Recife sedia 1ª Copa Nordeste de MC’s entre todos os nove estados da região, com destaques nacionais e batalhas mistas



 24 artistas autorais da rima disputam o título regional neste domingo (18 de janeiro), às 16h, no Compaz Eduardo Campos (bairro Alto Santa Terezinha); a entrada é gratuita, com presença de campeões nacionais e maioria de MC’s de Pernambuco 


A realização da I Copa Nordeste de MC’s, com batalhas mistas e assinatura do coletivo Boca no Trombone,  já entra para a história das batalhas pernambucanas de rima, celebrando sempre o movimento hip hop, a cultura de rua e arte periférica autoral. Neste domingo (18 de janeiro), o título regional é disputado por 24 artistas da improvisação, — reunindo todos os nove estados da região — no Compaz Eduardo Campos, que fica no bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade. A entrada é gratuita e começa às 16h

Vale destacar que Pernambuco é maioria na presença de MC’s para a disputa, com sete finalistas (Hogue, Vitú, Dith, Neto, R Prince, Rick e representante da seletiva de Vitória de Santo Antão). O detalhe é que a disputa regional na Capital pernambucana traz oito atuais campeões estaduais e consequentemente representantes no Duelo de MC’s Nacional 2025. São eles: Vitú (PE), Japa (BA), JBethoven (SE), Rank (PB), Frizzy (RN), Snart (CE), Felinho Nordestino (PI) e Épico (MA). Vitú, Japa, Épico e Rank, por exemplo, alcançaram o feito de ficar entre os oito melhores rimadores autorais do Brasil em 2025. 


O trio de jurados para a Copa Nordeste está escalado com Pedrin, Ed Black e Kbral, todos pernambucanos e envolvidos há muitos anos com a cultura urbana. Eles foram os escolhidos para analisar cada verso dos duelos. Já o DJ Rennan (PE) assume o som das batalhas, a partir de uma curadoria musical de beats, com essa seleção estratégica de batidas instrumentais criando uma identidade sonora. 


A Copa Nordeste de MC’s tem produção independente tanto do coletivo Boca no Trombone como da Batalha do Trombone, com a parceria das Batalhas do Bueiro (SE), do Indefinido (PI), do Cejota (RN), da Center City (AL), da Paz (PB), da Beirahell (CE), da Grade (PE), na Várzea (PE), do Sítio Histórico (PE) e Iburaclan (PE), e o apoio da News da Gang (mídia de trap, rap e funk) e da Befly Agência de Turismo. A do Trombone, inclusive, ocorre tradicionalmente toda terça-feira, na comunidade de Água Fria, exatamente no Campo do Barreirão, Zona Norte do Recife. 


“Durante dez anos da Batalha do Trombone, construímos relações com artistas e coletivos de toda a região Nordeste, e então chegamos a essa ideia de juntar tantas potências artísticas da rima. É sempre importante celebrarmos as conquistas coletivas que fortalecem a cultura hip hop e a arte periférica, a exemplo da criação da Copa Nordeste de rima”, destaca Maria Dinda, produtora cultural e organizadora da Batalha do Trombone. 


Essa edição de abertura da Copa Nordeste surge justamente das dez seletivas realizadas por diversas cidades em janeiro de 2026 (de 03 a 16/01), sobretudo pelas capitais, entre elas Recife (PE), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL). Ao mesmo tempo por municípios do interior, como Vitória de Santo Antão (PE) e Parnaíba (PI). Em Pernambuco, houve duelo na Região Metropolitana do Recife (RMR), em Olinda e em Igarassu. 


“Diante da dimensão do projeto, já é uma articulação histórica e representativa, inclusive por a disputa regional ser em Pernambuco. As batalhas classificatórias ocorreram a partir de inscrições com valores simbólicos entre R$ 5 e R$ 25, ajudando assim nos custos para a viagem da final no Recife. A riqueza cultural do Nordeste tem relação direta com a rima improvisada, justamente por conta da existência do repente”, explica Dinda. 


Confira cada destaque


Campeão nacional 


Morador do bairro de Cajazeiras, em Salvador, o baiano Japa chega ao Recife para a Copa Nordeste após o título do Duelo de MC’s Nacional, conquistado em novembro de 2025, em pleno Viaduto Santa Tereza, onde sempre é realizado o nacional, no centro de Belo Horizonte/MG. Além disso, ele é o único MC de batalha de rima do país campeão estadual cinco vezes consecutivas (pentacampeão). 


