo, da escrita contrapontística ao livre improviso, as quatro obras do compositor e contrabaixista recifense dialogam de forma muito subjetiva com elementos pontuais da música popular presentes em cada composição do álbum.


Três grupos de câmara cujos integrantes participam da Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, e a própria orquestra, interpretaram as primeiras partituras do catálogo de Mateus, um dos poucos nomes de sua geração no País a lograr um álbum dedicado a suas próprias composições. Tal sucesso foi obtido graças à aprovação ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), em 2010, o qual financiou integralmente a iniciativa. Em contrapartida, todas as partituras e os áudios de Mateus Alves: Música de câmara e orquestral estão à disposição para download no site www.mateusalves.net – e o compositor já anuncia a finalização de mais sete peças de câmara impulsionadas pela estadia na Inglaterra.

Mateus Alves - natural do Recife, iniciou sua carreira musical aos 17 anos, tocando baixo elétrico em bandas de pop e rock instrumental recifenses. Em 2006, passou a cursar Licenciatura em Música na Uni­ver­si­dade Federal de Pernambuco. Desde então, pas­sou a estudar o con­tra­baixo acústico e partici­pou de diversos festivais – tanto de música eru­dita como de pop­u­lar – sendo sele­cionado em 2008 para integrar o naipe de contrabaixos da Orques­tra Sin­fônica Jovem do Conser­vatório Pernam­bu­cano de Música. Em 2009, passou a fazer parte da Orquestra Jovem de Per­nam­buco (de câmara), par­tic­i­pando de fes­ti­vais inter­na­cionais como o Virtu­osi, no qual acom­pan­hou diversos solistas brasileiros e estrangeiros. Atual­mente, cursa o Mestrado em Com­posição no Royal Col­lege of Music, em Londres.

Serviço:
Valor: R$ 25
Site oficial: www.mateusalves.net (Todas as peças estão disponíveis para download)
Mais informações pelo telefone (81) 8831-9700 ou pelo e-mail audicoes@gmail.com (Carlos Eduardo Amaral (assessor de imprensa).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii