Frevo em show, bate-papo e formação para educadores, dias 28 e 29 de maio, no Paço do Frevo e tem Roda de Capoeira das Mulheres, dia 30

Paço do Frevo - crédito Lucas Carneiro

Passo a Paço com Tonho das Olindas | 28/5, às 14h

Professores e gestores das redes pública e privada de ensino estão convidados a participar da edição de maio do Passo a Paço, projeto do museu, patrocinado pela White Martins através da Lei Rouanet, que terá como tema "Tecnologias do Corpo: Relações entre Passo e Capoeira". O Mestre Tonho das Olindas, fundador do grupo Frevo, Capoeira e Passo e recentemente contemplado com o Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco, abrirá diálogo sobre o passo como uma tecnologia social e corporal desenvolvida para a sobrevivência e afirmação da identidade negra. A formação busca relacionar o Frevo e a Capoeira como instrumentos de resistência política e social através de momentos teóricos e práticos, fundamentando o passo como uma ferramenta pedagógica essencial para uma educação antirracista. As inscrições são gratuitas em @pacodofrevo.

Hora do Frevo: show com Valdemir Silva, Rodrigo Samico e Pedro Simões | 29/5, às 12h

A música instrumental e experimental ganha espaço no projeto Hora do Frevo, que recebe o encontro vibrante do flautista e saxofonista Valdemir Silva com o multi-instrumentista Rodrigo Samico e o pandeirista Pedro Simões. O show propõe um mergulho sonoro onde o Frevo é pulsação, vertigem e celebração. O repertório transita entre frevos inéditos e autorais e releituras de grandes clássicos, além de versões de Choro, Bossa, Jazz e MPB recriadas em arranjos que atravessam o Frevo. Nesse encontro entre tradição e invenção, o trio leva o ritmo para um lugar de criação, onde a linguagem se renova sem perder suas raízes. A entrada é gratuita.

Desvendando Mestras e Mestres com Maestro Lúcio Henrique | 29/5, às 15h

Maestro Lúcio - Divulgação

Músico, professor, regente e diretor musical do Grêmio Musical Henrique Dias, o maestro Lúcio Henrique vai contar sua história de vida e de Frevo dentro do projeto Desvendando Mestras e Mestres. Para participar do bate-papo, basta chegar e abrir os ouvidos e coração para sentir os ensinamentos de Lúcio Henrique Vieira da Silva, que se dedica à missão de ensinar Frevo a jovens olindenses de baixa renda no grêmio que é um importante espaço de formação musical e salvaguarda do gênero. Estudantes de escolas municipais do Recife também estarão na plateia, aprendendo com a trajetória de entrega e amor ao Frevo.

Roda de Capoeira das Mulheres | 30/5, às 15h

Fechando o mês de maio, o Paço do Frevo recebe a Roda de Capoeira das Mulheres, em ação da Abadá Capoeira aberta ao público. A estrutura de comando da roda, com uma capoeirista mulher à frente da articulação, sinaliza o lugar que o grupo vem dando ao protagonismo feminino dentro de uma manifestação historicamente marcada pela presença masculina. A atividade integra a programação do Recife das Mulheres, frente de ações da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife voltada à promoção de direitos e ao enfrentamento da violência de gênero. Além da prática cultural da Capoeira, a programação contará com um momento de diálogo e conscientização, com participação de palestrantes. Não é necessário inscrição prévia.

SERVIÇO


Projeto Passo a Paço: "Tecnologias do Corpo: Relações entre Passo e Capoeira"
Quinta-feira, 28/5, às 14h: com Mestre Tonho das Olindas e o grupo Frevo, Capoeira e Passo. Voltado a professores e gestores da rede de ensino. Inscrições gratuitas em @pacodofrevo

Projeto Hora do Frevo: show com o trio Valdemir Silva, Rodrigo Samico e Pedro Simões
Sexta-feira, 29/5, às 12h, entrada franca

Projeto Desvendando Mestras e Mestres com Maestro Lúcio Henrique
Sexta-feira, 29/5, às 15h, entrada franca

Roda de Capoeira das Mulheres
Sábado, 30/5, às 15h, entrada franca, mediante ingresso do museu

Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, 91, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 11h às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

Comentários