CAIXA Cultural Recife recebe o Baile do Mestre Cupijó em celebração aos ritmos amazônicos


Baile do Mestre Cupijó 2 crédito Lilis Moreira

 Shows acontecem de 17 a 19 de abril, com repertório repleto de Siriá, Banguê, Mambo e outros ritmos autênticos do Baixo-Tocantins


A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 17 a 19 de abril de 2025 (quinta-feira a sábado), o show Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo Tocantins. Em um espetáculo repleto de metais e muito swing, a banda Baile do Mestre Cupijó traz ao público os ritmos amazônicos Siriá e Banguê, populares na região do Baixo-Tocantins e difundidos pelo compositor paraense Mestre Cupijó. Os ingressos estão à venda no site da CAIXA Cultural. A classificação etária é livre. 


O repertório mistura composições originais do Mestre Cupijó e músicas autorais da banda do Pará que leva o nome em sua homenagem, combinação que mantém viva a tradição dos ritmos amazônicos. Composições dos álbuns "Siriá" (1974) e "Mestre Cupijó e Seu Ritmo" (1975), que completam 50 anos, estarão presentes. 


O show também contará com projeções visuais do artista Luan Rodrigues (Kambô Art), que utiliza elementos gráficos e realidade aumentada para transportar o público ao universo cultural do Baixo-Tocantins. 


Na sexta-feira (18), após a apresentação, haverá um bate-papo com o elenco do espetáculo sobre a história e herança de Mestre Cupijó, destacando a sua contribuição à cultura amazônica e brasileira. No dia 19, a apresentação terá tradução em Libras. 


A BANDA - Nascido em Cametá, no Pará, Mestre Cupijó (1936-2012) foi um ícone da música em seu estado e pioneiro na divulgação de ritmos amazônicos. Sua obra fez com que Siriá, Banguê e Samba de Cacete fossem conhecidos nacionalmente. Em 2022, o Siriá foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará e, no ano seguinte, a obra de Mestre Cupijó recebeu o mesmo título no estado. 


Em sintonia com a grandeza do mestre e inventor musical Mestre Cupijó, a banda Baile do Mestre Cupijó expressa a riqueza da música amazônica e brasileira. O grupo lança canções que mantêm viva a chama da musicalidade autêntica da região, consolidando-se como guardiões de um som que transcende gerações. 


A banda participou do documentário 'Mestre Cupijó e seu ritmo', dirigido por Jorane Castro, que é sobrinha do Mestre. O longa destaca sua vida e obra, com ênfase em suas contribuições à música amazônica e brasileira. Em 2024, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, que inclui 15 faixas, além de um DVD que captura a energia de suas apresentações ao vivo. Entre as músicas do álbum está 'Caboclinha do Igapó', que tem participação especial da cantora e mestra Dona Onete, de Felipe Cordeiro e DJ Waldo Squash. 


PATROCÍNIO CULTURAL - O projeto “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo Tocantins” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA). 


SERVIÇO:
[Música] Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins
CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife
Datas: 17 a 19 de abril de 2025 (sessão do dia 19 com tradução em Libras)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) | Meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei). À venda no site da CAIXA Cultural

Classificação indicativa: Livre
Informações: (81) 3425-1915 | Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalrecife Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco