Cepe lança Memórias de um motorista de turnê, de Paulo André Pires


 Autor relata suas experiências com bandas com quem caiu na estrada, como Chico Science e Nação Zumbi. O lançamento será dia 13 de agosto, às 16h , no Centro de Artesanato de Pernambuco

Dos posts do Instagram para as páginas de um livro. Assim nasceu Memórias de um motorista de turnê, do produtor musical Paulo André Pires, criador do festival de música Abril pro Rock. O livro de 164 páginas será lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) dia 13 de agosto, às 16h, no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife. São relatos das experiências de Paulo como produtor, tradutor e motorista nas diversas turnês internacionais que realizou com as bandas que produzia, principalmente com Chico Science & Nação Zumbi, além de Devotos, Mestre Ambrósio, Cascabulho, Cabruêra (PB) e Dj Dolores & Orchestra Santa Massa. Isso faz do livro também um registro histórico da cena musical recifense dos anos 1990, e configura ainda uma homenagem aos 30 anos do Manguebeat, celebrados este ano. 


Colecionador desde a infância, Paulo André é dono de uma memorabília preciosa daquela década.  “Quando vejo os objetos, as fotos, os flyers, as fitas-demo, eles me trazem lembranças não só de situações como dos próprios diálogos”, declara o autor no prefácio do livro, que é rico em fotografias. Paulo André conta que foi graças a essas memórias que, no início da pandemia de covid-19, criou uma página no Instagram e começou a relatar suas lembranças.


Como as dos três anos em que viveu em São Francisco, na Califórnia (EUA), na década de 1980, onde trabalhou dirigindo uma van para recolher carrinhos de supermercado. De volta ao Recife, Paulo conta sobre o período em que teve a loja de discos Rock Xpress, e sobre quando começou a produzir shows e dirigir nas turnês. Nesses momentos ele revela histórias íntimas de bastidores com os músicos que produzia, e também com bandas nacionais e gringas com as quais interagiu. “Espero que essas lembranças de um motorista de turnês possam gerar um pouco mais de interesse pela memória musical através da memorabilia, palavra pouco usada e pouco conhecida no Brasil”, escreve Paulo André. 


Serviço:

Lançamento do livro Memórias de um motorista de turnê (Cepe Editora), de Paulo André Pires

Quando: 13 de agosto

Onde: Centro de Artesanato de Pernambuco (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife)

Horário: 16h

Preço: R$ 50 (livro impresso); R$ 20 (e-book)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões