Queima da Lapinha tem pastoril, cortejo e encontro de blocos na Várzea nesta sexta-feira

Folguedo tradicional reúne moradores e visitantes do bairro

pelo segundo ano consecutivo nesta sexta-feira, 06, Dia de Reis

O Pastoril das Meninas Encantadas renova a tradicional Queima da Lapinha, encerrando o ciclo natalino no bairro da Várzea, nesta sexta-feira (dia 6), quando se comemora o Dia de Reis. Este ano, a partir das 19h, o evento será aberto pelas “Véias do Pastoril”, personagens criados na comunidade por integrantes do folguedo. Após a atuação das “Véias”, haverá apresentação das pastoras, que em seguida desfilam em cortejo, a partir da rua Francisco Lacerda, com destino ao largo da Igreja Matriz do bairro, onde ocorrerá a queima.

Como rege a crença popular, momentos antes da queima, todas as pessoas presentes podem deixar pedidos ao menino Jesus, para que sejam consumidos pelo fogo, e assim, acabem concretizados. Com o ato finalizado, será a vez do encontro com o Bloco Lírico Flores do Capibaribe, que conduzirá o público até a sede do pastoril, abrindo a temporada dos festejos carnavalescos na localidade. A partir daí, o espaço ficará livre para o Frevo que vai ocupar a noite. 

A veia Taioba e meninas ao fundo

As primeiras apresentações do Pastoril das Meninas Encantadas ocorreram em 2019, resultado da atuação conjunta entre moradores, pais, incentivadores e organizadores. Em janeiro de 2022, o grupo apresentou as “Véias do Pastoril”, personagens até então inéditas em pastoris. Em suas apresentações, as “Véias” figuram como guardiãs dos valores das mulheres, levantando a bandeira do empoderamento feminino

O Pastoril das Meninas Encantadas é uma homenagem a Dona Maria de Badeco, antiga moradora e organizadora de pastoril na rua Francisco Lacerda, que faleceu em 2009. Figurinos e adereços, desde a concepção até a produção, são feitos por moradores do bairro, familiares de integrantes, vizinhos e amigos da comunidade.

A Queima da Lapinha da Várzea é realizada pelo Peixe Beta Espaço Cultural, mães, pais, vizinhos e amigos da comunidade. O evento tem apoio do Simpere (Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife), Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco) e do Bloco Lírico Flores do Capibaribe.

Fotos: Sori Galtama

SERVIÇO: QUEIMA DA LAPINHA DA VÁRZEA

DIA: sexta-feira – 06/01

HORA: a partir das 19h

Local:  Rua Francisco Lacerda, 131 – cortejo até a Igreja Matriz da Várzea

 

Contatos: Beta Ferralc – (81) 98865 3825

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sarau das Artes acontece neste final de semana

Clássico do teatro pernambucano, Um Sábado em 30, retorna ao Teatro do Parque em duas únicas apresentações

Recife sedia 1ª Copa Nordeste de MC’s entre todos os nove estados da região, com destaques nacionais e batalhas mistas