Exposição virtual Mukua revela novas perspectivas sobre os baobás de Pernambuco

 

Fotos Mateus Guedes

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG), o fotógrafo, diretor e pesquisador pernambucano Mateus Guedes, em parceria com a produtora cultural Ana Sofia, desenvolveu o projeto “Mukua”, uma pesquisa fotográfica teórico-prática que lança um olhar artístico, sensível e contemporâneo sobre os baobás de Pernambuco, árvores centenárias que atravessam o tempo como símbolos de ancestralidade, resistência negra e memória viva do território. Os registros integram uma exposição virtual acessível, com audiodescrição, já disponível no site (www.osbaobás.com.br).


“Mukua” é o nome dado aos frutos do baobá e inspira a proposta do projeto: captar, por meio da fotografia, a personalidade, a história e a relação simbólica de cada árvore com os espaços e com as pessoas que convivem com ela. O trabalho busca revelar os baobás não apenas como elementos da paisagem, mas como sujeitos históricos, guardiões de narrativas e afetos.

O registro fotográfico foi realizado com o uso combinado de câmeras digitais, analógicas e instantâneas (polaroid), conferindo às imagens um caráter mais orgânico e experimental. Ao final da pesquisa, foram selecionadas aproximadamente 30 fotografias, que integram a exposição virtual. O ambiente digital oferece ao público uma experiência informativa e emocional, apresentando uma perspectiva inédita sobre os baobás existentes em Pernambuco.

O projeto contemplou o registro de baobás já mapeados anteriormente por Mateus Guedes. Ao todo, 13 árvores estão localizadas no Recife, incluindo exemplares emblemáticos como o Baobá da Praça da República, o Baobá da Faculdade de Direito e o Baobá do Jardim do Baobá, nas Graças. A pesquisa também se estendeu a outros territórios do estado, com o registro de três baobás seculares em Ipojuca, entre eles o Baobá da Vila de Nossa Senhora do Ó, com mais de 300 anos de existência, considerado uma verdadeira relíquia da flora brasileira. O percurso incluiu ainda os municípios de Vicência, na Zona da Mata, e Limoeiro e Sanharó, no Agreste, ampliando o olhar sobre a presença e a diversidade desses gigantes ancestrais em contextos urbanos e rurais.

Como ação de contrapartida social, o projeto promoveu uma visitação guiada ao Baobá do Jardim do Baobá, na Zona Norte do Recife, com alunos do 7º ano da Escola Municipal Marechal Rondon, localizada em Tejipió. A atividade contou com o acompanhamento do professor de História Davi Costa, que conduziu uma explanação sobre a origem do baobá, seus múltiplos significados, sua importância histórica e cultural, a relação com o período da escravidão e a simbologia da árvore no imaginário popular. Durante a visita, também foi abordada a relação do baobá com o Rio Capibaribe, às margens do qual o parque está localizado. Ao final da atividade, os estudantes participaram de um momento de convivência, com lanche oferecido pelo projeto.

O “Mukua” dá continuidade a uma pesquisa ampla e continuada desenvolvida por Mateus Guedes desde 2019, quando iniciou, de forma independente, o estudo sobre os baobás de Pernambuco. Em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, e em 2022, através do Funcultura, em parceria com Ana Sofia, Mateus dirigiu o projeto Raízes, primeiro mapeamento audiovisual dos baobás do Estado, reunindo registros detalhados sobre o contexto geográfico, social e simbólico dessas árvores. O material também está disponível no site (www.osbaobás.com.br). Mais recentemente, a dupla assinou o curta documental Jardim Ancestral, que vem circulando em festivais de cinema e tem lançamento previsto para 2027.

O projeto contou com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de fotografia, produção cultural, design e acessibilidade, reunindo diferentes olhares e experiências na construção da exposição.


FICHA TÉCNICA:
Realização: Mateus Guedes e Ana Sofia (Tempoo)
Fotógrafo/Pesquisador: Mateus Guedes
Produção executiva: Ana Sofia
Produção: Ana Autran (NAM)
Assistência de produção: Vitor Pessoa e Rafael Cavalcanti
Design e webdesign: Estúdio Meio Fio
Direção criativa: Sombra
Acessibilidade: Daniele França
“Mukua” é uma produção conjunta das produtoras Tempoo, Deriva e NAM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife recebe congresso inédito de observação de aves e aposta no turismo de natureza

Desengaiola reúne grandes nomes do samba da Lapa carioca no Alma Arte Café, em Olinda

Exposição “Onde moram os sonhos”, de Marina Zardo, chega ao centro do Recife com pinturas em óleo sobre tela e bordadas a mão