Patrimônios Vivos do Recife são recebidos no terreiro do Caboclinho Carijós

Caboclinho Carijós do Recife - Foto Anderson  

Ação gratuita acontece nos domingos em formato presencial e online

Até o dia 29 de dezembro, O Caboclinho Tribo Indígena Carijós do Recife, Patrimônio Vivo de Pernambuco, promove uma série de atividades em celebração à riqueza cultural e tradicional de grupos recifenses. A programação, com acessibilidade comunicacional, ocorrerá de forma gratuita no Terreiro do Caboclinho, localizado na Rua Coremas, 40, bairro Mangabeira, Zona Norte do Recife.

Quatros grupos estão sendo recebidos para os momentos de integração e socialização, também transmitidos pelas redes sociais do Caboclinho anfitrião (@tribo_carijosdorecife). O primeiro foi a Quadrilha Junina Origem Nordestina, no dia 15/12. A partir desta semana, a programação segue com o GRCA Gigante do Samba e Pierrot de São José, dia 22/12, às 10h e 16h, respectivamente; e a Tribo de Caboclinhos Tupi, 29/12, às 16h.

Os encontros serão divididos em três momentos, sendo a abertura com uma Roda de Diálogo com a presença dos Mestres e das Mestras do Carijós e de cada um dos convidados Patrimônios Vivos do Recife. Em conjunto acontecerá Exposição e comercialização dos artesanatos e dos figurinos e adereços dos participantes, e, no último momento, será realizada uma apresentação de Culminância e Interação Artística com os presentes.

“O nosso objetivo nessa ação é preservar e difundir conhecimentos, valores e técnicas de cada grupo para fortalecer a memória coletiva e garantir que as futuras gerações continuem a vivenciar e a aprender com as práticas que formam a identidade cultural do Recife”, destaca Clébio Marques, produtor cultural do projeto e CEO da Usina Produções.

“Compartilhar um pouco de nossa história centenária e trocar conhecimentos com outros patrimônios é algo que nos alegra por saber do importante papel social e cultural das manifestações do Recife e de Pernambuco. Teremos muito prazer em receber o público, seja presencial ou virtual, nesse momento especial”, ressalta o Mestre Anderson Santos, diretor da Tribo Indígena Carijós do Recife.

O projeto “Carijós Acolhe os Patrimônios Vivos do Recife em seu Terreiro” é realizado por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife. 

SERVIÇO:

Projeto Carijós Acolhe os Patrimônios Vivos do Recife em seu Terreiro

Quando:

22/12/2024 10h – GRCA Gigante do Samba

22/12/2024 16h – Pierrot de São José

29/12/2024 16h – Tribo de Caboclinhos Tupi

Local: Terreiro da Tribo Indígena Carijós – Rua Coremas, 40, Mangabeira, Zona Norte, Recife/PE.

Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura mobiliza time com 4,5 mil profissionais para garantir o sucesso da Virada Recife 2025

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária