Casa da Rabeca comemora Natal popular com o 17º Festival de Cavalo Marinho

Foto: Ana Lira
A festa, com entrada gratuita, é um das poucas iniciativas que mantém vivo o tradicional folguedo. A Casa da Rabeca apresenta neste domingo (25), dia de Natal, a partir das 18h, mais uma de suas tradicionais festas: a 17ª edição do Encontro de Cavalo Marinho. A celebração é mais uma contribuição do espaço criado pelo saudoso Mestre Salustiano para manter vivo o folguedo natalino com atrações tipicamente nordestinas.  Estão confirmados na programação deste domingo (25): o Estrela Brilhante (Condado/PE), Estrela do Amanhã (Condado/PE), Estrela de Ouro (Condado/PE), Boi Pintado (Aliança/PE) e Boi de Ouro (Pedra de Fogo/PB).

Quem for à Casa da Rabeca para conferir as apresentações, terá a oportunidade de presenciar um verdadeiro espetáculo de cores, dança, teatro e poesia, tudo com total segurança, infraestrutura e estacionamento gratuito.  O evento conta com o patrocínio da Chesf, do Governo Federal e do Ministério da Cultura. Para fechar os festejos, a casa organiza a sua Festa de Reis, no dia 6 de janeiro, com um grande show de cultura popular.


Foto: Ana Lira

Tradicional – O Cavalo Marinho é um dos folguedos mais tradicionais de Pernambuco, destaque no período natalino, com apresentações que enchem os olhos pelo colorido, alegria e improvisação. Essa variação do Bumba-Meu-Boi reúne teatro, música, dança e poesia de uma forma harmoniosa e se caracteriza pelos movimentos variados, coreografias improvisadas e personagens divididos em categorias; animais, humanos e lúdicos, formando um elenco fantasioso. O auto é levado ao som de uma rabeca, de um pandeiro, de recos e ganzás.

Serviço:
17º Encontro de Cavalo Marinho e Festa de Reis

Local: Casa da Rabeca
(Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda)
Horário: a partir das 18h
Gratuito.
Informações: (81) 3371-8197

PROGRAMAÇÃO
Domingo (25) - Dia de Natal: Cavalo Marinho Estrela do Amanhã (Condado/PE), Cavalo Marinho Estrela Brilhante (Mestre Antônio Teles - Condado /PE), Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Biu Alexandre – Condado/PE), Cavalo Marinho Boi Pintado (Mestre Grimário – Aliança/PE) e Cavalo Marinho Boi de Ouro (Mestre Araújo - Pedra de Fogo/PB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo