Circuito Faísca chega a Olinda com “livros estranhos”, poesia visual e música experimental

Quem leu leu | Foto Faisca/Divulgação

 Festival de Publicações Experimentais de Belo Horizonte estreia n’A Casa do Cachorro Preto com exposição “Quem Leu Leu”, de Preto Matheus


Olinda recebe um encontro dedicado aos livros que desafiam formatos, linguagens e modos tradicionais de leitura. Nos dias 14 e 15 de agosto, A Casa do Cachorro Preto será palco do Circuito Faísca. A programação tem como destaque a exposição “Quem Leu Leu”, do artista, designer e editor mineiro Preto Matheus, além de feira de publicações independentes, debates e performance de música experimental. Toda a programação de abertura tem entrada gratuita.

Um livro que vira exposição

Preto Matheus é destaque da poesia visual e da arte urbana. Sua pesquisa cruza design, matemática, tipografia e cultura urbana, tendo como referência a linguagem gráfica da pixação.

“Quem Leu Leu” nasceu originalmente como um livro de artista, com páginas soltas reunidas em uma caixa. A obra reúne 67 poemas visuais, produzidos ao longo de nove anos, e utiliza a tipografia criada pelo artista a partir da estética do pixo.

Na exposição, as páginas do livro ganham grandes dimensões e transformam-se em painéis, criando um percurso visual que convida o público a observar, interpretar e decifrar os poemas. O trabalho integra a Coleção Livro de Artista da UFMG, principal acervo do gênero na América Latina. “Quem Leu Leu” representa, assim, uma investigação sobre os limites entre escrita e imagem e sobre outras formas possíveis de leitura. 

Dois dias de encontros

A programação começa na sexta-feira (14), às 18h, com a abertura da exposição. Às 19h, Preto Matheus participa do debate “O Enigma Visual”, ao lado da curadora Helen Murta. Eles discutem o livro, e a tipografia desenvolvida pelo artista, escrita experimental, letramento visual e novas possibilidades para as publicações e para a criação artística.

No sábado (15), das 13h às 19h, a Casa recebe a segunda edição da feira Se Fizer Sol, com curadoria de Rodrigo Acioli e Joana Pena, da Titivillus Editora. A feira reúne artistas, editoras e microeditoras independentes e aposta em produções que fogem dos padrões industriais, com livros, zines, fotolivros, cartazes, opúsculos e livros de artista.

Participam Editora Pó de Estrelas, Editora Porta Aberta, Editora Tamuatá, Editora Vacatussa Elefantes na Sala, faísca.lab, Livrinho de Papel Finíssimo, Preto Matheus e Titivillus Editora.

Às 16h, o debate “Páginas da Outra Dimensão” reúne Jão, João Lin e Raoni Assis para discutir as possibilidades de experimentação nas publicações contemporâneas.

O encerramento acontece às 19h, com a performance ARRANHANDO O RUÍDO, de livre improvisação musical, realizada por Cesar G. Berton, na guitarra elétrica, João Lin, no baixo, e Sérgio Godoy, no teclado. A apresentação combina notas, ruídos, aleatoriedades, instrumentos preparados e manipulações eletrônicas e analógicas.


Sobre Preto Matheus

Designer, artista, editor e agente cultural, Preto Matheus atua há mais de duas décadas no cenário independente de Belo Horizonte. É um dos fundadores da SQN Biblioteca, editora criada em 2018 dedicada à confluência entre livros-objeto, cultura urbana e escrita experimental.

Também é co-criador do coletivo 4e25, desenvolve projetos gráficos e identidades visuais para publicações, eventos e iniciativas musicais, ministra ações formativas e atua como guitarrista e compositor.

SERVIÇO

CIRCUITO FAÍSCA – QUEM LEU LEU, DE PRETO MATHEUS

Local: A Casa do Cachorro Preto

Rua Treze de Maio, 99, Carmo – Olinda/PE

SEXTA-FEIRA – 14/08

18h Abertura

19h – Debate “O Enigma Visual”, com Preto Matheus e Helen Murta

Discotecagem: Ari Falcão


SÁBADO – 15/08

13h às 19h – Feira Se Fizer Sol

16h – Debate “Páginas da Outra Dimensão”, com Jão, João Lin e Raoni Assis

19h – Performance ARRANHANDO O RUÍDO, com Cesar G. Berton, João Lin e Sérgio Godoy

Discotecagem: Gabriel Mago

Exposição em cartaz: até 13 de setembro de 2026

Realização: Faísca Festival de Publicações Experimentais

Patrocínio master: Petrobras

Apresentação: Ministério da Cultura e Petrobras

Recursos: Lei Rouanet e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duos

Recife recebe lançamento de pesquisa que dará origem ao documentário sobre o legado de Naná Vasconcelos