Artistas pernambucanos seguem em circulação pelo Nordeste com a Caravana ‘Luanda Ruanda – Histórias Africanas’
Programação desta semana conta com oficinas formativas e um espetáculo gratuito, em Fortaleza (CE), nos dias 13 e 14 de dezembro. Circulação Nordeste_Juazeiro_Jhoe Alecrim
A Caravana ‘Luanda Ruanda – Histórias Africanas’ segue em circulação pelo Nordeste e nesta semana contará com atividades gratuitas na cidade de Fortaleza (CE), nos dias 13 e 14 de dezembro. Além do espetáculo, será promovida uma ação formativa, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, em uma celebração às tradições afro-brasileiras, que passa pelo lúdico, musical e visual. A Caravana Luanda Ruanda é uma produção do Coletivo Tear, fundado em Garanhuns (PE) e nesta ação conta com o patrocínio do Edital Cultural do Banco do Nordeste.
Após apresentações na Aldeia Pankararu (PE) e no Quilombo Castainho (PE), na última semana a Caravana também passou pelas cidades de Sousa (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Esta circulação tem promovido o acesso à cultura em diversas regiões, levando um discurso antirracista e marcado por muita representatividade ao público contemplado. São histórias e canções que passam por costumes, lendas e estéticas afro-centradas.
A Caravana ‘Luanda Ruanda – Histórias Africanas’ conta também com atividades formativas e encontros culturais. São oficinas formativas voltadas para crianças de 8 a 12 anos, que abordam diferentes linguagens, como contos, ilustrações e musicalidade. Este intercâmbio entre territórios busca fortalecer a presença das narrativas afro-brasileiras com ateliês criativos para crianças e suas comunidades.
“A Caravana é um encontro entre o lúdico e o político, uma ponte entre a tradição e o contemporâneo, que se torna ainda mais significativa ao ser vivida com crianças, as herdeiras dessas histórias. Cada apresentação e cada ateliê criativo traz consigo a voz da diáspora africana, ecoando um chamado por representatividade e equidade. E fazer isso no Nordeste, terra que nos orgulha e nos constitui, é um privilégio e um compromisso. A cada história contada, recriamos o laço ancestral que nos conecta a todos, porque resistir também é imaginar e sonhar com um futuro mais justo e diverso”, completa Stephany Metódio, idealizadora da Caravana, narradora e pesquisadora de histórias da diáspora africana no Brasil.
A Caravana Luanda Ruanda possui ações de acessibilidade e é adaptável para espaços abertos e rurais, promovendo o acesso à cultura em regiões menos favorecidas e criando um ambiente acolhedor para o público de todas as idades.
O espetáculo é um dos atuais vencedores do Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro 2023/2024, na categoria de Teatro Infantil, sendo o único espetáculo do Agreste Pernambucano selecionado. O prêmio é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e tem o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar artistas e coletivos teatrais pernambucanos, bem como suas iniciativas diversas e seus espetáculos de livre temática.
SINOPSE DO ESPETÁCULO: O espetáculo “Luanda Ruanda - Histórias Africanas” é uma obra artística que entrelaça diversas linguagens ao teatro, como a narração oral, a música e uma estética visual rica e afro-afetiva. Idealizado pela atriz, narradora e arte-educadora Stephany Metódio, o espetáculo emerge dos pilares da tradição oral africana e afro-brasileira, trazendo para o público não apenas histórias, mas uma vivência profunda de uma cultura ancestral. "Luanda Ruanda" integra-se de forma consciente à luta antirracista e ao resgate da identidade negra, transportando a audiência para terras africanas e revelando lendas, mitos e saberes que vieram "do além-mar."
O vento das histórias sopra lendas e mitos como "A criação do Mundo" pelo Deus Olorum, a divertida saga de cozinhar o "delicioso Awi" ao lado de um macaco travesso, e a jornada da pacífica tartaruga até encontrar "A Árvore de todos os frutos." Criado a partir de uma pesquisa extensa de histórias do domínio público africano e afro-brasileiro, o espetáculo conta com cantos, contos, trajes e elementos cênicos que constroem uma narrativa afrocentrada. Com os músicos Alexandre Revoredo (Diretor musical) e Nino Alves executando a trilha sonora original com instrumentos que evocam o universo afro, o espetáculo oferece uma viagem mágica e musical pela cultura afro-brasileira, com duração aproximada de uma hora e classificação livre.
SERVIÇO
Caravana ‘Luanda Ruanda – Histórias Africanas’
Datas: 13 de dezembro de 2024 (sexta) – Oficina fechada para estudantes
14 de dezembro (sábado) – Espetáculo ‘Luanda Ruanda – Histórias Africanas’
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (CE)
Classificação: Livre
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Comentários
Postar um comentário