"Projeto Ler pra Ser" capacita jovens para contação de histórias e implanta biblioteca comunitária em Manari - Pernambuco

Projeto Ler Pra Ser \ Fotos_Jennyfhem Mendonça 

 Ação visa contribuir para a redução dos Índices de Desenvolvimento Social e Humano, por meio do acesso gratuito à leitura, à cultura e novos conhecimentos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, de áreas rurais e urbanas, do Estado


Após passar pela cidade de, de Joaquim Nabuco (Mata Sul), agora, será a vez de Manari (Sertão), ser contemplada com ação do Projeto Ler Pra Ser. A iniciativa, pioneira, tem como proposta atuar na inclusão cultural e na transformação social, de crianças, adolescentes, jovens e adultos, de cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Social e Humano, do Estado. A realização do projeto é da produtora cultural e empreendedora social, Eliz Galvão, por meio da Liga Criativa, com incentivo do Governo do Estado, e recursos do Funcultura. 


Com a ideia de formar novos leitores e escritores nas cidades, o projeto consiste na doação de uma ‘Caixa de Histórias’ - uma espécie de biblioteca ambulante, que vai circular pelos espaços públicos, de áreas rurais e urbanas de Manari, como pontos de cultura, sede de agremiações culturais, praças, associações e a própria casa dos moradores, levando conhecimento, diversão e rodas de diálogo. A caixa decorada, feita em madeira e com rodinhas, conta com uma estrutura de 3m². Dentro dela, um acervo especial, na qual reúne 50 livros físicos e audiolivros. As publicações visam atender público infantil, juvenil e adulto, e, também, pessoas com deficiência, já  que incluem recursos de acessibilidade em Braille e Libras. 


Em Manari, o projeto acontece a partir desta terça-feira (25) e segue até quinta-feira (27). Lá, a programação se concentra no Sítio Alto do Morcego, s/n, zona rural, no horário das 08 às 12h. As crianças de 08 a 10 anos, que moram na área, vão poder participar da oficina de contação de histórias, ministrada pela equipe de arte-educadores do projeto. Quem tiver, entre 13 e 15 anos, vai assistir a oficina de mediação de leitura. 


A coordenadora do projeto, Eliz Galvão, explica que a iniciativa visa ser um instrumento de atuação na desigualdade social, do conhecimento e da cultura, que se faz tão real, no atual momento do País. “Eu acredito que, a educação, somada ao poder da cultura, serão fundamentais para que possamos assegurar o direito dessas crianças e comunidades poderem conquistar novos conhecimentos para transformarem suas vidas e o lugar que nasceram e vivem. Estamos escrevendo uma nova história na vida de cada participante, e lugar que é contemplado com o projeto. ”, destaca. 


Balanço - Desde março deste ano, o Projeto ‘Ler Pra Ser’ inaugurou duas novas bibliotecas. A primeira delas foi em Passira e, em seguida, Limoeiro, ambas na região Agreste. Juntas, distribuíram um total de 100 livros. Além disso, formou mais de cem crianças, adolescentes e jovens, nas oficinas de mediação de leitura e contação de histórias.  


Serviço


O quê: Projeto cultural de promoção à leitura leva implantação de bibliotecas comunitárias para municípios pernambucanos

Quando: 25 de outubro

Onde: Joaquim Nabuco ( Mata Sul) e Manari  (Sertão)

Instagram: @ligacriativa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda