11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte


A 11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte volta o olhar para si mesma ao escolher como tema 30 anos de Patrimônio Cultural: a Cidade e a Paisagem. O evento marca o início das comemorações do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido à cidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1982. Este ano, uma das maiores mostras coletivas de artes visuais do País, homenageia ainda o artista plástico José Cláudio, um dos mais importantes expoentes da pintura de paisagem no Brasil.


Nesta edição, o Olinda Arte em Toda Parte terá a participação de 311 artistas em mais de 70 ateliês espalhados pelas ladeiras. Durante 12 dias, pernambucanos e visitantes encontrarão uma grande galeria de arte, plural, servida em diversas técnicas, estilos e tendências, num banquete sensorial para todos os gostos. A programação também oferece oficinas abertas ao público, exposições, encontros poéticos, exibições de vídeos, varal fotográfico e debates; além de bares, restaurantes, ateliês permanentes, museus, igrejas e espaços criados especialmente para a mostra gratuita.

ABERTURA – Nesta quinta-feira (24), às 19h, será realizada a solenidade de abertura do Olinda Arte em Toda Parte, com individual do artista José Cláudio, no salão de exposição do Palácio dos Governadores. Logo após, as pessoas poderão fazer o circuito das outras quatro exposições que marcam a abertura do evento: Exposição em Homenagem ao Ateliê Coletivo, com a participação dos artistas Eduardo Araújo, Gil Vicente, Giuseppe Baccaro, Guita Chafriker, José Barbosa, José Claudio, José de Barros, Luciano Pinheiro e Samico, no Mercado da Ribeira; exposição Paisagistas de Olinda, que reúne os artistas Alberto Simões, Antenor Vieira de Melo, Humberto Magno, Laura Gondim, Liliane Dardot, Mané Tatu, Marcos Cordeiro, Maria Carmem, Marise Cirne, Rê Rodrigues, Roberto Ploeg, Tereza Costa Rêgo, Tiago Amorim e Walter Freitas, no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); exposição Os Naïfs, com Ceça Ramos, Edson de Carvalho, Elizângela da Palafitas, Inge do Amparo, Ivone Mendes, J. Calazans, Katia Ondina, Marcelo Lima, Marcos Amorim, Rubens Trindade, Sergio Vilanova, Shirley Lins e Zé Som, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco; e a exposição Pintores do Sobrado, com os artistas Álvaro Caldas, André Valença, Antônio Mendes, Armando Garrido, Fernando Areias, Marcelo Peregrino, Mauricio Arraes e Sandro Maciel.

Serviço:
11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte
De 24 de novembro a 4 de dezembro
Nas ladeiras do sítio histórico de Olinda
Gratuito
Mais informações: olindaarteemtodaparte.com.br

Comentários

  1. este foi o pior ano do arte em toda parte, mas uma vez a prefeitura de olinda decepciona os artistas locais, muito desorganizado o evento esta entregue as baratas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife