Recife sediará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Foto : Edson Holanda/PCR 

Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada, a princípio, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães

 

Batizada como a capital dos esportes, o Recife será palco de mais um grande evento esportivo nacional. O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será sediado pela primeira vez na capital pernambucana e deve acontecer entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, quando os principais nomes da ginástica do país vão se reunir no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) para disputar o torneio.

 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo prefeito João Campos, o diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, e o secretário de Esportes do município, Eriberto Filho. Também participaram da coletiva a vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, o medalhista olímpico e mundial, Arthur Zanetti e o vice-prefeito do Recife, Victor Marques.

 

“É bonito ver essa emoção por uma conquista sendo realizada, de trazer a maior competição nacional de ginástica artística, que é o esporte com maior potência brasileira hoje quando falamos, principalmente, de competição olímpica. Trabalhamos pessoalmente por esse campeonato, porque o esporte olímpico tem o direito a essa mobilização, mas também há o papel de política pública, que é conseguir dar perenidade e audiência, dar presença de maneira permanente a isso”, ressaltou o prefeito João Campos. “Dá gosto quando vemos as meninas da ginástica, por exemplo, encantando o Brasil com a simplicidade, a leveza, a humildade, aquela coisa do esporte que parece individual, mas que, na prática, ele é coletivo e tem uma harmonia enorme. É esse símbolo que a gente precisa carregar. Vamos trabalhar para construir uma nova geração, que no futuro vai estar aí botando medalha olímpica no peito também”, afirmou o gestor.

 

A competição, realizada pela CBG, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, reunirá mais de 300 atletas, representando clubes de todas as regiões do país. A competição vai acontecer em quatro categorias: infantil feminina, infantil masculina, adulta feminina e adulta masculina.

 

“Já pudemos sediar grandes eventos e emoções no Recife, atividades que movimentam o esporte de todo o país, e hoje viemos aqui para anunciar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, mais uma referência nacional. É uma oportunidade que vai movimentar a cidade, e um incentivo ao nosso time de ginástica do Geraldão, trazendo uma grande transformação social”, garantiu Eriberto Filho, secretário de Esportes do Recife.

 

É na categoria adulto que este campeonato nacional chega pela primeira na capital pernambucana. As categorias infantis serão disputadas entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Para as categorias adultas, o torneio acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro.

 

“É difícil o poder público entender o esporte como uma ferramenta de transformação e inclusão social, porque o esporte é isso: forma o cidadão, ensina a perder, a vencer, a chorar, a sorrir, a ter respeito, disciplina, a superar desafios, a trabalhar em equipe… O esporte é tudo isso. Quando vemos uma prefeitura com o interesse de trazer o Campeonato Nacional, um evento esportivo que vai muito mais além do esporte, que movimenta a economia local, gera emprego, renda, saúde, educação, enfim, é uma alegria muito grande”, destacou Ricardo Resende, diretor da CBG. “O material humano que a gente tem é incrível, e trazer um evento como esse, com essa estrutura física, é muito bom. Pessoas que, assim como nós, aprendem no esporte, também vão investir nele, o que é sensacional”, disse, ainda, Yane Marques, vice-presidente do COB.

 

A ginástica brasileira vive uma época de ouro. Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, foi o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil, consagrando a ginasta Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica do país. A escolha do Recife como sede do campeonato reforça a potência esportiva da cidade e representa um importante incentivo na promoção do esporte e no crescimento econômico local.

 

“Estou muito feliz por saber que o campeonato será aqui, no Recife. A ginástica é um esporte lindo, e experimentá-lo ao vivo é um olhar totalmente diferente. Isso é o que chamamos de incentivo, tanto para as crianças como os atletas, porque traz uma motivação enorme para que, um dia, quem sabe, ser um campeão olímpico ou do esporte”, falou o campeão olímpico Arthur Zanetti.

 

Desde sua reinauguração, o Geraldão tem recebido grandes competições nacionais e internacionais. A exemplo da Copa América de Basquete (Americup) e a Supercopa de Vôlei Masculino, em 2022; os Sul-Americanos e a Superliga de Vôlei masculino e feminino, e as finais do 2º Split do CBLOL, maior competição de jogos eletrônicos do Brasil, em 2023. Fora das quadras, a cidade também sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Skate, o STU, os Circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, entre outros.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco