Grupo Pipoquinha inicia atividades do ponto de cultura

Pipoquinha - Foto divulgação

Uma programação especial vai acontecer nesta quinta feira, 12 de fevereiro, a partir das 14h, na sede do Ponto de Cultura Pipoquinha: Cultura, Arte, Educação e Cidadania, que fica localizado à Rua Costa Sepúlveda, 341, Engenho do Meio, Recife/PEO evento é o pontapé inicial das ações do projeto contemplado no edital Rede Municipal de Pontos de Cultura de Recife, uma iniciativa do Ministério da Cultura, Política Nacional de Cultura Viva, Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura (SECULT) e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). Crianças, jovens e adultos, além dos idosos, com ou sem deficiência, podem participar, gratuitamente, da programação que começa com a concentração do Bloco Pipoquinha na Folia, ocasião em que será apresentado o espetáculo de Teatro Musical A metamorfose da borboleta e o Boi Pipoca. Ao final da apresentação, todos estão convidados a sair em cortejo até a Praça do Engenho do Meio, retornando à sede em seguida para comemorar os 15 anos do Bloco Pipoquinha na Folia e os 51 anos do Palhaço Pipoquinha (Contato 81 98867.0587).

A peça tem seu início marcado pela transmutação da atriz e cantora Fátima Marinho no Palhaço Pipoquinha, metamorfose acompanhada pelo público presente, que também é convidado a participar da incorporação da personagem, ajudando a pintar o rosto e a vestir a indumentária. A encenação é um musical que une as técnicas do teatro de atores com o teatro de bonecos. Fátima Marinho, alem de atuar como atriz e cantora, responde pela autoria e direção do espetáculo. Completam a equipe os músicos/atores: Israel (saxofone), Jeymerson (trombone), Douglas Tavares (bateria) e Ramos Costa (percussão). Técnico de som, filmagem e fotografias: Roberto JM. Bicicleta sonora: Valfrido.

Ao longo deste ano de 2026 o Ponto de Cultura Pipoquinha vai oferecer varias atividades formativas, entre elas o Curso de Iniciação Musical (teoria e prática), que será ministrado entre os meses de março e outubro, tendo a professora doutora Fátima Marinho como responsável por esta turma. Ainda no segmento musical, o projeto oferecerá também o Curso de Canto Popular, a ser disponibilizado entre os meses de abril e novembro, sob a orientação da professora Monica Muniz. O ultimo curso a ser oferecido será o de Capoeira Angola, a ser ministrado pelo mestre Jorge Ferreira, de maio a dezembro. Complementando o cardápio das ações formativas, o Ponto de Cultura Pipoquinha programou também a realização de duas oficinas, ambas com carga horária de 20 h/a. Uma destas oficinas será a de Criação e Confecção de Bonecos com material reciclável (sucata), a ser desenvolvida entre os meses de março e abril, tendo como instrutora a atriz e bonequeira Maria Oliveira. Já o mestre Antero Assis será o instrutor da Oficina de Criação e Confecção de Bonecos de Espuma, programada para acontecer entre maio e junho.

Cada uma destas atividades ocupara apenas um dia na semana, ou seja, as aulas de cada um dos cursos e oficinas, serão ministradas semanalmente, com carga horária diária de 3h/a. Nenhuma destas atividades acontecerá simultaneamente, o que facilitará a participação dos interessados em mais de um curso ou oficina. Maiores informações e inscrições direto no Instagram do Ponto de Cultura Pipoquinha @fatimapipoquinha, pelo fonezap 98867.0587 ou email fatimamarinhoegrupopipoquinha@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocalho do Neno reúne Bell Marques, Luiz Caldas, Maestro Spok e Sambadeiras no Recife Antigo

Podcast Criar e Realizar ensina, na prática, como elaborar e gerir projetos culturais

ONG CasaRosa realiza Bazar Solidário em clima de Carnaval