Giras da Memória reúne vozes femininas de quilombos e museus em Olinda
![]() |
| As palestrantes Vilma Carijó, Julia Morim, Marileide Alves e Andala Quituche. |
Programação gratuita em Otraz debates, mostra audiovisual e expedição cultural a partir desta quinta-feira
O Museu Guitinho da Xambá encerra nesta quinta-feira (25) o primeiro Ciclo Formativo do Programa Educativo Sociocultural Giras da Memória. Até o sábado (27), o Centro de Arte e Cultura Grupo Bongar (CAC Bongar), em Olinda, recebe debates, mostra audiovisual e expedição cultural com foco no protagonismo feminino e nas memórias coletivas. Toda a programação é gratuita.
A agenda começa no dia 25, às 18h30, com a mesa Gira Palavras, que debate “Mulheres e Memórias Coletivas” com Marileide Alves, do CAC Bongar/Museu Guitinho da Xambá, e Vilma Carijós, do Daruê Malungo. Na sexta-feira (26), a programação tem ínício às 17h30 com a mostra Cine Erê Sankofá (Gira Sustentabilidade), que exibe quatro curtas-metragens. Logo depois, às 18h30, a mesa Gira Experiências reú́ne Andala Quituche, do Museu das Tradições do Cavalo Marinho, e Julia Morim, do Museu da Parteira, no debate “Mulheres das Memórias. Memórias de Mulheres”. O encerramento ocorre no sábado (27), das 9h às 12h, com a Gira Mundo — expedição ao Museu das Tradições do Cavalo Marinho, em Aliança (PE).
O recorte desta etapa propõe uma revisão crítica do papel feminino na história, questionando o apagamento das mulheres nas narrativas oficiais. Segundo a coordenação do programa, o resgate dessas trajetórias é fundamental para compreender a identidade e a resistência de comunidades tradicionais. O próprio Quilombo Xambá do Portõ do Gelo é reflexo prático dessa dinâmica, constrúdo e preservado pela atuação de liderancas como Maria Oyá e Severina Paraı́so, a lendária Mãe Biu.
O Programa Giras da Memória é uma produção da Cultivação — memória, educação e ecologia e do Museu Guitinho da Xambá, em parceria com o CAC Bongar, com apoio institucional do Museu do Homem do Nordeste (Fundaj). A iniciativa foi incentivada pelo Edital nº 008/2023 de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos da Lei Paulo Gustavo Pernambuco.
SERVIÇO
Evento: 3ª Gira do 1º Ciclo Formativo do Programa Giras da Memória
Data: De 25 a 27 de junho de 2026
Local: CAC Bongar (Quilombo Urbano da Xambá, Olinda - PE)
Programação:
25/06 (18h30 às 21h30) — Gira Palavras: Marileide Alves (CAC Bongar/Museu Guitinho da Xambá) e Vilma Carijós (Daruê Malungo).
26/06 (17h30 às 18h15) — Gira Sustentabilidade: Mostra Cine Erê Sankofá (No Terreiro de Glória, No Ińcio do Mundo, Eu Sou Raiz e Kutala).
26/06 (18h30 às 21h30) — Gira Experiências: Andala Quituche (Museu das Tradições do Cavalo Marinho) e Julia Morim (Museu da Parteira).
27/06 (09h00 às 12h00) — Gira Mundo: Expedição ao Museu das Tradições do Cavalo Marinho (Aliança - PE).
Entrada: Gratuita
Informações: www.girasdamemoria.com

para falar de memória
ResponderExcluirnão basta apenas viver
mas saber as histórias
pensando antes de crer
felipe puxirum