Um universo infinito e iluminado em “Cintilante”
![]() |
Foto Caio Danyalgil |
Exposição apresenta obras fotográficas do artista Caio Danyalgil
A força da luz e o contraste dessa iluminação em espaços naturais conduzem o olhar do artista Caio Danyalgil em obras fotográficas que evitam demarcações temporais e valorizam formas. São trabalhos inéditos que compõem a exposição “Cintilante”, em cartaz a partir do dia 15 de julho, na Arte Plural Galeria (APG), no bairro do Recife.
A abertura, no dia 15, para convidados, será a partir das 18h. O público poderá conferir, até 20 de setembro, gratuitamente, a partir da quinta-feira (17 de julho). A APG fica na Rua da Moeda, 140 – no Bairro do Recife e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.
A exposição conta com 20 obras, sendo duas delas instaladas no piso do espaço. O trabalho de Caio explora intervenções na paisagem – seja adicionando inusitados elementos ou fazendo a inversão de luzes – também intervindo com a luz elétrica - ou de cores.
“A fotografia que me interessa é a da estranheza. No entanto, isso não basta. Preciso do contraste, do corte, do brilho para vibrar. Minha ambição é ver o que não foi visto, sem inventar nada. Recorro, portanto, à intervenção entre a estrutura da realidade e a câmera”, explica o artista, destacando que “Cintilante” expressa justamente esse movimento – entre a luz e a vibração.
O artista plástico e educador (PUC /RJ e na Escola Sem Sítio), Cadu (SP), que assina a curadoria da exposição destaca que as obras de Caio “são resgatadoras, que rememoram o significado das marchas: as verdades não se encontram em achados lendários, façanhas extremas, mas em estar à beira das coisas civilizadas, das cadeias de consumo, do vender e vender-se”, afirma.
Pesquisa – O pernambucano Caio Danyalgil é um jovem artista de 25 anos, nascido no Recife, mas com raízes olindenses, e que vem construindo sua trajetória desde os 12 anos, sempre direcionando sua pesquisa para a fotografia. Sua estreia foi em 2019, com a exposição “Rastros”.
“Caio nos comunica as interseções entre suas paisagens interiores e exteriores, que habita por períodos breves, mas intensos. Com suas linhas de luz — luz elétrica, daquela que só pode ser um ato humano —, realiza com os quatro elementos amálgamas, em que convivem o real e o imaginal”, destaca o curador da mostra, Cadu.
Serviço
Exposição “Cintilante " do fotógrafo Caio Danyalgil
Onde? Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Recife Antigo)
Quando? terça-feira, 15 de julho, 18h (para convidados)
Gratuita: a partir da quinta-feira, 17.07.2025 – até 20 de setembro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.
Entrada franca
Comentários
Postar um comentário