CAIXA Cultural Recife recebe temporada do espetáculo “Para Meu Amigo Branco”

Para meu amigo branco | Foto Afroafeto

 Abordando a questão do racismo no ambiente escolar, montagem será apresentada em seis sessões, entre os dias 20 e 29 de novembro

  

A CAIXA Cultural Recife recebe em novembro, de 20 a 22 e de 27 a 29 (quintas, sextas e sábados), o espetáculo “Para Meu Amigo Branco”. Transportando o debate sobre racismo para o ambiente escolar, a montagem fará seis apresentações na capital pernambucana. A temporada tem patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil.

 

A peça estreia na quinta-feira (20), às 18h. Nas demais apresentações, o horário será às 20h. As sessões dos dias 21 e 28 (sextas) contarão com intérprete de libras e debate, após o espetáculo.

 

A trama se desenrola a partir de uma confusão entre colegas de sala, que termina com uma garota de oito anos sendo vítima de racismo. Enquanto a escola prefere tratar o episódio como bullying, seu pai, interpretado por Marcelo Dog, entra em cena para convencer a comunidade escolar de que a situação foi ainda mais grave. O impasse ganha novos contornos quando um pai branco, interpretado por Fernão Lacerda, inicialmente solidário à causa, muda de comportamento, ao descobrir que seu filho é o responsável pela agressão.

 

A direção é de Rodrigo França que assina, com Mery Delmond, a dramaturgia do espetáculo. Inspirado no livro homônimo do jornalista e ativista social Manoel Soares, o texto confronta personagens brancos e negros sobre a questão do racismo e suas implicações na vida cotidiana de todos.

 

“A peça clama por dignidade, defendendo que só é possível respeitar o outro se enxergarmos a humanidade dele”, defende o autor e diretor Rodrigo França. “Queremos provocar reflexões e debates que vão além do palco, ecoando na vida cotidiana, para que possamos mostrar as fissuras da sociedade, que está longe de ser justa e igualitária”, pontua.

 

Nesse embate entre passado e futuro, vítimas e algozes do preconceito, o público não fica só assistindo e também acaba entrando em cena, para compor o ambiente escolar mobilizado ao redor do debate, enquanto os personagens circulam pela plateia, durante o desenrolar da trama.


A peça “Para Meu Amigo Branco” está em circulação pelo país desde 2023 e já subiu aos palcos do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de melhor cenário.



Serviço:

[EspetáculoPara Meu Amigo Branco

Local: CAIXA Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Estreia: 20 de novembro (quinta), às 18h

Temporada: dias 21 e 22/11 e de 27 a 29/11 (quinta, sexta e sábado) - 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei), à venda no site CAIXA Cultural

 

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 80 minutos

Informações: Instagram @caixaculturalrecife

 

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

* As sessões dos dias 21 e 28 contarão com intérprete de libras e debate, após o espetáculo.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24º Festival Recife do Teatro Nacional apresentará 24 espetáculos: 16 inéditos na cidade

Intercâmbio entre Brasil e Senegal leva arte como resistência em Festival de teatro na África

História de Preta é exibido no São Luiz no Mês da Consciência Negra