MÊS DAS BIBLIOTECAS!

Biblioteca Popular de Afogados
Seg a Sex 8h às 17h 
Além de disponibilizar o acervo de livros, sala de internet e sala de jogos, desenvolve permanentemente ações culturais.
Escritor de Plantão
17 9h às 12h
Conversando com Reinaldo Moura
Exposição de Obras
17  a 30
Obras de Reinaldo Moura.
Cinema às Quartas
08 14h
O filme As Mães de Chico Xavier, sob direção de Glauber Filho e Halder Gomes, retrata as histórias de três mães que veem sua realidade se transformar por completo... São elas: Ruth, cujo filho adolescente, Raul, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Théo; e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto com Chico Xavier.

Painel Temático – Exposições Mensais
02 a 30 – Guia das Profissões
10 a 30 – Exposição Junina
Pegue & Leve
27 8h às 17h
Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da Biblioteca.
Telecentro Comunitário
Seg a Sex 8h30 às 16h30

Biblioteca Popular de Casa Amarela
Seg a Sex 8h às 17h
Oferece grande acervo de literatura e didáticos para o público em geral. Realiza também diversas programações voltadas para crianças e adultos, incluindo projetos de incentivo à cultura. A Biblioteca dispõe de uma sala de internet que oferece acesso gratuito à rede, mediante agendamento.
Invenção de Poesia
14 15h
Recital coordenado por Rogério Generoso e Silvio Hansen que tem por objetivos divulgar novas expressões literárias, construir um ambiente favorável à apreciação e criação poética, levando ao espaço público da biblioteca autores da cena pernambucana, e promover a integração da literatura com outras expressões artísticas.
Vitrine do mês
14 15h
Homenagem ao poeta português Péricles Guardarroios.

Biblioteca Leitura nos Trilhos
Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a Sex 7h às 19h
Com mais de três mil livros, o espaço na estação do metrô põe à disposição do público de best-sellers a clássicos da literatura nacional e também de áreas específicas para o estudo acadêmico. O projeto é uma iniciativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTUONG) com o Instituto Brasil Leitor (IBL) que atualmente possui 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens no país. Em 2007, o Recife tornou-se a primeira cidade do projeto com uma unidade fora de São Paulo e já possui 4.560 associados, os quais, além de disporem de mesas para leitura no local, podem usufruir dos livros gratuitamente.

Centro de Documentação e Pesquisa João Santiago
Casa do Carnaval
Ter a Sex 9h às 17h
O espaço dispõe de um acervo de referência relacionado à história do Recife e das manifestações das culturas populares dos ciclos carnavalesco, junino e natalino. A Biblioteca possui mais de mil volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, atas, estatutos, cartas, notas de jornal, cartilhas culturais, catálogos, folders e mais de cem partituras de frevo. Conta também com material digitalizado para consulta disponível ao público, principalmente matérias de jornais da primeira metade do século XX, junto com CDs e DVDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, vídeos dos desfiles das agremiações carnavalescas, biografias, entrevistas transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre outros documentos que sedimentam o seu acervo.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Possui acervo composto de periódicos a obras de literatura clássica para consulta. Também é possível levar as obras para casa. Para tanto, o interessado precisa apenas apresentar carteira de identidade ou de estudante e comprovante de residência. Acesso gratuito à internet por rede sem fio.
Seg a Sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h
Biblioteca do Sesc Piedade
Seg 9h às 18h Ter a Sex 9h às 21h
Possui acervo de livros focado no Ensino Médio.
Ciclo Junino
10 a 30
Exposição de um Painel Informativo sobre o ciclo junino, com exposições de matérias e subsídios para pesquisas.

Biblioteca Francisco Meirelles – Sesc Santa Rita
Ação Cultural
10 19h
Encenação do conto “Noites Brancas”, do escritor russo Dostoievski.
Chorinho Classe A
25 16h
R$ 3
O Grupo Novos Rumos apresenta vários ritmos, entre eles, choro, frevo de bloco,  bolero...
Sesc na Cultura
Livraria Cultura
29 17h
Em parceria com a Livraria Cultura, o Sesc apresenta a cantora Naara.

Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
Seg a Sex 9h às 20h
Com o intuito de incentivar a leitura, o espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. O aluguel de livros pode ser feito mediante cadastramento.
Folguedos Juninos
13 a 30
Para comemorar as festas juninas, a Biblioteca do Sesc Santo Amaro promove a confecção de um painel explicativo sobre folguedos juninos, além de exposição de fogos de artifício e distribuição de cartilhas com dicas para evitar acidentes.

Biblioteca do Instituto Cervantes do Recife
Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h
Com acervo visual, textual e de áudio, a Biblioteca possui mais de duzentos títulos de filmes espanhóis e latino-americanos em DVD, obras de literatura catalã, galega e basca, além de textos de teatro, poesias, dicionários gerais e especializados, materiais para ensino de profissionais de negócios, turismo, medicina e direito, entre outras profissões, incluindo professores de espanhol. Para empréstimos é necessário fazer o cartão da Biblioteca.

30 18h
Com a Gerente da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Lúcia Roberta Guedes Alcoforado, o evento apresenta a temática Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – novos desafios.

Biblioteca Edson Nery da Fonseca – Senac
Possui acervo de mais de cinco mil livros didáticos e paradidáticos. Para consultar as obras, basta apresentar documento de identificação. Possui também uma Sala Multimídia aberta ao público para consultas.
Seg a Sex 8h às 13h; 13 às 20h

Biblioteca da Secretaria de Planejamento Participativo
A Biblioteca reúne publicações que contribuem para o conhecimento histórico da cidade. Entre as mais de seis mil publicações, os visitantes têm acesso a diversas áreas, como, por exemplo, administração municipal, demografia, ecologia, educação, economia e história. Também estão disponíveis para consulta um banco de imagens da cidade do Recife, a Hemeroteca, e uma coleção de CDs com uma base de dados de variadas áreas do planejamento.
Seg a Sex 8h às 12h; 13h às 17h

Biblioteca Multicultural Nascedouro
Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, além de literatura infantil e infanto-juvenil. A Biblioteca também possui livros didáticos, para pesquisa no local.
Seg a Sex 8h às 17h

Biblioteca e Hemeroteca Italiana
Grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Aberta ao público gratuitamente.
Ter a Sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h

Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares
Com acervo de três mil livros disponíveis para a comunidade, a Biblioteca tem como objetivo divulgar e expandir a cultura letrada de nosso povo e proporcionar interesse no prazer de ler.
Seg a sex 8h30 às 11h30; 14h às 17h; 19h às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil