Briê estreia na música autoral solo com lançamento do álbum visual “Insana”

Jezz Maia (crédito da foto) - Briê também atua juntamente com as dançarinas Duda Serafim, Ayara Martins, Mike Roco e Larissa Trajano

 Artista de Nova Descoberta, no Recife, a pernambucana investe na carreira de cantora e compositora, com a sua obra inédita composta por cinco músicas (EP), dança e audiovisual sobre identidade, corpo e maternidade


Briê Silva — artista pernambucana autoral — abre os caminhos da sua carreira musical solo estreando com o álbum visual “Insana”, já disponível nas plataformas digitais da cantora e compositora. Ela é reconhecida na arte como dançarina, coreógrafa de danças urbanas e pioneira do Twerking no Brasil, além de ocupar o palco há dez anos. Da comunidade de Nova Descoberta, Briê celebra o lançamento desta obra composta por performance, audiovisual e cinco músicas, com duas delas trazendo a participação das pernambucanas Bell Puã e Siba Puri, ambas artistas autorais.

Em cena, Briê Silva atua, canta, dança e interpreta com sete meses de gravidez, além de mostrar o parto humanizado para o nascimento da sua criança Apuã. A artista também atua juntamente com as dançarinas Duda Serafim, Ayara Martins, Mike Roco e Larissa Trajano, investindo no balé. Este primeiro movimento como cantora representa liberdade e a sua vivência a partir do olhar da gravidez, e de mãe, com influência afroindígena.

“O álbum visual é sobre identidade, corpo e maternidade, enquanto mãe e mulher negra. Durante o processo criativo de ‘Insana’, descobri a minha gestação, influenciando diretamente na construção estética e narrativa da obra”, explica.



As cinco músicas do álbum visual são “Mel”; “Foice” (participação de Bell Puã); “Insana”; “Deusa”; “Sopro” (participação de Siba Puri), nessa sequência. Essas mesmas canções compõem o EP, disponibilizado nas plataformas digitais (escute - bit.ly/4jf9e8u). Briê dialoga com as artes urbanas, periféricas e ancestrais, sempre pautadas pelas temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa.

“Insana” tem a direção e roteiro do pernambucano Thiago das Mercês, em parceria com a própria artista. Já a produção musical é da autoria da Cria Label, de Ed Wav, também de Pernambuco. A capa é assinada por Jezz Maia. O audiovisual reúne um show performático gravado em estúdios, com 22 minutos de duração e destaque para a dinâmica de cenários transformados por iluminação, projeções, movimentos de câmera e chroma key (técnica de efeito visual).

Os conhecimentos de atuação de palco como bailarina e performer, transitando direto com brega funk, pop, eletrônico e reggae, são usados por ela para a construção da musicalidade de “Insana”, sobretudo por meio dos saberes de twerk e do brega funk. O reggae também é uma de suas paixões de ritmos.

“Cada canção do álbum traz um pedaço das minhas vivências, unindo dança, música e alma. É um testemunho sobre o corpo feminino, a maternidade e o poder das mulheres. Insana fala da libertação, do amor próprio e do corpo que aprendeu a se movimentar no mundo”, acrescenta.

“Insana” é uma realização pernambucana, com uma equipe técnica diversa, da Afinco Produções, Vórtice Audiovisual e Twerk Recife, com parcerias da Nove Filmes, PX Produtora e Filmes de Marte. O álbum tem incentivo público municipal, sendo contemplado pelo Edital Audiovisual Geraldo Pinho LPG 2023 - Prefeitura do Recife.

Além de dançarina profissional e produtora cultural, Briê é CEO da Twerk Recife, primeira escola de Twerking em Pernambuco, e gestora do Espaço Flor de Luanda. Atua como professora da modalidade e de brega funk em vários projetos culturais. Twerk é uma dança que usa a pelve como base (região de transição entre o tronco e os membros inferiores). Essa arte faz um percurso entre África, New Orleans (Estados Unidos) e periferias das Américas, onde o centro do corpo é o eixo do mundo.

Ela é estudante do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com uma diversidade de experiências na dança, desempenhou a função de jurada na Espanha (Madrid), pelo Internacional Twerk Champions, e professora/jurada da batalha de twerk no Chile (Santiago). Nas batalhas All Styles (danças urbanas), é dançarina e júri.

Briê também chegou a ser diretora executiva do 1º Festival Twerk Recife, aprovado pela Lei Aldir Blanc PE (LAB). Já palestrou sobre Twerk e saúde pélvica na OAB PE e no 2º Encontro de Mulheres do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco.  

Entre as suas produções artístico-culturais estão os cursos “Sankofa: Twerk e Ancestralidade”, pela Lei Aldir Blanc (PE), e “Pelve em Movimento”, contemplado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife, assim como a criação da oficina “Reocúpelve”, realizada nos festivais de Danças Negras Gira Ara Dúdú (2023 - Recife/PE), Corpo Luz - Semente de Criação por Natalie Revorêdo (2022 - Recife) e Eni Twerk (Fortaleza/CE).  

Pioneira

Briê é o nome do Twerk em Pernambuco, sendo referência também em nível nacional e internacional. Ela fundou a primeira escola de Twerking no estado, em 2018, a batalha da modalidade no Recife e o primeiro curso de capacitação desta arte, formando professoras e professores, com uma terceira edição contemplada pelo edital de Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo (LPG), Recife.

Briê - “Insana” (ficha técnica)

Com Briê Silva
Participação de Siba Puri e Bell Puã
Balé: Duda Serafim, Ayara Martins, Mike Roco e Larissa Trajano
Direção e roteiro: Briê e Thiago das Mercês
Produção musical: Ed Wav (Cria Label)
Mixagem e masterização: Ed Wav
Gravação: Ed Wav e Edi Lisboa
Composição: Briê Silva, Siba Puri e Bell Puã
Direção de Movimento:Duda Serafim
Assistência de coreografia: Ayara Martins

Direção de produção: Twerk Recife
Produção executiva: Afinco Produções
Produção Audiovisual: Vórtice Audiovisual
Assistente de produção executiva: Juliabe Balbino
Assistente de produção e logística :Tatiana Quintero, Matthews Rocha Assessoria Contábil: Louise Xavier (LC Consultoria Contábil)

Direção de fotografia: Sylara Silvério, DAFB
Assistente de câmera: Barretinho, DAFB
Montagem e produção de finalização: Marcos Haas
Correção de cor: Marcos Haas e Sylara Silvério, DAFB
Segunda câmera: Matthews Rocha, Marcos Haas, Thiago das Mercês
Registro do parto: Thiago das Mercês
Fotografia Still: Jezz Maia
Comunicação: Kananda PX (PX Produtora)
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Design: PX Produtora, Pablo Simões e Marcos Haas
Capa do álbum: Jezz Maia
Making of: Matthews Rocha
Acessibilidade comunicacional: Yastricia Santos
Logger: Marcos Haas
Chefe de elétrica: Marco Broa
Assistente de Elétrica: Marcos José da Silva e Wellington Alves
Estúdio: Nove Filmes

Produção artística: Anne Costa
Styling e produção de Moda: Luane Coutinho e Alice Barreto
Cabelo: Laira Ayanna
Maquiagem: Syonara Azevedo
Projeções: Marcos Haas
Alimentação: Gilvania Maria,Fabiane Buarque, GM Comidas Fitness
Transporte: Kamila Freitas e Matthews Rocha

Este álbum é fruto do projeto 'Prospera', aprovado no Edital Audiovisual Geraldo Pinho LPG 2023 - Prefeitura do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho