Alto José do Pinho recebe a batalha de MC’s Rimativa

MC Tiger / Divulgação


O evento gratuito acontece neste sábado (21) e tem como objetivo integrar várias linguagens artísticas e proporcionar acesso à cultura aos jovens
Raciocínio rápido, controle de emoção e postura. Essas são algumas das características fundamentais para se sair bem numa batalha de MCs, quando rappers se enfrentam no mano a mano. Essas habilidades poderão ser conferidas na a 1ª Batalha Rimativa que acontece neste sábado (21), às 16h, a praça Amaro Lopes, localizada no Alto José do Pinho. O evento gratuito tem como objetivo integrar várias linguagens artísticas e proporcionar acesso à cultura aos jovens.
O campeão do evento garante vaga na jornada de MCs do Festival Rec n´Play que acontece entre os dias 2 e 5 outubro. Além da batalha, o público também vai poder participar da oficina de reciclagem e meio ambiente oferecida pelo coletivo Autosustentável, poderá conferir o show da banda Aliados CP e performance poética de Jailson Poesis. O evento é organizado pela produtora Beat Malungo e tem o apoio do Coletivo Intercambio e projeto Autosustentável.
Os participantes se enfrentam em duelos eliminatórios até chegar à final. Os MCs realizam uma série blocos de rimas e respostas. Quem vencer duas etapas ganha. Caso haja empate, há um terceiro round. A avaliação será feita pelos MCs, Maria Helena e Maggo MC e o voto do júri popular, composto pelo público, que “faz barulho” para um ou outro participante. O comando do som ficará com o DJ Big e a apresentação do MC Tiger. “Entre os quesitos de avaliação estão o nível de ataque e resposta, a contextualização, a métrica e o flow das rimas, a autenticidade com que a pessoa canta e a postura como se comporta durante a batalha” explica o organizador do Evento, o MC Tiger.
Batalhas - As batalhas de Mcs, também conhecida como duelo de Freestyle, são encontros de hip hop onde dois mestres de cerimônia (MC's) batalham entre si com rimas improvisadas. Elas surgiram enquanto o Hip hop dava seus primeiros passos em meados dos anos 70 no subúrbio de Nova York que enfrentavam diversos problemas sociais como: pobreza, racismo violência, falta de infraestrutura e os jovens encontravam nas ruas refúgio para o lazer.  Foi o DJ Kool Herc que introduziu modo de cantar como forma de expressão e discurso. Esse contexto foi o pontapé inicial para o surgimento do RAP, que significa rhythm and poetry (ritmo e poesia). As batalhas de rimas chegaram ao Brasil na década de 90 juntamente com o Hip hop. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo foram percursoras na expansão da cultura de rinha de freestyle, mas foi no Rio de Janeiro, em 2003, que o evento se tornou mais organizado, com o surgimento da Batalha do Real criado por Aori Sauthon, que por sua vez influenciou grandes nomes como Criolo a criar a Rinha de Mcs em SP.

Serviço:
Data: Sábado- 21 de setembro de 2019
Horário: 16h
Local: Praça Amaro Lopes- Alto José do Pinho
Valor: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa