Spok, Silvério Pessoa, Marron Brasileiro e diplomação de Patrimônios Vivos do Recife são atrações do Paço do Frevo neste fim de semana
Marron | Foto Ojuara Experience |
De 24 e 26 de janeiro, museu traz programação toda gratuita que inclui aula de Frevo, shows com artistas pernambucanos e cerimônia de reconhecimento da marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, da yalorixá Laurinete Moraes (Mãe Nete), da Tribo Indígena Tapirapé e do Balé da Cultura Negra do Recife (Bacnaré)
SEXTA, 24 - Em frente ao Paço do Frevo, quem tiver na rua será convidado a participar das vivências em dança com a passista Patrícia Fernandes. Serão quatro horários: às 15h, 15h40, 16h20 e 17h. Parte do projeto extramuros, do Paço, a atividade leva para fora das quatro paredes as aulas de Frevo realizadas comumente dentro do museu, promovendo o Frevo para todas as idades, sem a necessidade de inscrição prévia.
SÁBADO, 25 - Depois do sucesso no último sábado, o Maestro Spok retorna ao Paço do Frevo com nova edição de sua "Roda de Frevo", às 16h. O projeto, realizado em parceria com a Empetur, reúne músicos e arranjadores para homenagear grandes mestres do Frevo e estimular a criação de novas composições do ritmo. Além de clássicos carnavalescos, o repertório de Spok inclui composições inéditas, apresentadas em um formato vibrante e interativo no palco montado em frente ao museu.
Acabando Spok, a festa continua com Silvério Pessoa e o projeto "Frevo de Mesa", inspirado nas tradicionais rodas de samba. Em formato intimista, com músicos sentados ao redor de mesas, o show promove, a partir das 18h30, uma conexão especial com o público. O repertório conduzido por Silvério mistura Frevo com Samba, Reggae, Brega e outros ritmos como Coco, Ciranda e Maracatu. Sob direção musical do violonista e guitarrista Renato Bandeira, a apresentação transforma o Frevo em uma experiência sonora com arranjos que revelam novos diálogos entre gêneros musicais.
DOMINGO, 26 - A programação começa às 17h, no palco montado em frente ao museu, com o que promete ser a emocionante diplomação dos novos Patrimônios Vivos do Recife. A cerimônia, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, reconhece a marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, a yalorixá Laurinete Moraes (Mãe Nete), a Tribo Indígena Tapirapé e o Balé da Cultura Negra do Recife (Bacnaré). Na terceira edição do concurso, o registro municipal vai garantir às agremiações e aos indivíduos patrimonializados bolsas de incentivo mensais em caráter vitalício, além de assegurar reconhecimento e valorização, transmissão e perpetuação de seus conhecimentos, técnicas e fazeres culturais ancestrais.
Logo após a cerimônia de diplomação, às 18h, o palco do Paço do Frevo recebe Marron Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025, para um ensaio aberto. No show, o artista apresentará composições autorais que viraram hinos da música pernambucana, como “Nas Ondas do Desejo”, “É Tanto Amor”, “Galera do Brasil” e “Arreia a Lenha”. Além disso, Marron incluirá no repertório clássicos de outros artistas e fará a estreia de sua nova música, "Aqui a Vibe é Outra".
PAÇO DO FREVO - O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras e do Mercado Livre, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vitarella, SulAmérica e Rede, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO:
Aula de Frevo com Patrícia Fernandes – “Projeto Extramuros”
Dia 24 de janeiro (sexta-feira), às 15h, 15h40, 16h20 e 17h
Palco em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
“Roda de Frevo” com Maestro Spok e convidados
Dia 25 de janeiro (sábado), às 16h
Palco em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
“Frevo de Mesa” com Silvério Pessoa e convidados
Dia 25 de janeiro (sábado), às 18h30
Palco em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
Diplomação dos novos Patrimônios Vivos do Recife
Dia 26 de janeiro (domingo), às 17h
Palco em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
Ensaio aberto de Marron Brasileiro
Dia 26 de janeiro (domingo), às 18h
Palco em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
Comentários
Postar um comentário