Pontes do Recife viram galeria de arte a céu aberto

 

Galeria Josué de Castro

Fortalecendo o compromisso sociocultural e o lema de “levar cores para todos”, a Tintas Iquine em parceria com a Prefeitura do Recife e um coletivo composto por mais de 27 artistas pernambucanos, realiza a revitalização das Pontes do Pina e do complexo viário em torno do shopping Rio Mar Recife. O projeto intitulado de “Galeria Flutuante Josué de Castro” visa agregar valor às paisagens urbanísticas, transformando-as através de cores e desenhos para embelezar a cidade. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de trazer acessibilidade à cultura e apropriação dos espaços pelos moradores ribeirinhos.

Ao todo serão mais de 10 mil m² de área renovados e que ganham notoriedade, onde cada artista terá a liberdade para criar seus painéis, presenteando os passantes com uma grande avenida de obras de arte. A Tintas Iquine foi responsável pela doação de materiais para as intervenções artísticas, que promete se tornar um novo cartão postal da cidade.

O artista Shell Osmo, curador da galeria, diz se orgulhar da proposta. “A minha relação com as pontes veio da infância e a ideia é justamente trazer um olhar para as edificações de forma mais carinhosa, se apropriar dos espaços da cidade e aumentar a visibilidade de artistas locais”, conta. “Levando em consideração que apenas 30% da população frequenta galerias de arte, queremos ampliar esse alcance e promover passeios de barco com esse atrativo de visitar as obras”, completa.

Galeria Josué de Castro

A Tintas Iquine possui um vasto histórico de apoio a projetos envolvendo arte urbana em Pernambuco. “Só no ano de 2023, contribuímos com a pintura de três megamurais em locais de grande circulação da cidade, participamos ativamente da Feira Art PE que promoveu uma ação de pintura ao vivo, patrocinamos a mostra ‘A Cara do Brasil”, na Casa Criatura, em Olinda, e, recentemente, concluímos a revitalização da quadra do COMPAZ, no Alto Santa Terezinha”, enumera a gerente de Marketing e Inovação do Grupo Iquine, Magaly Marinho. “O objetivo é dar maior visibilidade a pontos estratégicos e motivar artistas, criando pontos de destaque em meio a paisagem urbana, além de incentivar a sociedade a aproveitar melhor a cidade e ter orgulho de pertencer à sua localidade”, continua.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho