Em “Tributo a Capiba”, Ariano Suassuna resgata músicas pouco conhecidas do compositor pernambucano

Ariano Suassuna. Foto: Alan Severo

Depois de percorrer todo o Estado com as aulas-espetáculo Nau, Chamada ao Piano e Romançário, o Secretário de Assessoria ao Governador, Ariano Suassuna, resgata parte da obra pouco conhecida de Capiba (Lourenço Fonseca Barbosa), um dos maiores compositores de Pernambuco. A nova aula, Tributo a Capiba, estreia nesta quarta-feira (21), às 21h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

“Quero mostrar as outras músicas de Capiba, aquelas que muita gente não conhece”, diz Ariano – que, mais uma vez, empresta ao Estado de Pernambuco sua formação de escritor e seu conhecimento de Cultura Brasileira para a concepção de um espetáculo gratuito. Como os outros, Tributo a Capiba também vai circular por todas as regiões de Pernambuco. O nome é uma alusão a música Tributo a João Pernambuco, composta por Capiba.


Músicas como Tu que Me Deste o Teu Cuidado, uma seresta criada a partir de um poema de Manuel Bandeira, Sino, Claro Sino, com poema de Carlos Pena Filho, entre outras, serão cantadas e dançadas pelo Grupo Arraial, criado por Ariano para desenvolver seu projeto de aulas-espetáculo. Entre as nove músicas, apenas uma é um frevo, ritmo pelo qual Capiba é mais conhecido: Tributo a João Pernambuco.

Ariano conheceu Capiba quando tinha pouco mais de nove, ainda em Taperoá, na Paraíba, graças a seus dois irmãos mais velhos, Saulo e João Suassuna. Os rapazes paraibanos moravam em uma pensão no Recife, onde o jovem compositor também vivia. Saulo, João e Capiba criaram então o grupo musical Bando Acadêmico do Recife. Numa das apresentações, Ariano escutou uma composição, criada a partir da poesia de Jorge de Lima, musicada por Capiba. Foi o seu primeiro contato com a poesia moderna.

Quando veio morar no Recife, Ariano e Capiba se tornaram grandes amigos, amizade que resultou em parcerias e mútuas influências, como nas músicas São os do Norte que Vêm e Cantiga de Jesuíno, ambas de 1967. Impressionado com a musicalidade do compositor capaz de criar frevos, serestas, choros e valsas, Ariano, aos 24 anos, escreveu um ensaio sobre a obra de Capiba, de quem se tornaria um grande amigo e também compadre, até a morte do músico, em 1997, aos 93 anos.

O trabalho de resgate das partituras e letras coube a Antônio Madureira, diretor musical do espetáculo, compositor como Capiba, violonista e integrante do grupo Arraial. Madureira fez uma intensa pesquisa junto ao acervo da Fonoteca da Fundação Joaquim Nabuco. A bailarina Maria Paula Costa Rêgo, responsável pelas coreografias, diz que optou por uma linguagem em que o fio condutor são as danças populares, buscando “o corpo e a dança” de cada um dos bailarinos do Arraial.

O espetáculo Tributo a Capiba será levado a diversas cidades do Estado, a partir de 2012, cumprindo o projeto de interiorização da cultura defendido pelo Secretário Ariano Suassuna, desde que iniciou seu trabalho no Governo Eduardo Campos, em 2007, tempo em que comandou a Secretaria Especial de Cultura.

Serviço
Aula-Espetáculo “Tributo a Capiba”, com Ariano Suassuna e Grupo Arraial
Local: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem
Data: 21/12 (Quarta-feira)
Horário: 21h
Entrada: Convite (no teatro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo