No Dia do Frevo, Paço do Frevo comemora 12 anos com show de Nena Queiroga e convidados
![]() |
| Paço do Frevo Foto Hugo Muniz-Paço do Frevo |
Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, museu terá acesso gratuito e funcionará das 10h às 21h30, com vivências de música, dança, visitas mediadas e show
O Paço do Frevo tem dois grandes motivos para uma programação festiva nesta segunda-feira, 9 de fevereiro. É o Dia do Frevo e a data em que o museu completa 12 anos de portas e janelas abertas como espaço de referência da manifestação que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade. É dia de festa e de Frevo, é dia de vivências de música, dança, visitas mediadas às exposições e de show de Nena Queiroga e convidados.
Para a celebração, o equipamento da Prefeitura do Recife, gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, oferece acesso gratuito e amplia o horário de visitação: das 10h às 21h30, em um oferecimento do Mercado Livre, patrocinador do museu. O Carnaval do Paço tem o apoio da Pitú e CBN Recife.
"São 12 anos de Paço do Frevo, em uma parceria bem-sucedida entre a Prefeitura do Recife e o idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, desde 2014. Seguimos com o compromisso contínuo de salvaguardar os saberes, histórias e tradições dessa manifestação cultural tão rica e Patrimônio Cultural do Brasil e do mundo durante todo o ano, mas também de fomentar o novo e esperançar futuros para o Frevo e cultura popular pernambucana. Já são mais de 1,3 milhão de visitantes no nosso museu, que é vivo como o Frevo o é, e queremos mais", comemora Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo.
Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização do Frevo, o Paço realizará ações gratuitas ao longo do dia. Começa com as "Doses de Frevo", visitas mediadas pelos educadores do museu para o público espontâneo. Durante o passeio, serão apresentadas as exposições em cartaz: "Frevo Vivo", mostra principal que ocupa parte do térreo e o 3º andar apresentando um recorte do Frevo de hoje e seus territórios; "Frevo pra Vestir", dedicada ao universo das fantasias e adereços; e "Maestros - Retratos da Folia", com imagens de maestros que lideram tradicionais orquestras de Frevo, pelas lentes do fotógrafo Arthur Canavarro. Haverá sessões às 10h30, 11h30, 14h30 e 15h30.
Também estão programadas atividades de dança e música para proporcionar ao público experiências práticas com o ritmo. Vão acontecer vivências, que são aulinhas curtas, de música, às 14h, 14h40, 15h20 e 16h, e de dança, às 18h, 18h30, 19h e 19h30. Não é necessário inscrição prévia e pessoas de todas as idades são bem-vindas.
À noite, a festa em celebração ao Frevo ultrapassa os muros do Paço e se estende pela Praça do Arsenal da Marinha, onde um palco estará montado para o show da cantora Nena Queiroga. Uma das vozes mais reconhecidas do Frevo, hoje, Nena vai receber Ylana, Flaira Ferro, Rafa Grun, Orquestra Malassombro, Robertto, Coral Edgard Moraes e os passistas do projeto Você e Eu no Frevo. Será a partir das 20h.
No repertório de Nena Queiroga estarão clássicos como “Chuva de Sombrinhas”, composição dela em parceria com André Rio, e mais conhecida pelo refrão “Ai, que calor”, e também sua música nova, “Eu Só Quero Ser Feliz”, de autoria da artista com Gigi Cerqueira, lançada para este Carnaval, comprovando a contínua renovação do Frevo.
“Celebrar o Frevo é um compromisso da gestão municipal nos 365 dias do ano. E o Paço do Frevo é uma prova disso. O lugar de uma tradição tão genuína, declarada patrimônio cultural do Brasil e da humanidade, é perto do povo, nas ruas e em cima dos palcos. Mas também dentro dos museus, nos espaços expositivos e formativos de arte, com portas abertas o ano inteiro. Antes, durante e depois do Carnaval: todo dia é de Frevo, na cidade onde o ritmo nasceu e o passo aprendeu a voar”, afirma a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale.
DIA DO FREVO - Foi em 9 de fevereiro de 1907, no Jornal Pequeno, do Recife, que se leu pela primeira vez a palavra “frevo”, nomeando o patrimônio que é parte importante da identidade cultural do nosso povo. Cem anos depois, em 9 de fevereiro de 2007, o ritmo recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E em 2014, na mesma data, foi inaugurado o Paço do Frevo, que dá registro e continuidade à história.
SOBRE O PAÇO DO FREVO - O Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife, com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2026 o museu tem o papel de mantenedor do Nubank, o patrocínio do Mercado Livre, o apoio do Itaú, Globo e White Martins, Novotel Recife Marina como hotel parceiro, e Parceria de Mídia da Globo e Rádio CBN Recife.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 9 DE FEVEREIRO
Visitação às exposições
Das 10h às 21h30. Acesso gratuito.
Vivências de música
Às 14h, 14h40, 15h20 e 16h. Acesso gratuito.
Vivências de dança
Às 18h, 18h30, 19h e 19h30. Acesso gratuito
Show de Nena Queiroga e convidados
Às 20h. Na Praça do Arsenal da Marinha, em frente ao museu. Acesso gratuito
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 11h às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

Comentários
Postar um comentário