Campeão pernambucano


Vitú, natural de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Norte de Pernambuco), entra na disputa do regional como atual campeão do Duelo de MCs PE e representante pernambucano no Duelo Nacional de MC’s. Ele tem três títulos estaduais (2018, 2023 e 2025), além de ter ido quatro vezes para o nacional, sendo uma delas na vaga de repescagem pelo estadual na temporada 2020/2021. 


Diversidade


Entre as seletivas de Pernambuco para o regional está a da Diversidade, com a presença de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e PCDs, sendo vencida por Dith, de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife). Vale lembrar que ela esteve entre as mulheres que disputaram o Duelo de MCs PE, justamente porque houve uma seletiva inclusiva, essa também conquistada pela artista camaragibense.  


Mulheres


Além de Dith, a alagoana Melanina representa a rima feminina na Copa Nordeste. Natural de Maceió, ela é a atual campeã estadual da Seletiva da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop (FNMH2BR).  


I COPA DO NORDESTE DE MC'S - SERVIÇO


Data: 18 de janeiro de 2026 (domingo)


Local: Compaz Eduardo Campos (Avenida Aníbal Benévolo, S/N - bairro Alto Santa Terezinha, Recife/PE)


Horário: 16h


Entrada: gratuita


Jurados: Pedrin, Ed Black e Kbral


DJ: Rennan


Lista de finalistas por estado da I Copa Nordeste de MC’s 


PE - Hogue, Vitú, Dith, Neto, R Prince, Rick e representante da seletiva de Vitória de Santo Antão (destaques: Vitú é o atual campeão estadual; Dith é a atual campeã da Seletiva da Diversidade) 


BA - Japa e Monarka (destaque: Japa é o atual campeão nacional e pentacampeão estadual)


SE - Hellbala e JBethoven (destaque: JBethoven é o atual campeão estadual; Hellbala é o vencedor do estadual 2024)


AL - Kire, Melanina e Teteu (destaque: Melanina é a atual campeã da Seletiva da FNMH2BR)


PB - Clow e Rank (destaque: Rank é o atual campeão estadual)


RN - Frizzy  e Nick (campeões estaduais 2025 e 2024 respectivamente)


CE - Tonhão, Martin e Snart (destaque: Snart é o atual campeão estadual)


PI - Felinho Nordestino e Milenio (destaque: Felinho é o atual campeão estadual)


MA - Épico (destaque: atual campeão estadual)



Lista das seletivas no mês de janeiro de 2026 para a I Copa do Nordeste 


03/01 - Batalha da Grade/PE (DDD 081)

04/01 - Batalha do Bueiro/SE (DDD 079)

04/01 - Batalha do Indefinido/PI (DDD 086)

06/01 - Batalha do Cejota/RN (DDD 084)

07/01 - Batalha da Center City/AL (DDD 082)

08/01 - Batalha na Várzea/PE - seletiva da Diversidade (DDD 081)

10/01 - Batalha da Paz/PB (DDD 083)

10/01 - Batalha do Sítio Histórico/PE (DDD 081)

12/01 - Batalha Iburaclan/PE - seletiva com duas vagas (DDD 081)

13/01 - Batalha da Beirahell/CE (DDD 085)


Ficha técnica


Realização e produção: Coletivo Boca no Trombone e Batalha Boca do Trombone 


Produção executiva e técnica: Maria Dinda 


Assistência de produção: Eloizwe, Adelaide Santos, Pato e Otho 


Audiovisual e transmissão ao vivo: Jacaré Filmes


Técnica de áudio: Ed Wav


Assessoria de imprensa: Daniel Lima


Parceria: Batalhas do Bueiro (SE), do Indefinido (PI), do Cejota (RN), da Center City (AL), da Paz (PB), da Beirahell (CE), da Grade (PE), na Várzea (PE), do Sítio Histórico (PE) e Iburaclan (PE)


Apoio: News da Gang (mídia de trap, rap e funk) e Befly Agência de Turismo

Conheça @copanordestedemcs bit.ly/4qrod2l 

Conheça @batalhadotrombone bit.ly/4bB9tcs 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias: Oficina Francisco Brennand reúne programação especial para crianças e adolescentes em janeiro

Centro Arrecifes da Cidadania inicia 2026 com cursos gratuitos de inclusão produtiva e digital

NESTA QUARTA-FEIRA TEM ESQUINA DO FREVO