Exposição de estamparia Brise se inspira na arquitetura moderna tropical


 
Divulgação
A mostra de Rita Azevedo e Mariana Pinheiro tem abertura no dia 22 de janeiro, às 19h, no Espaço Cícero Dias, do Museu do Estado e fica em cartaz até 1 de março. Público pode contar com ações de interatividade e a visitação é de segunda a sexta das 10h às 17h e sábado e domingos das 14h às 17h.
Idealizada pela figurinista Rita Azevedo e a designer gráfica Mariana Pinheiro a exposição "Brise", é composta por dez estampas que provoca a percepção da morte prematura da arquitetura moderna em edificações de Pernambuco, que teve como inspiração o livro "Obituário Arquitetônico - Pernambuco  Modernista" (2007), de Luiz Amorim.
O trabalho da dupla, que tem incentivo do Funcultura, se inspira no alerta do autor, que pontua o desaparecimento precoce de exemplares significativos da produção arquitetônica, artística e cultural de passado recente. Rita e Mariana levam para os tecidos formas e traços de brises soleils, jardins, pergolados, plantas livres e cobogós, fazendo referência ao conforto ambiental trazido por arquitetas e arquitetos no início do século XX, adaptando o movimento ao clima tropical brasileiro, e relembrando a importância destes elementos à organicidade da vida local e da conexão entre pessoas, natureza e edifícios.
A exposição é formada por nove colunas de tecidos em algodão de 6,5 metros de comprimento e 90 centímetros de diâmetro, penduradas no salão central do espaço Cícero Dias, aproveitando a iluminação natural das clarabóias presentes no teto do museu. O processo de impressão utilizado para compor as estamparias é a serigrafia, marcada por uma cartela de cores que foge às primárias comuns à arquitetura modernista, fazendo assim uma leitura atual e cheia de frescor. As dez estampas presentes foram nomeadas de Brise (título da mostra), CobogóPergoladoNaturezaCurva, Helicoidal, Norte, Agenciamento, Fachada e Humana.
Além das colunas para a apreciação da obra, Rita e Mariana propõem dois momentos interativos com o público. O primeiro é uma projeção de ilusão ótica, oferecendo ao visitantes a experiência de observar edificações modernistas em Pernambuco em seus projetos originais e, controladas por um interruptor, a incidência de imagens em azul e vermelho, revelando a mesma edificação em tempos atuais. “Isso leva o público a compreender a descaracterização do patrimônio arquitetônico, e, de certa forma, conscientizar sobre a importância da preservação do que nos resta para o reconhecimento dos outros e de nós mesmos como povo, nação”, colocam as autoras, que projetarão imagens de edifícios como a antiga sede da IBM, atual Tribunal Regional Eleitoral, na Avenida Agamenon Magalhães. A segunda ação interativa disponibilizará ao público papéis em tamanho A3, que estarão ao lado de carimbos grandes com cinco formas desenhadas pelas expositoras, onde cada pessoa poderá carimbar e montar livremente sua própria estampa. Os papéis serão aplicadas nas paredes, propondo ao público co-autoria da exposição.
Serviço:
Exposição Brise, de Rita Azevedo e Mariana Mesquita
Espaço Cícero Dias, do Museu do Estado
Abertura dia 22 de janeiro, às 19h. Fica em cartaz até 1 de março de 2020.
Horário de visitação: segunda a sexta das 10h às 17h e sábado e domingos das 14h às 17h.
Aberto ao público


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa