O universo do cordel para crianças de todas as idades em podcast
Projeto recifense aposta no formato podcast para apresentar a literatura de cordel ao público infantil
Uma iniciativa poética e sonora está encantando crianças de todas as idades: o CordelCast, novo podcast infantil criado pela cordelista e contadora de histórias Mari Bigio, foi lançado com a proposta de apresentar o universo da literatura de cordel em episódios narrados, musicados e produzidos com efeitos sonoros que despertam a imaginação.
Com episódios quinzenais e duração entre 4 e 10 minutos, o podcast traz histórias inéditas de autoria de Mari Bigio e também de outras cordelistas convidadas — todas mulheres, recifenses ou radicadas no Recife — como Ângela Paiva, Érica Montenegro e Susana Morais. Além de terem suas histórias narradas, as autoras também participam com breves falas sobre seus trabalhos, ampliando o repertório cultural e afetivo das crianças ouvintes.
A cada episódio, trilhas e ambientações sonoras criadas especialmente para cada narrativa transportam as crianças para diferentes universos — da fantasia à reflexão, da festa ao acolhimento. O projeto ainda inclui uma edição especial ao final de cada trimestre: o Cordel para Meditar, uma meditação guiada no formato rimado, com texto e voz de Mari Bigio, voltada para o bem-estar emocional infantil.
O CordelCast é acessível: os textos narrados estarão disponíveis no site maribigio.com, garantindo acesso às pessoas surdas. Toda a identidade visual do projeto é assinada por Murilo Silva, e a edição de som, vinhetas e trilhas são criadas pela artista sonora Lígia Fernandes.
Aprovado pela Lei Aldir Blanc - PNAB Recife, o CordelCast está disponível gratuitamente nas principais plataformas de áudio. Com temas que acompanham o calendário cultural e social — como Carnaval, São João, Dia da Mulher, Meio Ambiente e Consciência Negra — o podcast também pode ser um recurso valioso para pais, educadores e escolas que desejem trabalhar conteúdos culturais de forma lúdica e engajadora.
“A ideia é apresentar o cordel como um território de afeto, imaginação e pertencimento para as infâncias, conectando tradição e linguagem contemporânea”, afirma Mari Bigio.
A literatura de cordel é um gênero literário popular, geralmente encontrado em folhetos com poemas em rimas, frequentemente ilustrados com xilogravuras e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN em 2018.
Essa forma de expressão cultural é muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é passada de geração em geração, fortalecendo as tradições orais e a memória popular. Além da importância cultural, o cordel também é reconhecido pela sua capacidade de abordar temas relevantes para a sociedade, como conquistas, sofrimentos, amores e a realidade do sertanejo.
Serviço

Comentários
Postar um comentário