Iza do Amparo apresenta exposição Geratriz_Iza em Olinda

Iza do Amparo| Fotos Dayse de Holanda

Exposição marca lançamento de coleção de ladrilhos hidráulicos da artista com design de Moa Campelo, além de apresentar obras originais.  

A artista plástica Iza do Amparo e o designer Moa Campelo apresentam o resultado do diálogo entre a pintura e o design de superfície na exposição  Geratriz_Iza. A mostra traz uma coleção de ladrilhos hidráulicos e a série de obras originais de Iza do Amparo que inspiraram a criação da coleção. A exposição é aberta no dia 18 de outubro (sábado), das 15h às 17h, na Galeria 1 do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A entrada é gratuita.

O projeto Geratriz_Iza tem incentivo pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

A mostra é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual, por meio da audiodescrição da coleção e da experiência tátil, facilitada pelos monitores ao longo do período de visitação da exposição. 

Ao longo de mais de 50 anos de produção artística, seja em trabalhos de caráter figurativo ou geométrico, Iza criou centenas de estampas de forma artesanal. As obras se caracterizam pela criação de uma célula geratriz que, ao se repetir de forma modular, compõe uma padronagem. 

Na exposição Geratriz_Iza, o visitante conhecerá oito padronagens de ladrilhos hidráulicos, as obras originais de Iza do Amparo, moldes confeccionados para o fabrico dos ladrilhos e mockups de cada padronagem concebida.


CRIAÇÃO - Idealizada com a proposta de manter ao máximo a composição das obras de Iza, a coleção de ladrilhos Geratriz_Iza tem como conceitos norteadores a organicidade, assimetria, conexão, identidade gráfica entre as peças. 

Moa Campelo assina o design da coleção. O designer pesquisa há anos novos padrões para o artefato usado tradicionalmente na arquitetura.

Composta por doze cores, a coleção foge do uso habitual de um único modelo de ladrilho para a formação de um piso. As ‘pedras’ estampadas podem ser rotacionadas e mescladas a lisas, possibilitando diferentes composições.

Ao término da exposição, os catálogos da coleção estarão disponíveis na rede social Instagram do Ateliê Iza do Amparo (@atelie_izadoamparo) e da LadrilhOlinda (@ladrilholinda), responsável pela produção da coleção.

PRESERVAÇÃO - O ladrilho hidráulico é um artefato de memória, presente em boa parte das edificações situadas no Sítio Histórico da cidade e a criação da nova coleção incentiva a preservação e a continuidade do seu uso. Para isso, o projeto Geratriz_Iza  renova os padrões e colabora com a manutenção do ofício de artesãos que se dedicam a confecção de ladrilhos hidráulicos.

Outro propósito do projeto foi impulsionar criativa e economicamente diferentes agentes culturais de Olinda, valorizando e fortalecendo a cadeia produtiva do município. Para tal, uma parceria foi firmada com a LadrilhOlinda, que se dedica a fabricar ladrilhos hidráulicos com a missão preservar a técnica centenária de produção, valorizando o processo artesanal. 

SAIBA MAIS

Iza do Amparo

Maria Luiza Mendes Lins reside e atua em Olinda há mais de 40 anos. Tamanha e sua identificação com a cidade escolhida para viver, que seu nome artístico, Iza do Amparo, carrega o nome da rua e do bairro onde mora.

Inspirada nas fachadas das casas do Sitio Histórico de Olinda, em seus quadriculados de azulejos, em motivos praieiros, botânicos e em outros tantos elementos da cidade patrimônio, a artista criou, ao longo de sua trajetória, dezenas de símbolos gráficos facilmente reconhecíveis por viajantes e moradores que desejam ter um pedaço de Olinda em suas casas. Talvez isso explique, a consolidação de seu ateliê, localizado na rua do Amparo, 159, como um ponto de referência, uma parada obrigatória de turistas brasileiros e estrangeiros, pesquisadores e estudantes de artes que visitam Olinda.

Nos trabalhos de Iza do Amparo também é marcante a presença do princípio modular e da consequente formação de padronagens. Criadas de forma artesanal pela artista, as estampas de Iza vem sendo reproduzidas ou adapatadas na concepção designs de superfície e aplicadas em suportes diversos. Além dos ladrilhos hidráulicos resultantes do projeto Geratriz_Iza, as grifes Período Fértil e Rush Praia lançaram coleções de moda a partir de obras da artista.   

Moa Campelo

Designer gráfico formado em 2008 pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE com a monografia Conexão – Novos Desenhos em um Chão de Casa de Avós, focado na produção de novos padrões para ladrilhos hidráulicos, Moa Campelo é também gravurista, marceneiro, construtor, inventor, fotógrafo amador e ilustrador. Seu trabalho frequentemente apresenta soluções manuais e artesanais aplicadas ao gráfico, misturando analógico e digital. 

LadrilhOlinda

A LadrilhOlinda foi fundada em 2016, com a missão de preservar a técnica centenária de produção de ladrilhos hidráulicos, valorizando o processo artesanal e manual de seu fabrico. Apaixonadas pelo artefato, suas proprietárias acreditam que o legítimo mosaico cimentício centenário é uma obra de arte que merece ser preservada e valorizada em sua forma original. Razão pela qual, além de produzir novos padrões para a ‘pedra’, a LadrilhOlinda é especialista na restauração e personalização de pedras de reposição. 

Nos últimos anos, a empresa se dedicou, entre outros trabalhos, ao restauro dos ladrilhos hidráulicos do Teatro do Parque, da Igreja da Boa Viagem, da Estação Ferroviária de Caruaru e da Igreja Matriz de São Félix Cantalice, na Paraíba.


Serviço:

Exposição Geratriz_Iza, de Iza do Amparo e Moa Campelo

Local: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Galeria 1

Abertura: Dia 18 de outubro (sábado), das 15h às 17h

Visitação:De 19 de outubro a 18 de novembro - 

De terça-feira a domingo, das 09h às 17h


Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)