Bibliotecas

Biblioteca de Casa Amarela 
Foto: Vitor Chaplin

 Texto Vitor Chaplin


Seg a Sex 8h às 17h
Surgidas na década de 1950, as bibliotecas públicas se tornaram referência cultural e historicamente foram um marco importante para a sociedade. Trouxeram acesso gratuito à produção intelectual, à literatura universal, além de se tornarem fonte de pesquisa, informação e espaços aconchegantes de convívio intelectual.

A Biblioteca de Casa Amarela (BPCA) foi inaugurada em 28 de janeiro de 1952, sob a administração de Antônio Pereira. Sua estrutura física, que ficou a cargo do arquiteto Heitor Maia Neto, foi considerada uma construção modernista e contou com um painel de Heitor Feijó em sua fachada. Há pouco tempo, a biblioteca passou a denominada Biblioteca Popular de Casa Amarela – Jornalista Alcides Lopes, numa homenagem prestada a esse jornalista que teve seu acervo pessoal doado por sua família em prol da cultura.

Acervo é diversificado e conta com mais de 13 mil exemplares. Com frequência média de 100 pessoas/dia e aproximadamente 35 mil usuários/ano, a biblioteca faz cerca de 9200 empréstimos domiciliares.

Para contar com os serviços da BPCA, o visitante pode fazer sua inscrição mediante a apresentação de documento de identidade, comprovante de residência atualizado e pagamento de taxa simbólica. Os visitantes Anderson de França e André Santana que usufruem da biblioteca desde agosto de 2003 usam o espaço para estudar e também fazem empréstimos de livros para estudar para concursos. Segundo eles, apesar da deterioração de alguns livros, o espaço supre a demanda atual de livros para estudo.

O usuário pode realizar suas pesquisas em um acervo que abrange várias áreas do conhecimento, entre elas, livros didáticos, poesia, teatro, literatura infantil, clássicos da literatura brasileira e universal, crônicas, técnicos, universitários, biografias, até jornais locais e revistas. Há destaques para obras infantis como clássicos de Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Paulo Caldas.

O espaço proporciona ainda a integração da comunidade com o universo da internet ao possibilitar que usuário faça suas pesquisas escolares e aperfeiçoe seus conhecimentos. Para isso, basta apresentar um documento de identificação.

A biblioteca ainda dispõe de calendário cultural promovendo encontros de poesias, exibição de filmes, oficinas de literatura, hora de conto, etc. O visitante também pode participar da ação Pegue & Leve, que é voltada para doação de livros para leitores. Neste mês, a ação acontece nos dias 23 e 30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil