Inscrições abertas para o primeiro encontro nacional do circuito independente de artes visuais

 

Irmã Brown / foto Walton Ribeiro

Já estão abertas as inscrições para o projeto “Dobradiça – 1º Encontro do Circuito Independente de Artes Visuais do Recife”, que pretende dar visibilidade às iniciativas auto-organizadas por artistas, curadores, pesquisadores, críticos, educadores, dentre outros agentes da arte. Os interessados podem se inscrever por meio do Instagram da Galeria Maumau (@maumaugaleria) ou pelo site www.maumaugaleria.com. O evento, gratuito, será realizado entre os dias 16 e 24 de outubro na Galeria Maumau, no bairro do Espinheiro, com realização de palestras, oficinas, intervenções artísticas sobre artes visuais e a importância da manutenção dos coletivos de arte. O lema “Os coletivos precisam estar juntos pensando em soluções que sirvam para todos”, dá o tom de cooperação e entendimento do projeto. 

Entre as palestras confirmadas, estão “Circuitos autônomos nas artes visuais: reflexões, articulações, desejos, ativismos” (com Newton Goto); “Artista-etc, hermenêutica do artista, arte conceitual” (Ricardo Basbaum); “A história da auto-organização no campo da arte em Recife” (Joana D’Arc Lima); “As políticas públicas para o circuito de arte independente” (André Aquino); e “Arte, comunicação e poder” (Ana Lira). 

O Dobradiça também vai oferecer oficinas e intervenções artísticas realizadas pelo Grupo Risco!, Carni, Pão e Tinta e Coletivo Mutirão. Além de uma reunião de gestores e gestoras de coletivos de arte independente. 

ODobradiça - 1º Encontro do Circuito Independente de Artes Visuais do Recife é financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) e está inserido no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC-PE), do Governo de Pernambuco.

 

PROGRAMAÇÃO | PROJETO DOBRADIÇA

OUTUBRO 2021

Mila - Oficina Pão e tinta
Sábado | 16.10

09h – 17h | Introdução às Técnicas Artísticas

Oficina e Intervenção Coletivo Pão e Tinta com Mila Barros, ShellOsmo e Cigana

Vagas: 15

 

Domingo 17.10

09h a 11h | Prática de dança afro contemporânea, 

Oficina e Intervenção Coletivo Carni com Victor Limår

14h – 18h |Risco Dobrado

(Sessão com transmissão aberta ao público a partir das 16h30)
Oficina e Intervenção Grupo Risco! com Bruna Raphaella e Vi Brasil

Vagas: 15

 Segunda-feira | 18.10

19h
Palestra 1: Circuitos autônomos nas artes visuais: reflexões, articulações, desejos, ativismos.

Palestrante: Newton Goto

Sinopse: A partir de pesquisas e produções próprias realizadas pelo artista/pesquisador desde 2001 relacionadas aos circuitos autônomos de artes visuais no Brasil, entre as quais os projetos CCTV, Circuitos compartilhados, Livre-troca e Rotação de culturas, articulam-se reflexões sobre as estratégias de atuação empreendidas por diversos agenciamentos produtivos, buscando compreender suas motivações, pensamentos críticos, desejos de liberdade e de transformação. Esse legado de experiências torna-se contexto referencial de diálogo para novas articulações coletivas, desejos de futuro, atuações sobre o presente. 

Duração: 90 minutos 

Vagas: 20 


Terça-feira | 19.10

19h(videoconferência)

Palestra 2: Artista-etc, hermenêutica do artista, arte conceitual 

Palestrante: Ricardo Basbaum

Sinopse: Discussão em torno da produção de si como artista, em contato direto com a economia do circuito de arte, envolvendo questões do território da autogestão e problemas da arte conceitual.  

Duração: 60 minutos 

Vagas: 20 

 

Quarta-feira | 20.10

19h

Joana D Arc Lima

Palestra 3
A história da auto-organização no campo da arte em Recife 

Palestrante: Joana D’Arc de Souza Lima

Sinopse: A partir de pesquisa própria, serão apresentadas e contextualizadas algumas das muitas iniciativas auto-organizadas por artistas na região metropolitana de Recife ao longo dos séculos XX e XXI. 

Duração: 60 minutos

Vagas: 20 

 

Quinta-feira 21.10

19h
Palestra 4: As políticas públicas para o circuito de arte independente 

Palestrante: André Aquino

Sinopse: Serão apresentadas e debatidas as atuais políticas públicas de fomento para o circuito de arte independente. Além disso, será discutida a possibilidade de criação de um novo ator coletivo que represente o circuito independente na arena política do Recife. Duração: 60 minutos

Vagas: 20 

 

Sexta-feira | 22.10

19h
Palestra5: Arte, comunicação e poder. 

Palestrante: Ana Lira 

Processos de criação e articulação. As suas diversas funções e as relações de poder que permeiam o campo da arte e o mundo. Ações e estratégias para fortalecer redes de artistas e profissionais negrodescendentes no campo da arte. 

Duração: 60 minutos

Vagas: 20

 

Sábado 23.10

14h – 18h |Lambuzeira de Guerrilha

Oficina e intervenção Mutirão com Arthur Braga e André Valença

Vagas: 15 

Domingo 24.10

9h – 12h #TECNOLOGIAASERVICODAPOESIA - Debate e expressividade
Oficina e intervenção Coletivo Carni com Kalor Pacheco

Vagas: 15

15h – 19h | Roda de Gestorxs

Vagas: 20

Com Ariana Nuala (Carni + Trovoa), Pedro Stilo e Maria Rocha (Coletivo Pão e Tinta), Bruna Raphaella (Risco!), Arthur Braga (CEÇA + Mutirão), Maira Endo (Córtex + Hipocampo) e Irma Brown (Galeria Maumau).
Participantes: serão convidados(as) para a reunião, gestores(as) de iniciativas de arte auto-organizadas sediadas em Recife e arredores.

Temas em estudo:

Representatividade e articulação política; Compartilhamento de agenda e divulgação de eventos; Eventos conjuntos e compartilhamento de custos; Compartilhamento de recursos de qualquer tipo; Compartilhamento de serviços.

Observação: após a confirmação dos presentes na reunião, será preparado e compartilhado um documento com informações e links sobre todas as iniciativas participantes. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo